Inaugurado em 2016 depois de uma obra que levou mais de 5 anos, o Vila da Santa Hotel Boutique & SPA surge na Praça dos Ossos como uma nova opção atenta ao luxo no mercado hoteleiro de Búzios, cidade litorânea que chegou a ser a quinta cidade brasileira mais procurada por turistas estrangeiros. Bem ao lado de um dos casarões do hotel está a Igreja de Sant’Ana, de 1743, o que já consagra o Vila da Santa como um empreendimento no berço da história buziana.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A entrada principal se dá pela Praia dos Ossos, os fundos para a Praia da Armação. É mar e azul por toda parte. Ali, funcionava uma antiga casa de pescador – que hoje instala a recepção -, ao lado, uma antiga pousada, logo acima, dois lotes que juntos se transformaram no hotel boutique.

Foto: Divulgação
Foto: Pri Martins

A ideia de criar o negócio em um dos metros quadrados mais caros da Região dos Lagos do Rio veio do casal Bettina e Pierre D’Archemont. Ela brasileira e ele francês. Os dois já possuíam uma casa aconchegante na Praia da Armação, que não foi o suficiente e acabou se integrando ao projeto, sendo o espaço batizado hoje como casa secreta -, casa essa que despertou no casal o sonho de terem seu próprio hotel, com seus olhares, seus toques, e todo o estilo francês possível.

Foto: Divulgação
Foto: Pri Martins

Bettina e Pierre foram à frente, conseguiram comprar a casa original de pescador, a antiga pousada, os lotes de fundo, e unificaram todo o terreno que hoje possui pátios internos, duas piscinas de pedras (uma delas aquecida), sala de eventos e de festa, com biblioteca e lareira. Além de um bar & restaurante, spa com sauna, jacuzzi e espaço fitness.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A decoração conta com peças adquiridas pelo casal em mais de 30 anos de viagens, muitas delas da França e Itália, e o projeto leva assinatura das arquitetas Sandra & Ana Gnatalli. O paisagismo é de Gilberto Elkis e Paulo Dantas; decoração de Edgard Octavio, que teve colaboração de Erasto Eiras. Assemelhar os pátios do Vila da Santa com Santorini, na Grécia, não é nenhum exagero.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Lençóis com 500 fios, combinando com as toalhas de algodão egípcio, camas confortáveis, uma decoração que te transporta para o estilo de Búzios dos anos 60 e uma vila de pescadores do Mediterrâneo, tornam ainda melhor e inesquecível a sua estadia em uma das 24 suítes que o hotel disponibiliza. Simpatia é outra bola dentro do Vila da Santa. Da recepção ao serviço de quarto, todos os atendentes imprimem perfeitamente o sentido da palavra luxo, misturado com gentileza e muita simpatia. Vale a visita!

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Roteiro: Vinicius Belo
Filmagem: Gaivota Filmes e Bonaparte Filmes
Agradecimentos: Alan Victor, Manuel de Oro e Claudio Tironi
Vinicius Belo vestiu: Ricardo Almeida

Leia mais:
Conheça o hotel em Paris que é refúgio de Beyoncé e Jay-Z
Prédio frequentado por Coco Chanel é novo hotel de luxo em Paris
Antiga fazendo de café de 1850 vira hotel de luxo no Rio