por Paula Roschel
Viajar é explorar novas localizações geográficas, novos sabores e novas culturas; mas você já pensou em viajar no tempo? Enquanto engenhocas de filmes de ficção científica ainda estão no mundo das ideias e sonhos, é possível se sentir em outro período se hospedando em hotéis cheios de história. A Bahia, nesse sentido, reserva três opções especiais:
Pestana Convento do Carmo
Com acervo de 1500 peças entre imagens sacras, ourivesarias, pratarias, roupas antigas bordadas a ouro e móveis, o Pestana Convento do Carmo fica num edifício com status de patrimônio do século XVI, sendo um marco da história brasileira e palco, inclusive, da rendição dos holandeses pelos portugueses, em 1625. Aliás, sua construção no Pelourinho se deu em 1586, pela Ordem Primeira dos Freis Carmelitas, se confundindo com a própria história do país.

Pestana Convento do Carmo- Foto: Divulgação

Pestana Convento do Carmo- Foto: Divulgação

Pestana Convento do Carmo- Foto: Divulgação
É como se hospedar num museu, porém com modernidade de quartos bem equipados e gastronomia ousada, que casa cozinha italiana com a exuberância de pratos baianos, tudo assinado pelo chef Cláudio Bottino. Destaque para a piscina calma, rodeada de verde, que se une perfeitamente com seu romântico bar Todos os Santos.
Palácio Fera
Ponto de encontro de famosos durante o último Carnaval, o Fera Palace, hotel da década de 1930 no coração do Centro Histórico de Salvador, respira história e arte. Após minucioso processo de restauração e reforma, com assinatura do arquiteto dinamarquês Adam Kurdhal, o edifício em estilo Art Déco que fica na primeira rua do Brasil, a Rua Chile, retomou status de referência em hospedagem na capital baiana.

Fera Palace – Foto: Divulgação

Fera Palace – Foto: Divulgação
A história ali flerta com a arte, pois o local já recebeu personalidades como Carmen Miranda e Pablo Neruda, além de ter sido imortalizado em obras de Jorge Amado.
Destaque para a Tower Suite, acomodação com duas salas de estar e vista única para a Baía de Todos os Santos, e a piscina de borda infinita com 25m² localizada na cobertura da construção, convite para momentos de relaxamento e boas fotos para redes sociais.

Fera Palace – Foto: Divulgação
Campo Bahia
E quem disse que história só está num passado distante? O Campo Bahia, em Santa Cruz Cabrália, foi casa paradisíaca da seleção alemã de futebol durante a Copa do Mundo de 2014, quando se consagraram campeões (quem não lembra do 7×1?).

Campo Bahia – Foto: Divulgação

Campo Bahia – Foto: Divulgação

Campo Bahia – Foto: Divulgação
14 vilas de frente para praia, jardim com obras de arte de renomados artistas alemães e um silêncio que só é quebrado por sons da natureza fazem desse oásis ao lado de um pequeno vilarejo de pescadores um refúgio para os que querem se desconectar.
Destaque para sua academia com vista para o mar, com equipamentos de última geração dignos de atletas de ponta, e para o Dreamcatcher, uma escuna luxuosa para apreciar o entardecer.