
“Toda vez que eu tenho um problema, eu o confronto com o machado da arte”. A frase é da artista plástica e escritora japonesa Yayoi Kusama, que dispensa apresentação. Pois bem, no dia 17 de agosto, o Wndr Museum (pronuncia-se “Wonder”) terá uma versão compacta relacionada a arte e ciência que vai funcionar no bairro de West Loop, em Chicago, e que contará com a instalação “Let’s Survive Forever”, que faz parte do “Infinity Mirror Room”, de Yayoi Kusama, um trabalho mostrado pela primeira vez na galeria David Zwirner, em New York, em 2017.

“Let’s Survive Together”, que foi emprestado ao Wndr Museum por um colecionador particular, é o primeiro dos “Infinity Mirror Rooms” da artista. Não há informações até o momento se essa versão pop-up em Chicago será mantida após a exposição.
As 20 “experiências” do Wndr Museum – que vão de instalações a guloseimas comestíveis – pretendem causar uma reflexão sobre um trabalho conjunto imaginário entre Albert Einstein e Andy Warhol, em que ambos “exploram o universo, desde o menor até o infinito”. É esperar para ver.