Antiga casa de pescador opera como hotel de luxo em Búzios

O Vila da Santa Hotel Boutique & SPA surge na Praça dos Ossos como uma nova opção atenta ao luxo no mercado hoteleiro da cidade litorânea

by Vinicius Belo

Inaugurado em 2016 depois de uma obra que levou mais de 5 anos, o Vila da Santa Hotel Boutique & SPA surge na Praça dos Ossos como uma nova opção atenta ao luxo no mercado hoteleiro de Búzios, cidade litorânea que chegou a ser a quinta cidade brasileira mais procurada por turistas estrangeiros. Bem ao lado de um dos casarões do hotel está a Igreja de Sant’Ana, de 1743, o que já consagra o Vila da Santa como um empreendimento no berço da história buziana.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A entrada principal se dá pela Praia dos Ossos, os fundos para a Praia da Armação. É mar e azul por toda parte. Ali, funcionava uma antiga casa de pescador – que hoje instala a recepção -, ao lado, uma antiga pousada, logo acima, dois lotes que juntos se transformaram no hotel boutique.

Foto: Divulgação

Foto: Pri Martins

A ideia de criar o negócio em um dos metros quadrados mais caros da Região dos Lagos do Rio veio do casal Bettina e Pierre D’Archemont. Ela brasileira e ele francês. Os dois já possuíam uma casa aconchegante na Praia da Armação, que não foi o suficiente e acabou se integrando ao projeto, sendo o espaço batizado hoje como casa secreta -, casa essa que despertou no casal o sonho de terem seu próprio hotel, com seus olhares, seus toques, e todo o estilo francês possível.

Foto: Divulgação

Foto: Pri Martins

Bettina e Pierre foram à frente, conseguiram comprar a casa original de pescador, a antiga pousada, os lotes de fundo, e unificaram todo o terreno que hoje possui pátios internos, duas piscinas de pedras (uma delas aquecida), sala de eventos e de festa, com biblioteca e lareira. Além de um bar & restaurante, spa com sauna, jacuzzi e espaço fitness.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A decoração conta com peças adquiridas pelo casal em mais de 30 anos de viagens, muitas delas da França e Itália, e o projeto leva assinatura das arquitetas Sandra & Ana Gnatalli. O paisagismo é de Gilberto Elkis e Paulo Dantas; decoração de Edgard Octavio, que teve colaboração de Erasto Eiras. Assemelhar os pátios do Vila da Santa com Santorini, na Grécia, não é nenhum exagero.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Lençóis com 500 fios, combinando com as toalhas de algodão egípcio, camas confortáveis, uma decoração que te transporta para o estilo de Búzios dos anos 60 e uma vila de pescadores do Mediterrâneo, tornam ainda melhor e inesquecível a sua estadia em uma das 24 suítes que o hotel disponibiliza. Simpatia é outra bola dentro do Vila da Santa. Da recepção ao serviço de quarto, todos os atendentes imprimem perfeitamente o sentido da palavra luxo, misturado com gentileza e muita simpatia. Vale a visita!

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Roteiro: Vinicius Belo
Filmagem: Gaivota Filmes e Bonaparte Filmes
Agradecimentos: Alan Victor, Manuel de Oro e Claudio Tironi
Vinicius Belo vestiu: Ricardo Almeida

Leia mais:
Conheça o hotel em Paris que é refúgio de Beyoncé e Jay-Z
Prédio frequentado por Coco Chanel é novo hotel de luxo em Paris
Antiga fazendo de café de 1850 vira hotel de luxo no Rio