Megève, estação de esqui nos Alpes franceses, bem no coração do maciço do Mont-Blanc, é um dos vilarejo mais interessantes da Europa. Oferecendo pistas de esqui cross-country, alpino e snowparks no inverno, a área ainda inclui chalés sofisticados, hotéis de luxo e lojas de grife.
Já para quem gosta de flanar, o centrinho de pedestres é todo feito de ruas medievais de paralelepípedos, além de ser apinhado de barzinhos e spots históricos e românticos. Perfeito no inverno e no verão, o vilarejo oferece mil e uma atividades ao ar livre como salto de paraquedas, marcha nórdica, paddle, pesca, golfe, rafting, canoagem, caminhada, escalada, trenó, caminhada com cães… a oferta é imensa até para quem não sabe esquiar.
Mas Megève também faz parte de um universo gastronômico rico: ali, nada mais, nada menos que quatro restaurantes com estrelas no famoso Guia Michelin. Templo dos produtos locais e de estação, a estação é um dos locais mais procurados para quem quer comer muito bem e ainda respirar o ar puro da montanha.
Como, por exemplo, o La Table de l’Alpaga, um dos quatro restaurantes premiados da estação, comandado pelo jovem promissor Alexandre Baule. Pratos requintados como “Saint-Jacques nacrées, Salsifis et condiment pin, bouillon de bardes” (Vieiras Pérola, Salsifi, condimento de pinho e caldo de bardo); “Filet de veau, Navet boule d’or et glaçons fumés à la genièvre, jus court aux baies” (Lombo de vitela, bola dourada de nabo, cubos de gelo de zimbro fumado e sumo com frutos silvestres) e “Pigeon cuit sur le coffre, Les cuisses en caillette et blettes, sauce comme un civet” (Pombo cozido pelo peito, pernas em caillette, acelga e molho tipo ensopado), são de comer ajoelhado e rezando baixinho embaixo da mesa. E de olhos fechados para melhor saborear a experiência.
Esse pedaço de paraiso divide espaço com outro restaurante, o Le Bistrot, com pratos apetitosos como o “Daube de bœuf à la Dauphinoise” (Ensopado de carne Dauphinoise) e “Épaule d’agneau confite sur os” (Ombro de cordeiro confitado no osso), também comandado por Alexandre. Na parte mais gourmande da coisa, a pâtissière Tess Evans-Mialet nos aguça as papilas gustativas com suas sobremesas sofisticadas como o “Cédrat, Sapin et blé noir” (Cidra, Abeto e trigo sarraceno) e o “Lait cru de la ferme de la Croix du Planay, châtaigne et safran d’ici” (Leite cru da fazenda Croix du Planay, castanhas e açafrão daqui). Saída diretamente de restaurantes top du top, Tess começou a carreira aos 25 anos, quando estreou como confeiteira do restaurante Contraste, no 8º distrito de Paris, indo um pouco mais tarde trabalhar no Clarence. Seu trabalho e inventividade a fizeram ganhar o prêmio Lebey pela Melhor Sobremesa de Chocolate, em outubro de 2020.
Esses dois templos da gastronomia de Megève ficam dentro do hotel cinco estrelas L’Alpaga, a dois passos do centro da cidade, no Chemin du Villaret. O local é composto por dez chalets no estilo aldeia, seis deles para alugar de forma independente, e os restantes divididos entre 33 quartos e suites. Além disso, bar e spa. O escritório de arquitetura nova-iorquino Charles&Co, que trabalhou na reforma do espaço, infundiu o espírito das montanhas em cada cômodo, misturando madeira bruta, cerâmica, móveis vintage e linhas de metal contemporâneas.
Uma decoração sóbria e comfy que se estende até os quartos, nos quais armários de madeira ficam lado a lado com poltronas de lã e iluminação design. No quesito lazer, para os mais irreverentes, o inesquecível banho sueco, do lado de fora do hotel com vista para as montanhas. Logo em seguida, por que não se aquecer na sauna aquecida à lenha? Luxo é pouco e bobagem.
Espaços aconchegantes, quartos espaçosos, privacidade e ambientes intimistas, ali dá para se sentir em casa e ainda, de quebra, com um serviço nota dez. Para quem sonha em se casar na montanha, atenção: conhecido por abrigar festas e casamentos no inverno e no verão, o local propõe privatizações para receber a família e os amigos de forma original. Que tal já programar a festa?
Para quem procura mais informações sobre a estação, além de dicas de passeios em família, em casal, entre amigos e até em coquetéis corporativos, o Oficio de Turismo de Megève é a hot line!