
Por Antonella Salem
Os sabores da natureza sempre fascinaram o francês Alain Ducasse. Seu restaurante no Plaza Athénée Paris, reinaugurado em agosto de 2014, quando o hotel reabriu as portas, é a prova disso. Ducasse e seu chef executivo, Romain Meder, exploram ingredientes simples e naturais, reinventando a haute cuisine francesa de forma leve e fabulosa.
“Alimentar-se de uma maneira mais saudável é uma expectativa e uma necessidade que devem ser implementadas à alta-culinária”,explica.Os menus foram elaborados com base em peixes, cereais e vegetais colhidos no Jardin de la Reine, Château deVersailles.
Espere saborear a fragrância doce do melão combinada a aromas marinhos da lagosta, por exemplo. Pratos levam produtos frescos da pesca sustentável, realizada por pescadores de pequenas embarcações. Há até elementos da culinária japonesa, incorporados em conjunto com o chef ToshioTanahashi,especialista na cozinha vegetariana budista shojin.
Que tal folhas finas de tofu cobertas com tomate marinado? As sobremesas seguem o mesmo conceito naturelle, como os três tipos de lima da pérsia salteados com amêndoas doces e um toque de estragão e sal marinho iodado. A reinvenção se estende para o décor, assinado por Patrick Jouin e Sanjit Manku, elegante e cintilante, com móveis, louça e talheres feitos especialmente para Ducasse.