Fotos Rodrigo de Souza

Lisboa ferve – com os termômetros chegando a 30 graus – enquanto outras cidades europeias sofrem com o frio, a chuva e a neve, como denominadores comuns.

A temporada do ModaLisboa acontece neste momento, no Terrreiro do Paco, zona carismática da cidade portuguesa, onde outrora os  descobridores portugueses  “ por mares nunca dantes navegados “ saíram para descobrir o caminho marítimo do Brasil.

Na semana de moda; mobilização total anti crise e enorme adesão ao fenômeno da moda nacional. O preto predomina, assim como looks ousados, mix de texturas simples e estampas coloridas contrastam com shapes japoneses e étnicos, além do revival das divas 40’s e salpicos de rendas e sobreposições assimétricas.

É hora de festa!  A cidade se renova com o surgimento de restaurantes gastropub, lojas que aliciam o “new look made in Portugal” revisitado. O mood notivago e a velocidade alta são os ingredientes da mistura explosiva para aproveitar ao máximo a degustação do cocktail lisboeta.

Comer, beber e comprar

Fazer compras e tomar um drink quase no mesmo espaço é uma ideia deliciosamente retrô. A Vida Portuguesa, fundada pela jornalista Catarina Portas (uma das 50 melhores lojas do mundo segundo a revista Monocle), é destino certo para o programa. Por lá, produtos portugueses reeditados em versões limitadas, plus: os objetos em porcelana preciosos de Bordallo Pinheiro.

Há alguns anos como favorito dos locais e visitantes que se deliciam com a cozinha de Manuel Fernandes e da expertise cenográfica de Manuel Reis – pai do vizinho LUX – está o restaurante Bica do Sapato, onde a noite começa tarde e termina com o amanhecer sobre as margens do rio Tejo.

A Pensão Amor, ex-prostíbulo situado no epicentro da Lisboa Queiroziana ganhou novos revestimentos de veludo, móveis de época, espelhos venezianos, biblioteca erótica e shows diários bem a la Dita Von Teese.

Enviar pastéis de nata por Fedex? Nunca. O Hotel Ritz tem os melhores pastéis de nata do mundo. Além disso, confirma o status do hotel mais bonito de Lisboa. Diane Von Furstenberg, Marisa Berenson, Gisele Bündchen e membros da realeza espanhola sao habitués deste palácio de arquitetura modernista que domina uma das Colinas da cidade.

Pensao Amor
Rua Nova do Carvalho, 36 ao Chiado

Bica do Sapato
Avenida Infante D.Henrique B
www.bicadosapato.com

A Vida Portuguesa
Rua Anchieta, 11 ao Chiado
www.avidaportuguesa.com

Hotel Ritz
Rua Rodrigo da Fonseca, 88
www.hotelritz.pt