“Let's Survive Forever”, que faz parte do "Infinity Mirror Room”, de Yayoi Kusama - Foto: Reprodução/Instagram
“Let’s Survive Forever”, que faz parte do “Infinity Mirror Room”, de Yayoi Kusama – Foto: Reprodução/Instagram

“Toda vez que eu tenho um problema, eu o confronto com o machado da arte”.  A frase é da artista plástica e escritora japonesa Yayoi Kusama, que dispensa apresentação. Pois bem, no dia 17 de agosto, o Wndr Museum (pronuncia-se “Wonder”) terá uma versão compacta relacionada a arte e ciência que vai funcionar no bairro de West Loop, em Chicago, e que contará com a instalação “Let’s Survive Forever”, que faz parte do “Infinity Mirror Room”, de Yayoi Kusama, um trabalho mostrado pela primeira vez na galeria David Zwirner, em New York, em 2017.

A artista plástica e escritora japonesa Yayoi Kusama - Foto: reprodução/Instagram
A artista plástica e escritora japonesa Yayoi Kusama – Foto: reprodução/Instagram

“Let’s Survive Together”, que foi emprestado ao Wndr Museum por um colecionador particular, é o primeiro dos “Infinity Mirror Rooms” da artista. Não há informações até o momento se essa versão pop-up em Chicago será mantida após a exposição.

As 20 “experiências” do Wndr Museum – que vão de instalações a guloseimas comestíveis – pretendem causar uma reflexão sobre um trabalho conjunto imaginário entre Albert Einstein e Andy Warhol, em que ambos “exploram o universo, desde o menor até o infinito”. É esperar para ver.