Escape news: barefoot luxury é tendência máxima em viagens

Cinco ideias de viagem para desconectar de verdade

by Antonella Salem
Foto: Arquivo Harper's Bazaar

Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Máxima tendência em viagens, o barefoot luxury é sinônimo de desconexão, simplicidade e pés firmes na natureza, sem abrir mão do conforto. Um convite para experiências únicas e slow. Bazaar seleciona cinco it-trips para as suas férias:

Hotel Itinerante
Da Puglia ao Camboja, Lençóis Maranhenses e Japão. Inspirado na essência do camping e no propósito de conectar pessoas, culturas e natureza, 700.000 Heures é o primeiro hotel itinerante do mundo, capaz de oferecer uma jornada surpreendente e confortável em um destino diferente a cada seis meses.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

70.0000 Heures - Foto: Divulgação

70.0000 Heures – Foto: Divulgação

Fruto da mente transformadora do francês Thierry Teyssier, o hoteleiro à frente do magnífico Dar Ahlam, no deserto do Marrocos, o projeto transforma residências privativas em hospedarias incríveis – de um palácio histórico italiano a uma casa flutuante no sudeste asiático – com toda a atenção aos detalhes, em lugares que merecem ser descobertos.

O staff é impecável e carrega uma coleção de mais de dez baús de couro feitos à mão, de onde saem, magicamente, bar, cozinha e até cama e chuveiro. A programação é moldada de acordo com cada hóspede. Pense em um jantar a céu aberto no meio do nada e uma aula para fazer mochi, iguaria japonesa. Em junho de 2020, 700.000 Heures desembarca em Santo Amaro, nos Lençóis Maranhenses, para sua segunda temporada.

Gorilla Trekking

Bisate - Foto: Divulgação

Bisate – Foto: Divulgação

O mais venerado dos safáris africanos hoje tem como destino Ruanda, para ver os raríssimos gorilas-das-montanhas. Em uma área de acesso controlado no Parque Nacional dos Vulcões, a caminhada dura de 1 a 4 horas, dependendo da localização dos primatas. São grupos de oito “exploradores” por vez e é preciso tirar uma licença de US$ 1.500.

A forma mais exclusiva de entrar nessa aventura é ter como base um dos lodges luxuosos próximos do parque. Caso do Bisate e suas seis cabanas com estruturas esféricas. Além do trekking, hóspedes podem participar do programa de reflorestamento.

Outro pequeno lodge incrível é o novo One&Only Gorilla’s Nest. Todos os espaços dialogam com os eucaliptos ao redor e os mimos incluem a cozinha com ingredientes colhidos no jardim. Praticar yoga ao ar livre e aprender a tecer cestas são algumas das experiências.

Viagens dos sentidos

Six Sense no Butão - Foto: Divulgação

Six Sense no Butão – Foto: Divulgação

Se há uma marca de hotéis que traduz o espírito do barefoot luxury, ela se chama Six Senses. Centrada no trabalho com as comunidades dos destinos onde as propriedades estão inseridas, e em ações para reduzir o impacto ambiental, Six Senses também promove a reconexão com a natureza e experiências culturais e espirituais transformadoras.

No Butão, o novíssimo Six Senses Gangtey e o hotel em Bumthang, que abre em março de 2020, compõem um circuito completo de cinco lodges nos vales central e oeste desse reino no Himalaia. Uma viagem que te faz parar e pensar. É possível montar seu roteiro de acordo com o tempo que quiser viajar.

O seu GEM (Guest Experience Maker) te acompanha por toda a jornada. Entre as vivências, é possível escolher um trekking até o Monastério de Punaka e, chegando lá, tomar café da manhã com os monges. Para completar, uma leitura personalizada de astrologia com um deles, dentro do santuário.

No continente branco

World Explorer - Foto: Divulgação

World Explorer – Foto: Divulgação

O mais novo navio da frota Antártica da Quark Expeditions, World Explorer, tem tudo de um hotel top. Só suítes, todas com varanda, lounge para observação panorâmica, serviço premium, um teatro para as apresentações e palestras, piscina de água aquecida, spa e tecnologia que permite a preservação ambiental e a redução do consumo de combustível.

Nas expedições pela região polar a partir de Ushuaia – a mais curta é de 11 dias -, o tempo, o gelo e o mar definem as paradas, passagens e desembarques. Você pode fazer hiking em Petermann Island, por exemplo, dar um pulo (literalmente!) nas águas congelantes, praticar stand-up paddle, cross-country skiing e até passar uma noite acampando no continente branco.

Outra embarcação que chega com tudo é o iate SeaDream Innovation, em 2021, também projetado para reduzir os impactos no meio ambiente, mas com conforto, claro. E em uma de suas viagens pela Antártica, os passageiros terão a chance de presenciar o eclipse total solar.

Jato zen

Bombardier Global Express - Foto: Divulgação

Bombardier Global Express – Foto: Divulgação

O céu é o limite! A Aman Resorts lança o seu jatinho particular, disponível para quem quiser fretar a aeronave e percorrer múltiplos hotéis e destinos. Todos barefoot, em lugares de beleza única. Com capacidade para 12 passageiros, o Bombardier Global 5000 é uma extensão da marca nos ares, com concierge a bordo para criar os passeios, produtos da linha natural de skincare da Aman e até Cerimônia do Chá durante os voos.

O roteiro é personalizado. Para inspirar seus potenciais viajantes, a rede montou jornadas-modelo. Uma delas leva aos cinco refúgios Aman na Indonésia. Como o Amanwana, com tendas espetaculares na ilha privativa de Moyo.

Leia mais:
Rita Comparato revela roteiro da Guatemala e do Panamá
Palácio Tangará: refúgio premium na maior metrópole brasileira
Il Palazzetto: uma joia em Roma
Roteiro mágico para aproveitar a Toscana
As maravilhas (e luxos) das Cataratas do Iguaçu, no Paraná
África do Sul: diversas experiências em uma mesma viagem
Roma a seus pés: conheça o melhor hotel da capital italiana