Hotel Rosewood Villa Magna – Foto: Divulgação

Por Vinicius Belo

No bairro de Salamanca, um dos distritos mais exclusivos de Madrid, conhecido por suas majestosas avenidas do século XIX, calçadas ladeadas por fachadas imponentes e butiques de luxo, fica o Rosewood Villa Magna, um refúgio dos sonhos no coração da cidade. Inspirado pela filosofia “Um Sentido de Lugar”, este icônico edifício urbano se distingue por capturar e refletir fielmente sua história, cultura e sensibilidade. Esse compromisso se traduz em um serviço excepcional, projetado para oferecer experiências únicas a cada hóspede e visitante.

Da entrada, tem-se a impressão de uma grande residência e não de um hotel. A entrada principal foi concebida como o saguão de uma casa senhorial, levando a vários cômodos, replicando o layout de residências desse estilo. A área de recepção e concierge está discretamente localizada ao lado da entrada principal, evitando interferências no conceito residencial que é o DNA do Rosewood Villa Magna.

Vinicius Belo no Rosewood Vila Magna – Foto: Nathan Cazella

Neste contexto, o Rosewood Villa Magna é uma reinterpretação contemporânea da essência das casas palacianas e aristocráticas de Madrid, com sutis referências à grande tradição de hospitalidade da cidade e à “arte de receber” em um ambiente elegante e acolhedor.

Após sua recente reforma, os 154 quartos e suítes do hotel apresentam uma estética moderna e elegante que acalma e inspira. Os tons quentes de caldeira, verde e cinza refletem as cores vibrantes de Madrid e sua rica cultura. A luz natural inunda os quartos através das grandes janelas, permitindo que você aproveite a vista de uma das ruas mais arborizadas da Europa.

O hotel também conta com seis lareiras distribuídas pelo espaço, proporcionando aconchego, e oferece quatro terraços e jardins, proporcionando a mais ampla gama de espaços ao ar livre no coração da cidade. Há também tapetes artesanais, espelhos de bronze antigos, arranjos florais, além de poltronas e sofás cujo conforto convida você a ficar sem olhar para o relógio.

Front desk do Rosewood Villa Magna – Foto: Divulgação

Em 2021, o Rosewood Hotel Group™ adquiriu a Villa Magna após se apaixonar pelo destino e transformá-la em uma expressão completa da vida em Madrid. Rosewood é uma coleção de hotéis ultraluxuosos baseados na filosofia Sense of Place®, que reflete e eleva a história local em cada uma de suas propriedades, integrando arte, cultura e culinária para manter o DNA único de cada destino.

Sonia Cheng, CEO do Rosewood Hotel Group™, pertence a uma das famílias mais influentes de Hong Kong. Com apenas 30 anos, ele adquiriu o Rosewood Hotel Group e o posicionou como referência global em exclusividade. Para ela, o verdadeiro luxo é vivenciar o destino, e foi isso que ela conseguiu com este hotel icônico em Madrid. Ele incorporou o dinamismo desta cidade vibrante ao hotel, tornando-o um marco para os moradores de Madrid e oferecendo aos hóspedes uma experiência local autêntica.

Rosewood Villa Magna – Foto: Divulgação

O prestigiado arquiteto espanhol Ramón de Arana liderou a renovação da fachada e da entrada icônicas do edifício, um verdadeiro símbolo do Paseo de la Castellana de Madrid. Um dos principais objetivos da intervenção foi dar à fachada uma sensação de movimento e leveza. Para isso, cubos de latão envelhecido foram incorporados com inserções de alumínio cinza escuro, criando um efeito de contraste e volume, individualizando cada ambiente. Além disso, os peitoris das janelas dentro de cada cubo apresentam um design nervurado que intensifica o jogo de luz e sombra.

Rosewood Villa Magna – Foto: Divulgação

Outro destaque da reforma é a nova entrada de pedestres, que facilita a chegada dos hóspedes por meio de uma escada localizada na parte principal do edifício, conectando o Paseo de la Castellana com a Porte Cochere. Esta entrada evoca a do antigo Palácio e é ladeada por dois lençóis negros de água que lembram fontes, que refletem a fachada e as majestosas árvores centenárias, um cedro e uma alfarrobeira, criando um fascinante jogo visual.

