O dramaturgo Miguel-Arcanjo Prado e o figurinista Walério Araújo - Foto: Annelize Tozetto
O dramaturgo Miguel-Arcanjo Prado e o figurinista Walério Araújo – Foto: Annelize Tozetto

O estilista Walério Araújo volta ao ambiente teatral ao criar os figurinos da peça “Entrevista com Phedra“, sobre a diva cubana do teatro brasileiro Phedra D. Córdoba (1938-2016). A obra dirigida a quatro mãos pelo argentino Juan Manuel Tellategui e o brasileiro Robson Catalunha marca a estreia do jornalista e crítico de arte Miguel Arcanjo Prado como dramaturgo. A encenação conta a biografia da atriz e bailarina transexual histórica na América Latina e que foi diva da praça Roosevelt, reduto teatral paulistano.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

“Conheci Phedra nos palcos. Não tinha igual. Por isso, ela se tornou essa grande diva e esse nome inesquecível”, afirma Araújo, que promete muito glamour para o figurino do espetáculo. “Phedra sempre tomava um vinho comigo no Bar da Dona Onça, no Copan. Nos tornamos amigos. A Phedra sempre dizia que eu faria o figurino de uma peça dela, mas que tinha de ser especial. Ela acabou partindo, mas a peça veio agora para esse sonho se concretizar”, acrescenta.

Os atores Márcia Dailyn e Raphael Garcia - Foto: Annelize Tozetto
Os atores Márcia Dailyn e Raphael Garcia – Foto: Annelize Tozetto

Araújo veste a personagem Phedra, interpretada por outra amiga, a atriz Márcia Dailyn. “Márcia é uma irmã. Ela tem a chave do meu apartamento e cuida do meu cachorro quando viajo.”

Além de atriz do grupo Os Satyros, Márcia foi também a primeira bailarina trans do Theatro Municipal de São Paulo. Integra ainda o elenco do espetáculo, no papel de Arcanjo Prado, o ator Raphael Garcia, cofundador do grupo teatral paulistano Coletivo Negro.

Baseada em fatos reais, “Entrevista com Phedra” mostra o encontro da diva com o jornalista para uma entrevista marcante em seu lendário apartamento na praça Roosevelt.

O espetáculo tem ainda direção de produção de Gustavo Ferreira e realização de Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez, da Cia. de Teatro Os Satyros.

A obra estreia em 8 de julho, no Espaço dos Satyros Um, onde fica em cartaz às segundas, às 21h.

“Entrevista com Phedra”
de Miguel Arcanjo Prado; direção Juan Manuel Tellategui e Robson Catalunha
com Márcia Dailyn e Raphael Garcia
Estreia 8 de julho no Espaço dos Satyros
Temporada: Segundas, às 21h. 50 min. De 8/7 a 26/8/2019
Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$20 (meia entrada)
Onde: Espaço dos Satyros Um (praça Franklin Roosevelt, 214, Consolação, São Paulo, tel. 11 3258-6345)
Classificação etária: 14 anos

Leia mais:
“Lawrence da Arábia”: desvendamos o figurino do clássico inglês
Björk Digital: exposição-instalação usa realidade virtual e surpreende