Lari Duarte – Foto: Divulgação

Apaixonada por vinhos, a influenciadora Lari Duarte fez uma imersão na degustação de vinhos produzidos na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, e listou as melhores vinícolas para visitar e alguns dos rótulos que ela mais gostou:

Vinícola Luiz Argenta

Essa vinícola fica em Flores da Cunha, caminho para Bento Gonçalves. É uma vinícola super moderna! Lá eles oferecem duas atividades: uma degustação cega super legal e o almoço de menu fechado, composto de quatro pratos deliciosos do Clô Restaurante e Wine Bar. É realmente imperdível!

Casa Valduga

A Casa Valduga é uma das vinícolas mais tradicionais do Brasil e tem excelentes rótulos de espumantes e vinhos. É uma das minhas favoritas da região, quem for para lá não pode deixar de visitar. Recomendo muito escolher uma das opções de degustação, que vale muito a pena, e claro, aproveitar a ida para comprar umas garrafas! Destaco o vinho Luiz Valduga, elaborado com safras e varietais secretos, lançado em homenagem ao patriarca da família.

Vinícola Don Giovanni

Essa vinícola fica em Pinto Bandeira e agora tem o restaurante Nature, com direito a área aberta charmosa para piquenique. Vale destacar, o espumante Dona Bita: cremoso, bem expressivo e com acidez equilibrada. No olfato têm aromas como amêndoas e pão tostado.

Casa Ágora

Essa é uma opção especial, os vinhos são 100% orgânicos e biodinâmicos. Fomos acompanhados pelo proprietário, o seu Hélio, que nos explicou tudo com muita paciência e carinho durante toda a experiência. Destaque para o Kamé, um cabernet frane maravilhoso.

Vinícola Marco Luigi – Marco Luigi Vinhos Raros

Eu amei a história dessa vinícola, que começa já no nome em homenagem ao Marco, primeiro imigrante da família que se estabeleceu no Brasil, no lote número 13 no Vale dos Vinhedos, e que deu início a história da vinícola. Há um vinho em honra a essa história. Tudo muito especial. Também gostei muito do espumante Raro Sur Lie. Nela há uma experiência cega com harmonização com queijos. Achei bem divertido o jogo de tentar adivinhar qual a uva de cada vinho experimentado e com qual queijo ele funciona melhor.

Vinhos Bettú

Tem rótulos maravilhosos! Fiz uma degustação de 4 horas. A Vinhos Bettú comandada por Vilmar Bettú é o grande sucesso atual da vinicultura brasileira. Adorei o Seu Bettú, fundador da vinícola, uma figura. A vinícola fica em Garibaldi, e a degustação é guiada pelo próprio Sr. Bettú, alguém que fala com paixão porque ama o que faz. Ele faz a chamada microvinificação, onde são produzidas pequenas tiragens de cada uva. São vinhos de baixa intervenção, onde os aditivos externos são usados apenas na medida necessário.