Foto: Fernanda Fehring

Por Fernanda Fehring

Com localização de sonho, nas montanhas dos Alpes Maritimes, região da Provence-Alpes-Cote d’Azur, o Château Saint-Martin & Spa é um refúgio de calma e tranquilidade para amantes das artes e da boa gastronomia. Parte do selo Oetker Collection, o hotel é a base perfeita para explorar a bela região, que conta com inúmeras cidadezinhas de charme e um roteiro que inclui história, cultura, gastronomia regional, degustação de vinhos e uma natureza exuberante.

Foto: Fernanda Fehring

As atrações locais incluem a Capela do Rosário, decorada por Matisse, as fundações de artes Maeght e Cab, museus dedicados a Picasso (em Antibes), Fernand Léger (em Biot), Chagal e Matisse (em Nice) e as encantadoras cidades de Saint Paul-de-Vence, Biot, Grasse, Mougins e Èze.

Foto: Fernanda Fehring

São inúmeras as descobertas culturais e históricas da região, dentre elas o próprio Château Saint-Martin, que contém em sua propriedade ruínas tombadas, parte do patrimônio cultural e histórico francês.

A História do Château

O Château começa como uma fortaleza romana, que era lar de Saint Martin, o Bispo de Tours, em 350, e mantém seu nome. É então passado para os cruzados em seu retorno de Jerusalém pelo Conde de Provence por volta de 1095, e em 1150, o Domaine-Saint-Martin se transforma em castelo de um cavaleiro templário.

Foto: Fernanda Fehring

Em 1900, o castelo, já em ruínas, é comprado e reconstruído parcialmente por um conde polonês e, em 1935, o industrialista francês Fernanda Genève compra a propriedade e a transforma em hotel, em 1954. No ano de 1994 a família Oetker compra o Château e o transforma em hotel de luxo três anos mais tarde.

Foto: Fernanda Fehring

Localização

Localizado nas montanhas acima da cidade de Vence e a 40 minutos de carro de Nice e Cannes, o Château tem como característica principal um ambiente tranquilo e agradável.  A região, que serviu de inspiração para artistas como Chagal e Picasso, é marcada pela beleza de suas flores, mercados e cidadezinhas medievais cheias de charme, cultura e história.

Foto:  Arquivo pessoal/Fernanda Fehring

A mais conhecida vizinha, a linda cidade de Saint Paul-de-Vence, fica a 7 km do hotel e tem a arte como tema central através de suas muitas galerias e instituições de arte, como as Fundações Cab e Maeght – dona de uma coleção com trabalhos de Bonnard, Kandinsky e Miró. A cidade foi morada de escritores, artistas e pintores como Sartre, Signoret e o próprio Chagal e recebe muitos visitantes atraídos pela beleza de suas ruelas e lojinhas de produtos provençais.

Foto: Fernanda Fehring

Outras joias de cidades por perto e que merecem uma visita são: Biot, conhecida pela sua cerâmica e técnica de vidro bolha; Mougins, cidade datada do século XI e com forte tradição gastronômica; e Èze, mundialmente famosa por sua beleza e vistas espetaculares da Riviera.

Foto: Fernanda Fehring

O hotel

Situado em uma área de 14 hectares de jardins, com 300 oliveiras, o belo Château Saint-Martin teve como ponto de partida as ruínas do castelo e ainda conserva suas paredes e capela, usada para algumas cerimônias na propriedade.

O ambiente da casa principal é sóbrio e elegante e remete a um refúgio chique de montanha. Paredes revestidas em madeira, tapeçaria e janelas em arco trazem uma sofisticação que contrasta com a leveza das flores e trepadeiras de jasmim do terraço.

O jardim do hotel é deslumbrante e tem projeto do paisagista Jean Mus. Em sua área, repleta de ciprestes e oliveiras, há cabanas privadas, duas quadras de saibro, uma piscina linda e obras de arte. E flores lindíssimas, como as rosas de Vence, características da região.

Foto: Fernanda Fehring

Acomodações

Os 40 quartos e suítes do hotel são claros e espaçosos e têm vista livre das montanhas e da Côte d’Azur. Com belas varandas e mesinhas de ferro, o ambiente convida à contemplação e ao dolce far niente. Os quartos passaram por reforma com projeto de Bergit Grafin Douglas e tem décor, em estilo country-chique, com tecidos em tons suaves de marcas francesas como Pierre Frey e Manuel Canovas, e inglesas como Colefax & Fowler e Ian Mankin. As camas em palhinha, marca registrada dos hotéis do selo Oetker Collection na França, são pintadas em bege e vinho – lindas!

Os banheiros das suítes, em mármore pêssego, são amplos, têm ótimas banheiras e chuveiros potentes. Os amenities são da ótima Bamford Botanical Body e os secadores são da Dyson.