O espetacular projeto de design de interiores do Rosewood Villa Magna, liderado pelo escritório australiano Bar Studio, homenageia o antigo Palácio Anglada e funde elementos históricos com a cultura de Madrid. Usando materiais como pedra, ferro e vidro, o design evoca a elegância do passado ao mesmo tempo que se conecta com a essência vibrante de Madrid. Os interiores apresentam cores e móveis refinados que combinam o clássico com o moderno, criando uma atmosfera que reflete tanto a nostalgia histórica quanto a sofisticação contemporânea.

O Bar Studio aprimorou o conforto e o caráter residencial do hotel, oferecendo espaços íntimos e convidativos que promovem a conexão entre hóspedes e moradores locais. A integração perfeita dos espaços internos e externos reforça a sensação de estar em um lar no exclusivo bairro de Salamanca. Seguindo a filosofia “A Sense of Place®” da Rosewood, o design incorpora referências sutis à arquitetura e cultura espanholas, oferecendo uma experiência visual única que se destaca no cenário de hospitalidade atual.

Outras notícias

Chef Simoni Zanoni e o diretor-geral do La Mamounia, Pierre Jochem – Foto: Divulgação

Italiano Simone Zanoni assumirá o La Mamounia em Marrakech
Premiado internacionalmente e reconhecido como o Melhor Hotel da África e um dos melhores do mundo, o centenário e icônico La Mamounia tem o orgulho de anunciar que o L’Italien, um dos sofisticados restaurantes deste hotel-palácio, terá a assinatura do chef italiano Simoni Zanoni a partir de 10 de setembro. Com uma carreira notável, Zanoni se consolidou como um dos rostos mais criativos da gastronomia italiana contemporânea. À frente do restaurante Le George (estrela Michelin), em Paris, o chef propõe uma cozinha autêntica e refinada, aliando tradição e modernidade às experiências gastronômicas do La Mamounia.

A louça de Tania Bulhões no Plaza Athénée de Paris – Foto: Divulgação

Tania Bulhões no Plaza Athénée
A mineira Tânia Bulhões que criou uma marca referência em artigos de mesa e alta perfumaria no Brasil, realizou em grande estilo o lançamento de uma coleção exclusiva desenvolvida em colaboração com o icônico hotel francês Plaza Athénée. A novidade compõe as comemorações do “Ano do Brasil na França e da França no Brasil”, conhecido como Temporada França-Brasil 2025, que celebra o bicentenário das relações diplomáticas dos países.

A coleção foi inspirada nas histórias que envolvem o hotel e seus icônicos gerânios vermelhos que adornam sua fachada. A característica decoração foi inspirada em uma história de amor e cria um cenário romântico em torno do Plaza Athénée, que é símbolo de elegância e sofisticação francesa. A linha une o design contemporâneo que funde a identidade de Tania Bulhões e o savoir-faire da Royal Limoges, refletindo a conexão entre a França e o Brasil por meio de peças exclusivas de porcelana, desenhadas pela fundadora e diretora criativa da marca, Tania Bulhões.

Waldorf Astoria New York – Foto: Divulgação

Um ícone de New York
Após quase oito anos fechado para uma das renovações mais ambiciosas do setor hoteleiro, o icônico Waldorf Astoria New York se prepara para sua aguardada reabertura em maio deste ano. Localizado no coração de Midtown Manhattan, o hotel que já foi palco de eventos históricos, recebeu estrelas de Hollywood e chefes de estado, está pronto para uma nova era de luxo e sofisticação. A grandiosa transformação preservou a essência da era art déco, combinando-a com um design contemporâneo e tecnologias de ponta para atender aos viajantes mais exigentes. Com 375 suítes renovadas, um spa de quase 3.000 m² e espaços exclusivos para eventos, o Waldorf Astoria reafirma seu posto como um dos endereços mais luxuosos do mundo. O retorno do Waldorf Astoria já desperta a atenção de viajantes do mundo todo. As reservas foram abertas em dezembro de 2024, mas devido à altíssima demanda, a primeira disponibilidade está apenas para setembro de 2025. O valor das diárias parte de US$ 1.500 (cerca de R$ 9.100), garantindo aos hóspedes uma estadia inesquecível em um dos hotéis mais exclusivos do planeta.

Vinicius Belo (@viniciusbelo) é conhecedor nato quando o assunto é hotel, seja a classificação que for. Quando planeja uma viagem, geralmente seus destinos são escolhidos a partir de um hotel que ele queira conhecer. RP, criador de conteúdo, empresário e produtor, é apaixonado hotéis com história, adora arte e não dispensa pessoas interessantes. Um carioca de alma cosmopolita.