
Por Lara Svensson
Designer e sócia do aplicativo Babaa, Camilla Vasone vive as melhores experiências no quesito viagens. Ela é daquele tipo de pessoa que sempre dá um jeito de conhecer lugares novos e, de preferência, bem diferentes e exóticos.
No ano passado, fez uma viagem com as amigas pela Ásia e, dos destinos que conheceu, seu preferido foi Laos. Abaixo, ela dá dicas de hotéis, restaurantes e passeios bacanas na cidade Luang Prabang, uma das principais do país. Confira!

Hotéis:
– Belmond La Residence – Considerado um dos melhores hotéis da cidade, o Belmond, além de ser super confortável, tem um restaurante que é uma delícia e uma massagem que vale a pena.
– Amantaka – O ambiente, a massagem e a piscina valem a estadia.
Restaurantes:
– L’Elephant – É o restaurante mais conhecido da cidade. A comida, o atendimento e o ambiente são superagradáveis. São especialistas em comida francesa com toques de sabor da culinária do Laos.
– Blue Lagoon – Comida asiática com sabores típicos do Laos em um ambiente muito aconchegante.
– Couleur Café – Restaurante francês calmo e agardável para uma noite mais tranquila.
– Utopia – Bar / restaurante que fica às margens do rio. É Supermoderno, com mesas baixas e escurinho. Serve boas comidinhas e diversos drinks. Frequentado por uma turma jovem e bonita, porém fecha cedo.

Passeios:
Qualquer passeio ligado à natureza estonteante vale a pena. As cachoeiras são de tirar qualquer um de si. Há uma energia muito boa em qualquer lugar que você vá.
– Kuang Si Waterfall – É a cachoeira mais incrível da cidade. Vale muito a visita! Fica a 30km de Luang Prabang. É possível ir de moto, tuktuk, carro ou em um tour de elefante. Depois de parar lá perto, é só curtir o visual.
– Night Market – Nesse mercadão acontece todos os dias, a partir das seis da tarde até dez da noite, na rua principal do centro. Tem vários tipos de artesanatos, souvenirs, roupas e acessórios.
– Monte Phousi – Esse monte fica bem no meio do centro da cidade. No topo, há um templo grande, impossível de não ser visto. São mais de 300 degraus para subir, mas a vista lá do alto compensa!
Oferenda aos monges – Tak Bah – Você deve acordar no final da madrugada para acompanhar o ritual matinal dos monges. A população local e os turistas se ajoelham para oferecer alimento a eles, que, por sua vez, recebem e guardam arroz, bananas e biscoitos em pequenas cestinhas. Tudo isso pela rua principal da cidade.

– Passeio de Elefante – Existem várias opções de tours, alguns incluem apenas o passeio em cima do elefante, outros incluem o banho no rio. Tem até a opção de acompanhar o processo de treinamento de elefantes (Mahout). Melhor reservar horário.
– Wat Xieng Thong – Deste templo é possível observar o simbolismo em seus desenhos e mosaicos dedicados a Buddha.
– Wat Wisunalat – É o templo mais antigo da cidade, nele é possível observar os monges levando a sua rotina, o que é muito curioso.
– A Cerimônia Baci – Essa cerimônia é feita por um senhor velho e pelas pessoas da comunidade. Você recebe uma bênção de um grupo de pessoas locais, que saúdam com o ritmo da música deles. Um ritual interessante. Diversos cordões de barbante são amarrados em seu punho e você não pode retirar até que eles caiam um a um. É algo para sentir suas energias e emoções sendo balanceadas. Uma experiência que vale a pena.