Foto: Divulgação

Muito mais do que garantir praticidade, economia e velocidade no dia a dia, as motocicletas são veículos perfeitos para os amantes de aventuras e viagens – nada convencionais – sobre duas rodas. Anualmente, cada vez mais pessoas percorrem milhares de quilômetros por pistas e destinos desconhecidos em busca de uma experiência incrível Brasil afora.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Em 2019, o país já contava com mais de quatro mil clubes de motociclistas, isto é, pessoas apaixonadas pelo estilo de vida livre que as motos proporcionam, que se preparam e se dedicam às longas viagens de moto. Entre os destinos mais procurados, as pistas e as paisagens dos países da América do Sul são as favoritas. Veja!

1. Machu Picchu, Peru

Também conhecida como a “cidade perdida dos Incas”, Machu Picchu é uma região pré-colombiana, localizada no topo de uma montanha, a 2.400 metros de altitude, no Peru. Além desta mais famosa, fazem parte do roteiro também outras duas cidades do Império Inca: Cuzco e Nazca, que unem história e beleza natural da Cordilheira dos Andes. Saindo do Brasil, o caminho mais comum aos motociclistas é através da Bolívia.

2. Ushuaia, Argentina

A bela cidade de Ushuaia fica no arquipélago da Terra do Fogo, no extremo sul da América do Sul, conhecido como “fim do mundo”. Com uma paisagem incrivelmente bonita e pistas com muitas retas, o roteiro deve ser o primeiro destino de quem se aventura sobre duas rodas pela primeira vez.

No entanto, contar com a segurança de um grupo é fundamental, pois na região há intensas mudanças climáticas e ventos laterais. A principal rota é atravessando o Uruguai, entrando na Argentina e seguindo pela Ruta Nacional 3 até Ushuaia.

3. Deserto do Atacama, Chile 

Considerado o deserto mais alto do mundo, o Deserto de Atacama está localizado na região norte do Chile até a fronteira com o Peru, sendo um dos destinos mais famosos para os viajantes de moto. No entanto, como a distância é longa para quem sai do Brasil, o roteiro é indicado para quem já tem experiência em viagens.

O melhor acesso é atravessando a Argentina, com pontos de visitação próximos à cidade de San Pedro.

Viajando de forma segura

Para curtir as paisagens deslumbrantes da América do Sul, não basta apenas ter uma moto ou fazer parte de um clube de motociclistas. Pelo contrário, para ter uma experiência completa, é fundamental garantir a segurança e a qualidade dos equipamentos. Portanto, considere manter a revisão da moto em dia, especialmente com destaque para a vida útil de freios, cabos elétricos, lubrificação da corrente e pneus.

Além disso, contar com as vestimentas e os acessórios adequados é essencial para chegar ao destino bem, ou seja, sem desconfortos na pele, mãos ou rosto. Além de luvas e jaquetas, um capacete escamoteável é o mais indicado para aproveitar os diferentes ambientes e climas, podendo abrir e fechar o equipamento com maior facilidade sempre que necessário, e o principal: sem comprometer a segurança. Por último, mas igualmente importante, é ter atenção durante toda a viagem, lembrando que as condições de clima e pista demandam cuidados extras.