Fachada do prédio tombado dos anos 1930 - Foto: Divulgação
Fachada do prédio tombado dos anos 1930 – Foto: Divulgação

Deu no “New York Times”: Salvador é um must-go! A capital da Bahia é o único destino brasileiro que figura no ranking dos 52 lugares para ir em 2019 elaborado pelo jornal americano. A cidade ocupa a 14ª posição e aparece depois de Las Vegas e antes de Danang (Vietnã) – Porto Rico levou o primeiro lugar.

O hotel Fasano, inaugurado em dezembro e que ocupa um icônico edifício tombado dos anos 1930, onde funcionou a antiga sede do jornal “A Tarde”, em frente à Praça Castro Alves, é um dos novíssimos atrativos da cidade que contribuíram para tal classificação.

Se nos outros seis hotéis do grupo os tons de marrom da madeira e do couro dominam a decoração, o empreendimento baiano, também assinado por Isay Weinfeld, foi tomado pelo azul – desde os sofás do lobby, paredes dos banheiros, espreguiçadeiras do rooftop e até na pedra natural que reveste a piscina.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

A piscina no rooftop - Foto: Divulgação
A piscina no rooftop – Foto: Divulgação

A inspiração não foi o céu e nem o mar da Baía de Todos os Santos. Quem ditou a cor predominante no hotel foi a parede de uma das salas tombadas do primeiro andar, onde funcionava a direção do “A Tarde”.

No mesmo espaço, que foi transformado em um dos 70 apartamentos do Fasano, permanece intocada a marca de um pequeno incêndio nos lambris de madeira, uma tentativa de queima de documentos durante a Revolução de 1930. Lá, sem dúvida, o passado encontra o futuro com muita sofisticação e, claro, tempero baiano.

Essa é a sensação ao atravessar a enorme porta de ferro da entrada e prestar atenção em cada detalhe, como as sancas restauradas do andar térreo e a preservada escada em caracol que leva à adega, onde é possível reservar a única mesa entre os vinhos para um jantar privativo para até seis pessoas.

Preservada escada da adega - Foto: Divulgação
Preservada escada da adega – Foto: Divulgação

A baianidade aparece no décor do bar e do restaurante, com quadros de arte popular garimpados em ateliês e antiquários da cidade, e estará no cardápio, que, em breve, somará pratos típicos assinados pela chef Tereza Paim, do restaurante Casa de Tereza, no Rio Vermelho, aos clássicos da renomada cozinha italiana da grife Fasano.

A cordialidade do staff, predominantemente baiano, é também um afago que vai além da excelência em servir bem. Para absorver todo esse axé, inicie a estada pelo spa, com o ritual Baía de Todos os Santos. São duas horas para purificar e energizar, que começam com um escalda-pés com arruda, sal grosso, sálvia e lavanda, seguido por uma esfoliação com sal grosso, bicarbonato de sódio e ervas, e finalizado com uma massagem energizante com óleo de mirra.

Ainda no rooftop, à beira da piscina, não deixe de assistir ao pôr-do-sol e peça um drinque que combine com as tonalidades alaranjadas do céu. Opções não faltam. À noite, o restaurante no térreo fica lotado. Afinal, o Fasano virou the talk of the town entre os soteropolitanos. Não há lugar melhor para jantar.

Lobby em tons de azul - Foto: Divugação
Lobby em tons de azul – Foto: Divugação

Durante o dia, a sugestão é desbravar novos mares: o concierge do hotel pode providenciar um barco que leve até o restaurante Preta, na Ilha dos Frades, a 30 minutos da marina: um lugar com decoração linda e coloridíssima, muitas redes para deitar e ótimos pratos à base de frutos do mar.

Outra opção de restaurante é o Maria Mata Mouro, no Pelourinho, e peça uma mesa no jardim. Aproveite a ida até lá para conhecer o mais novo museu, Casa do Carnaval, e entrar no clima “atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu”.

Arte local nas paredes do bar - Foto: Divulgação
Arte local nas paredes do bar – Foto: Divulgação

Para dar continuidade à imersão baiana, é imperdível uma visita à casa de Jorge Amado, no Rio Vermelho, de onde saímos com vontade de ler – ou reler – suas principais obras. O axé da Bahia não para por aí: o Grupo Fasano está construindo mais um empreendimento de hotel e villas residenciais em Trancoso, com previsão para inauguração no final de 2019.

Leia mais:
Dicas de Sabrina Gasperini para curtir em Londres
Ceará é refúgio perfeito para o verão
Anna Fasano indica quatro hot spots para se energizar