10 razões para se apaixonar por Atenas

Veja as dicas da equipe de concierge do novo Four Seasons Hotel Astir Palace Athens

by redação bazaar
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Atenas voltou a se reerguer graças a sua gloriosa retomada nos campos da arte, gastronomia e arquitetura da última década. A equipe de concierge do novo Four Seasons Hotel Astir Palace Athens, que acaba de abrir as portas, apresenta dez motivos para você se apaixonar pela metrópole.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

1. Uma herança inesquecível: O Partenon é visível de quase todas as esquinas do centro de Atenas, mas não deixe de observá-lo de perto para que todos os impressionantes detalhes sejam apreciados. Avance alguns milênios e você encontrará o Estádio Panatenaico, também feito inteiramente de mármore, e cenário dos primeiros Jogos Olímpicos modernos de 1896.

2. Cidade à beira-mar: Os Bon Vivants sabem que você pode experimentar quase tudo o que as Ilhas Gregas podem oferecer em Atenas. A cidade conta com algumas das praias mais bonitas ao longo de um litoral de 50km, onde você pode aproveitar como os residentes da antiga cidade, saboreando frutos do mar frescos e mergulhando nas águas cristalinas do Mar Egeu.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

3. Música e Teatro sob a Acrópole: Com apresentações majestosas de balé a peças de antigas tragédias gregas, assistir a uma performance no Odeão de Herodes Ático (junho-outubro) é algo que você nunca esquecerá. Apesar de ter aproximadamente 2.000 anos, o teatro é reconhecido pela acústica exemplar.

4. Templo de Poseidon: Construído em meados do século 5 a.C e localizado no final da península de Sounion, esse antigo templo foi criado para honrar Poseidon, deus dos mares. O pôr do sol aqui é uma das experiências mais memoráveis que você pode vivenciar na Grécia, sendo possível admirar um céu banhado em cores quentes.

5. Evzones: Faça chuva, faça sol, os Guardas Presidenciais Gregos, ou Evzones, marcham em direção ao Parlamento Helênico todo domingo de manhã em um desfile cerimonial espetacular que se tornou um símbolo em Atenas.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

6. Vinhos: Sendo uma cidade cercada por pequenos vinhedos históricos, Ática é a maior região vinícola da Grécia, onde talentosos produtores são enaltecidos por produzir premiados vinhos usando a uva Savatiano.

7. O estilo de vida ateniense: Os mercados semanais de agricultores, ou laiki agora, são parte da herança da sociedade ateniense. Localizados em diversos bairros da cidade, esses mercados permitem que os residentes estoquem produtos frescos enquanto socializam com a comunidade. O maior é o Mercado Varvakeios, que fica no centro de Atenas, funcionando diariamente e oferecendo safras sazonais e iguarias locais.

8. Igrejas Bizantinas: Para aqueles que apreciam beleza, as igrejas em Atenas estão entre as mais especiais da Grécia, originadas na era bizantina e caracterizadas pelas altas cúpulas com janelas arqueadas. A Igreja Panaghia Kapnikarea é uma das mais antigas na capital, construída por volta de 1.050. Todos são sempre bem-vindos a entrar e apreciar os raros afrescos e a linda iconografia do interior.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

9. Arte e Cultura caminham juntas em Atenas, começando pelo Museu da Acrópole. Com janelas do chão ao teto e vista para a cidade antiga, o museu exibe milhares de esculturas e artefatos encontrados ao redor da Acrópole em um cenário inigualável e banhado de luz. No Museu de Arte Cicládica, uma impressionante coleção de figurinos e cerâmicas do 3º milênio antes da nossa era pode ser apreciada. No Museu Arqueológico Nacional, um tesouro de antiguidades os espera, incluindo a máscara de ouro de Agamemnon e a Máquina de Anticítera.

10. A nova Ágora de Atenas: Os atenienses receberam uma Ágora contemporânea no Centro Cultural Fundação Stavros Niarchos, aberto recentemente. A Ágora, símbolo das reuniões realizadas na Grécia antiga, mantém a tradição com eventos regulares ao longo do ano. O edifício é um complemento significante à Atenas moderna e um feito arquitetônico de Renzo Piano.

Leia mais:
Veja os destinos mais glamourosos de Paris
Grécia é uma viagem pela história mundial