Foto:  Reprodução/IMDb
Foto: Reprodução/IMDb

Um dos maestros do cuidado com a estética no cinema foi Stanley Kubrick, com sua ideia de futurismo em “2001: Uma Odisséia no Espaço” ou até sua idealização do passado, com “Barry Lyndon”. E nos dias de hoje, quem leva o posto de mestre cinematográfico é o diretor Wes Anderson, com suas obras cult. O americano completa 50 anos nesta quarta-feira (01.05) e, para homenageá-lo, Bazaar escolheu alguns de seus trabalhos para destrinchar.

Incentivamos todos os fashionistas a entender o trabalho do americano, que transforma seus filmes em poesia. Seus personagens icônicos em pessoas comuns. Que constrói um roteiro com diálogos humanos e cheios de sentimentos. Que tem o poder de desenvolver maquetes em tamanhos reais para enriquecer o cenário de suas obras.

E toda cultura de repertório de Wes Anderson também se transforma em fashion filmes. O diretor escreveu e dirigiu os curtas “Candy” e “Castello Cavalcanti” para a grife italiana Prada.

Anderson foi indicado a sete estatuetas do Oscar, entre elas prêmios de melhor diretor, melhor filme e melhor roteiro original. Entre seus queridinhos estão Bill Murray, Anjelica Huston e a musa da Bazaar, Tilda Swinton.

Veja a seguir alguns filmes do diretor e escolha seu preferido para assistir já!

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Os Excêntricos Tenenbaums – 2001

Foto:  Reprodução/IMDb
Foto: Reprodução/IMDb

Excêntricos membros de uma familia disfuncional se reunem sob o mesmo teto por razões ainda mais incomuns. O primeiro filme de grande sucesso de Wes Anderson conta com Gwyneth PaltrowBen Stiller e os irmãos Luke e Owen Wilson.

Com figurinos que transmitem a personalidade de cada um com certo clichê e com uma casa fragmentada com vários quartos, a história já começa autoexplicativa. O que torna ainda mais interessante o relacionamento desta família são os diálogos que levam ao filme situações do dia a dia, com humor.

A Vida Marinha com Steve Zissou – 2004

Foto:  Reprodução/IMDb
Foto: Reprodução/IMDb

Bill Murray dá vida a Steve Zissou, um oceanógrafo que planeja uma vingança contra um tubarão mítico, que assassinou seu companheiro de trabalho e amigo pessoal. Essa jornada envolve toda sua equipe, sua mulher, uma jornalista – interpretada por Cate Blanchett -, e um homem que pode ou não ser seu filho.

A maquete em tamanho real do barco usado nessa viagem expressa carinho ao filme. Os animais inventados por Wes Anderson adicionam delicadeza ao longa, mesmo que não tenham pé nem cabeça. O figurino do filme é quase uma sátira, onde sungas Speedo e toucas vermelhas são essenciais para fazer um personagem se tornar parte da equipe.

E o toque final, depois de tantos sentimentos e emoções, é o personagem Pelé dos Santos,  interpretado por Seu Jorge. Ele passa o filme com seu violão, cantando versões em português de músicas de David Bowie. 

Viagem a Darjeeling – 2007

Foto:  Reprodução/IMDb
Foto: Reprodução/IMDb

Após um ano da morte do pai, três irmãos viajam juntos pela Índia para reconectar. Além de todo lado sentimental do filme, que Anderson lida com humor e algumas sátiras, toda cultura indiana é ressaltada. Cenários, figurinos, detalhes culturais e todo mood da obra são pura informação.

O Fantástico Sr. Raposo – 2009

Foto:  Reprodução/IMDb
Foto: Reprodução/IMDb

George Clooney e Meryl Streep se unem nesta obra-prima da animação de Wes Anderson, onde uma raposa urbana não pode resistir a voltar para sua fazenda. Explorando novos caminhos e maneiras de vida, o ápice do filme desponta quando o senhor Raposa ajuda sua comunidade a sobreviver à retaliação dos agricultores locais.

O Grande Hotel Budapeste – 2014

Foto:  Reprodução/IMDb
Foto: Reprodução/IMDb

Gustave H, interpretado graciosamente por Ralph Fiennes, passa por aventuras que nunca imaginaríamos que um concierge de um hotel famoso passaria. A história se passa na ficcional República de Zubrowka, entre a primeira e a segunda Guerra Mundial. Seu fiel escudeiro, Zero Moustafa, é o menino do lobby que se torna um de seus melhores amigos. Impecável e must-see.

Ilha dos Cachorros – 2018

Foto:  Reprodução/IMDb
Foto: Reprodução/IMDb

O mais recente filme de Wes Anderson é uma animação. “Ilha Dos Cachorros” é uma obra que fala sobre a cultura japonesa. Com delicadeza, Wes Anderson fala sobre amizade – que é uma das relações mais importantes entre homens, animais e natureza.

Com um elenco astronômico, com nomes como Bryan CranstonKoyu RankinEdward NortonJeff Goldblum e Frances McDormand, o filme é também uma crítica a muitas situações que acontecem hoje no mundo.

Leia mais:
Estilo: Akimoto Kozue é mestre em street style
Estilo: Anjelica Huston é a musa eterna da indústria fashion
Adrien Brody: 10 filmes do ator americano para assistir
“Barry Lyndon” é o fashion filme de Stanley Kubrick