Fernanda Yamin no castelo de San Felipe de Barajas, o maior forte da América colonial – Foto: Reprodução/Harper’s Bazaar

A estilista Fernanda Yamin traça o roteiro perfeito para conhecer a histórica Cartagena, destino certo de verão. Confira:

Cheguei à colombiana Cartagena das Índias depois de me aventurar por algumas ilhas do Caribe – incluindo Cuba, Antígua, Turks e Caicos e Cayman. A cidade é charmosíssima e refinada. Conserva um centro histórico bem preservado e considerado patrimônio da humanidade pela Unesco – perfeito para andar a pé. As ruas estreitas de paralelepípedos e os casarões coloridos são cercados por uma muralha datada do século 16 e construída ao longo de anos para proteger a colônia espanhola de piratas invasores.

Uma rua de Cartagena – Foto: Reprodução/Harper’s Bazaar

Entre os muros da antiga cidade ouvimos burburinho nos bares e restaurantes, nas 16 praças e feiras de artesanato. Entre no teatro Heredia, claustro de San Francisco, no grandioso castelo de San Felipe de Barajas e na igreja Santo Domingo para ter uma ideia da rica arquitetura.

Cartagena é considerada a meca das frutas, portanto, não perdi a oportunidade de experimentar as mais exóticas, que são vendidas por toda a parte. Uma delas se chama lulo, lembra um tomate, mas tem gosto de kiwi azedinho – o suco é uma boa pedida.

Para conhecer o local, recomendo um passeio noturno bem turístico e, ainda assim, imperdível: à bordo de uma chiva rumbera, espécie de ônibus-balada-móvel, visita-se os pontos principais da cidade, enquanto toma-se golinhos de rum ou cuba libre, ao som de música latina tocada ao vivo.

O hotel Tcherassi – Foto: Reprodução

Fiquei hospedada em um lugar incrível: o hotel butique Tcherassi, da designer Silvia Tcherassi. Ele conserva o projeto de uma mansão de 250 anos e tem apenas sete suítes com décor contemporâneo, um spa com produtos da espanhola Germaine de Capuccini e o restaurante italiano Vera, comandado pelo chef Daniel Castaño. Peça um vinho branco no terraço. A sensação é de estar em uma confortável e autêntica casa colombiana.

Paisagem da Playa Blanca – Reprodução/Harper’s Bazaar

À procura de praias de areia branca e mar azul típico do Caribe peguei um barco rumo às Islas del Rosário e à Playa Blanca, a 45 minutos da cidade. O hotel San Pedro de Majagua, que fica no meio de uma reserva ecológica, foi ideal para emendar o fim de semana.