Por Cibele Maciet
Courchevel, famosa estação de esqui francesa, é sinônimo de jet set absoluto: ali encontram-se um grande número de hotéis cinco estrelas, restaurantes com chefs premiados no guia Michelin, butiques de luxo como Dior, Chanel e Fendi. A chance de cruzar famílias inteiras de russos vestidos com casacos de pele na Croisette (em referência à Cannes, é a avenida principal de Courchevel) é grande. Antro de milionários vindos do mundo todo, mas principalmente de russos, americanos e brasileiros, Courchevel é o hot point durante a estação mais fria do ano.

Dividida em cinco vilarejos, do mais baixo ao mais alto em altitude, Saint-Bon-Tarentaise (capital), Courchevel Le Praz, Courchevel Village, Courchevel Moriond e Courchevel (antiga Courchevel 1850), a região faz parte do Trois Vallées, com apenas 600km de pistas! Diversão garantida para amantes do esporte ou simplesmente para quem queira curtir dias frios em grande estilo.

Indicada para famílias, a estação propõe o Village des Enfants, ao lado da Croisette com instrutores especializados no ensino do esporte aos pequenos. Dá para matriculá-los em cursos de duas horas e meia e duração, dos quais eles já saem sabendo fazer poses clássicas como a chasse neige. Além dos cursos, o local oferece um espaço de baby sitting para os menores que ainda não podem enfrentar as delícias da neve.


Onde se hospedar
L’Apogée Courchevel
Para se hospedar com classe no Jardin Alpin, um dos pontos mais altos da estação, o L’Apogée Courchevel, hotel cinco estrelas membro do grupo Oetker Collection, é uma ótima escolha. Com seus 53 quartos e suites, além de um penthouse e dois chalés privados, ele foi inteiramente imaginado por Joseph Dirand e India Mahdavi, dois dos maiores decoradores contemporâneos. Lã, veludo, madeira e mármore se reúnem numa atmosfera cozy e chique, desde as partes comuns até os quartos. O fumoir, por exemplo, conta com uma chaminé em mármore negro, além dos melhores charutos do mundo. Que tal?

Para quem viaja com crianças, uma mão na roda: eles tem o espaço Mini VIP 1850 com duas salas, uma para pequenos e a outra para adolescentes. Monitores à disposição para cuidarem das crias enquanto vamos esquiar ou fazer uma cura no spa (a piscina é gigante, um sonho!). Além do mais, as crianças voltam felizes no final do dia ao quarto de hotel com vários trabalhos manuais debaixo do braço! O ski room, que dá acesso às pistas através de uma escada rolante, é incrível para quem vem à estação praticar esporte. O atendimento é individual e já saímos de lá equipados com tudo o que temos direito, esqui, óculos, bota, capacete. Agora é só encarar o frio de -10°C que pode atingir Courchevel! Os chauffeurs do hotel se encarregam de acompanhar os clientes em seus passeios diários, incluindo restaurantes noturnos.

No quesito gastronomia, un vrai régal: o Le Comptoir de l’Apogée, com uma ótima cozinha francesa, serve delicias como lagosta, frango com trufas e costela de vitelo. O Koori serve iguarias japonesas de comer ajoelhado, rezando, embaixo da mesa: carangueijo empanado, enguias e salmão com abacate. O café da manhã é super completo, com todas as viennoiseries possíveis, e ainda com opções vegetarianas e gluten-free como biscoitos, muffins e granola. Provados e aprovados! O serviço pontual, atencioso, aqui o cliente é rei. Não é à toa que o hotel ganhou o Prêmio Villégiature Awards 2017 de Melhor recepção e serviço hoteleiro da Europa (hotéis com menos de 80 quartos).
Os quartos, ah, os quartos! A Suite Prestige é o supra sumo (logo abaixo da penthouse, claro): 110m2 de puro conforto. Banheira, sauna, dois banheiros, sala de estar e pequena atenções que fazem toda a diferença: amenities em abundância, nécessaire em couro para acomodar nossos pertences, penteadeira, dressing gigante, máquina Nespresso, chocolates…Um mundo cozy e delicioso e, sinceramente, não dá vontade de sair dele para encarar o frio lá fora (aliás, a vista aqui é sensacional, sob o Jardin Alpin). Os preços das diárias são salgados, mas valem totalmente o investimento.

Les Sherpas
Num outro extremo, para quem tem o bolso mais raso, o quatro estrelas Les Sherpas oferece estadia com preços razoáveis. Propriedade da família Pinturault há mais de cinco décadas, o local fica a dois passos do L’Apogée e faz questão de guardar a atendimento informal de anos.

O spa, sauna e a pequena piscina ficam no subsolo, enquanto o restaurante, o ski room e o Kids Club, no térreo. Menos luxuoso que o L’Apogée, ele pode cobrar tarifas altas no restaurante (ao mesmo tempo os preços praticados em Courchevel não são baixos). Café da manhã com boa escolha de pães, bolos e cereais, com uma vista agradável dos tetos cobertos de neve pela janela. O serviço é correto, mas pode cometer pequenas gafes de tempos em tempos.


O ski room, gerenciado pelo simpático Jonathan, fica dentro do hotel e oferece um bom serviço na hora de alugar o equipamento de esqui. Para quem vem com os pequenos, o Kids Club é interessante, mas não oferece monitores para cuidar das crianças: os pais os acompanham na leitura de livros, nos video games e jogos.
O Jardin Alpin, no alto das montanhas, pode ser considerado distante da Croisette, mas as chamadas navettes do hotel buscam e levam os clientes em passeios no centrinho.
Como se vestir
Quem conhece, sabe. As temperaturas na neve podem chegar a -20°C, então a palavra de ordem é cubram-se! Calças e casacos com tripla cobertura podem ser uma boa pedida, além de botas especificas para a prática de esqui e pós-esqui (caminhadas e passeios pela cidade). Luvas, gorros e lenços que cobrem o rosto são imprescindíveis! A marca francesa Cimalp oferecem roupas adequadas para a façanha, além de preços razoáveis.
Para mais informações:
O Oficio de Turismo de Courchevel, também localizado na famosa Croisette, dá dicas sobre as pistas propícias para iniciantes e avançados, ideias de restaurantes e de atividades culturais como L’Art au sommet, exposição de artistas como Richard Orlisnki, Julien Marinetti e Gianfranco Meggiato, no topo das montanhas. Animações acontecem na estação durante toda a temporada. Para mais detalhes, consulte o site.