Foto: Fernanda Fehring

As villas

O hotel conta também com seis vilas em estilo provençal, construídas nas montanhas acima do Château, com vista deslumbrante para as oliveiras, as montanhas e a Côte d’Azur. Batizadas com nomes provençais como Riou, La Foux Ponant, Saint-Lambert, Saint-Véran e Saint-Martin, cada uma das vilas tem total privacidade e todas vêm equipadas com cozinhas e um chef particular. Há opções entre 1, 2 ou 3 quartos e os hóspedes podem usar toda a estrutura do hotel, como o spa, a piscina e o restaurante.

Foto: Fernanda Fehring

Gastronomia

A gastronomia é o ponto forte do hotel, com menu criado pelo excelente chef Jean-Luc Lefrançois. São quatro opções de restaurantes e bares para provar sua culinária refinada e saborosa, mas a estrela da casa é sem dúvida o Le Saint-Martin, restaurante gastronômico e dono de uma estrela Michelin. Em sua carta, pratos com inspiração provençal e clássicos franceses como magret de cannard e foie gras.

O restaurante tem lindo ambiente, conta com um terraço com vista espetacular para o mar e as montanhas e serve café da manhã, almoço e jantar. E um detalhe de morrer de tão charmoso: os pratos usados no salão são pintados pela artista Agnés Sahdhal. Lindos!

Entre maio e setembro, o belo jardim do hotel é palco do restaurante L’Oliveraie, com mesas espalhadas por entre as oliveiras e uma carta que apresenta a culinária mediterrânea. No menu, peixes e carnes grelhados, pizzas feitas em forno à lenha e saladas preparadas com produtos locais.

O Bar Le Rossini é um dos ambientes mais bonitos do hotel e o setting perfeito para tomar um drink antes ou após o jantar. A decoração refinada tem bonitos painéis de madeira na parede, um lindo bar e conta com magníficas tapeçarias de Gobelins e Aubusson de mais de 200 anos.

Foto: Fernanda Fehring

O Pool bar fica na elegante piscina do hotel e oferece carta de drinks e vinhos, e um menu leve para almoço ou snacks durante o dia. O local conta com mesas espalhadas pela piscina e pelo jardim, à sombra de oliveiras, pinheiros de Aleppo e ciprestes.

Spa by La Prairie

Votado o “Melhor SPA da Europa” pelo World Luxury Spa Awards, o spa do hotel é espetacular. O espaço oferece tratamentos faciais e corporais, e usam produtos da excelente marca de cosméticos de luxo La Prairie. Dentre as especialidades, um programa de tratamentos feito especialmente para noivas.

Foto: Fernanda Fehring

O centro de wellness tem quatro salas de tratamento internas e gazebos no jardim para massagens, sauna, hammam, academia, salão de beleza e área de relaxamento.

Foto: Fernanda Fehring

Arte

O hotel celebra a herança histórica e artística da região através de exposições de artistas franceses e internacionais. Em 2018, o artista francês Erick Ifergan transformou a capela do Château Saint-Martin com um magnífico mural da árvore da vida – “Tree of life”.

Nesta temporada, o hotel recebe a artista Agnès Sandahl em sua galeria de arte, com seu belíssimo e coloridíssimo trabalho em cerâmica. Seus pratos e vasos lindos de morrer também estão nos restaurantes do hotel.

Foto: Fernanda Fehring

O hotel abriga também as magníficas esculturas do artista espanhol Manolo Valdés, com quatro trabalhos espetaculares espalhados pelo jardim. Com destaque para a espetacular “Cabeça de Borboletas” exposta ao lado da encantadora piscina, e as esculturas “Las Méninas” e “Dama a Caballo”. Uma beleza!

Sustentabilidade

Em matéria de sustentabilidade, o Château Saint-Martin também faz bonito. Desde 2013, o hotel é um “Refuge LPOC”, uma propriedade que visa proteger a natureza através de ações simples e concretas.

Foto: Fernanda Fehring

O Château instalou em seu terreno “caixas de acasalamento” – ou nesting boxes – um hotel para insetos e colmeias. Essa ação incentiva a visita de abelhas e ajuda a biodiversidade, bem como a produção de mel na propriedade. Bravo, Château Saint-Martin!

Foto: Fernanda Fehring

Château Saint-Martin & Spa
2.490 Av. des Templiers,
06140 Vence,
França
Oetkercollection.com
@chateausaintmartin

@fernandafehring é formada em Hotelaria, Gastronomia e Turismo pela Universidade de Surrey, na Inglaterra, e em Cozinha pela École Le Cordon Bleu, de Paris. Foi expatriada por 18 anos, morando em países como Inglaterra, Alemanha, China, França e África do Sul. Mas é no Rio de Janeiro que Fernanda se sente mais feliz. Formada pela McQueens de Londres, Fernanda teve um ateliê de flores durante seis anos no Rio. Trabalha atualmente como curadora de viagens e colunista, e sua grande paixão são as viagens de natureza e de isolamento. País preferido no mundo? África do Sul. Viagem dos sonhos? Alasca.