Uma forma inédita de conhecer as famosas cataratas e ir além, descobrindo as maravilhas da natureza ao redor, entre selva, lago e rios com inúmeras cachoeiras. Na província de Misiones, Argentina, à beira do Rio Iguaçu e a apenas 20 minutos das quedas, o Awasi Iguazu tem inspiração nos lodges africanos. São 14 villas construídas sobre palafitas, imersas na selva – entre as quais 13 villas de 100 m² com piscina privativa e uma Master Villa de 120 m² com duas suítes.
Como parte da Relais & Châteaux, a gastronomia é um aspecto essencial da experiência Awasi. No lodge principal, o restaurante destaca os sabores típicos da região como mandioca, milho, peixes de água doce, frutas cítricas e uma variedade de chás e erva-mate cultivados localmente. Tudo isso combinado a uma seleção de vinhos argentinos exclusivos de pequenos produtores.
Assim que chega, o hóspede conta com um guia e carro 4×4 privativos, o que permite a escolha do ritmo da viagem e dos passeios. Há desde a visita às Cataratas do Iguaçu, pelo lado do Brasil e o da Argentina, até quase 20 opções que valorizam a selva, como passeios de caiaque, stand-up paddle, tour a ruínas jesuíticas e a uma aldeia guarani; além de visita à Garganta do Diabo meia hora antes da abertura ao público geral, o que proporciona uma imersão de arrepiar nos sons das águas, sem qualquer distração.
Novidade
Para quem adora práticas de bem-estar, o Awasi inaugurou recentemente uma área em meio à selva de frente para um rio, com plataforma para aulas privativas de ioga e sessões de meditação e de cura com base em sons – um verdadeiro spa natural.
Arte e natureza
Outro highlight no lodge são as iniciativas que ligam arte e natureza. Acredita-se que ambos se interligam: são valiosos, frágeis e essenciais à humanidade. Por isso, Awasi promove uma campanha de imersão artística que consiste em convidar periodicamente ceramistas, fotógrafos e outros artistas para passar alguns dias em Iguazu. A mais recente iniciativa foi com a ceramista argentina Cecilia Nigro. Saiba mais no site do Awasi Iguazu.
Quando ir?
O Awasi Iguazu funciona o ano inteiro. De janeiro a março é verão e temporada de chuvas, é época também mais popular para visitar as Cataratas do Iguaçu devido ao fluxo maior de águas – temperaturas entre 19°C e 34°C. Em abril e maio as temperaturas estão mais agradáveis – entre 13°C e 27°C. Junho a agosto, entre 11°C e 24°C; e setembro a dezembro, de 13°C a 31°C.