Mama Lisboa: conheça o novo hotel do bairro mais cool de Portugal
Foto: Divulgação

Eleger um bom hotel na hora de fazer uma viagem internacional pode não ser tarefa fácil. Afinal, ao mesmo tempo que prezamos pelo conforto e experiências novas na hospedagem, o maior objetivo da visita é desbravar um novo destino. Pensando nisso, a rede Mama Shelter (empresa fundada em Paris, em 2008, pela família Trigano, que cofundou o Club Med) une o necessário para um bom descanso entre passeios, valorizando a cultura da cidade em que está sediado e com uma jovialidade única no design de seus ambientes.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Espalhada pelo mundo, a rede ganhou um novo integrante para a família: o Mama Lisboa. Localizado em um ponto estratégico da capital portuguesa, o hotel fica localizado no bairro Príncipe Real (eleito o quinto mais cool do mundo pela Time Out), há apenas uma curta caminhada da famosa Av. da Liberdade (onde as principais grifes internacionais têm loja), da estação de metrô Rato e de pontos turísticos como o Jardim Botânico de Lisboa e o Museu Nacional de História Natural e da Ciência.

Apesar de não ficar no burburrinho de Chiado, é possível chegar ao bairro boêmio em poucos minutos, o que facilita ainda mais aproveitar o que Lisboa tem a oferecer em todos os momentos do dia. A Bazaar foi conhecer a novidade e conta todos os detalhes da experiência para você planejar a sua visita à Portugal:

A hospedagem

Mama Lisboa: conheça o novo hotel do bairro mais cool de Portugal
Foto: Divulgação

A fachada de ladrilhos verdes do Mama Shelter anuncia: cor é o que não falta no hotel. Prezando por uma decoração jovial e divertida, logo na entrada, um pebolim dá boas-vindas aos visitantes, que logo na recepção entram em contato com uma curadoria de produtos – de jogos a itens de design – que traduzem o espírito da marca.

Regionalidade é o que não falta na decoração criada por Benjamin El Doghaïli, head of design da rede. O designer francês deu prioridade a materiais depois no projeto que demorou cinco anos para ser concluído – atrasado por questões estruturais do prédio e pela pandemia da Covid-19. Ao entrar nos quartos, o desejo de homenagear a história portuguesa já fica claro no primeiro passo. O carpete escolhido para os quartos é inspirado nos padrões dos famosos azulejos locais. Uma característica interessante – e que cria amplitude ao quarto – é o fato de que o desenho do carpete do quarto continua no azulejo do banheiro, como se o chão fosse o mesmo nos dois ambientes.

Mama Lisboa: conheça o novo hotel do bairro mais cool de Portugal
Foto: Divulgação

Benjamin conta que a estrutura do prédio escolhido resultou em quartos mais compactos, mas não menos confortáveis. Com uma cama confortável, televisão (com acesso fácil às principais plataformas de streaming), mesa, cadeira, armário com cofre e um amplo banheiro (com a área reservada separada do chuveiro e da pia), são os detalhes que dão ao lugar o toque cool da rede Mama Shelter.

Mama Lisboa: conheça o novo hotel do bairro mais cool de Portugal
Foto: Divulgação

Das máscaras de heróis transformadas em luminárias a moldura de cortiça da televisão (material do qual Portugal é o maior produtor), passando pelos jogos de tabuleiro que funcionando como mesa de cabeceira e pelos amenities sustentáveis, os quartos reforçam os propósitos do Mama Lisboa. Mas a verdadeira protagonista da decoração é a peça Bordallo Pinheiro que orna cada quarto, normalmente representando a natureza local.

Todo o conforto de chegar ao hotel após longos dias de passeio ou de optar por trabalhar do quarto só é possível graças ao atendimento impecável da equipe. Atenciosos e dispostos, todos os membros da staff provam que o lugar está de braços abertos para receber seus hóspedes.

O restaurante

Mama Lisboa: conheça o novo hotel do bairro mais cool de Portugal
Foto: Divulgação

Desde sua inauguração, o restaurante do Mama Lisboa se tornou um point da capital portuguesa. Durante a semana em que ficamos no hotel, o estabelecimento funcionou com lotação máxima todos os dias e só era possível conseguir uma mesa com reserva prévia. Unindo boa gastronomia com um ambiente festivo e decoração única, é o tipo de lugar que a diversão está garantida.

Começando pelo design do local, Benjamin deu continuidade à valorização da cultura local. Um bom exemplo é o balcão do bar criado com mármore português e com os diversos peixes criados por Bordallo Pinheiro que saltam das paredes – sob fundos espelhados, é como se o cardume não tivesse fim.

O fundo do mar é a principal inspiração da decoração, que também conta com um lindo teto todo pintado à mão pelo artista Beniloys. As cores intensas ficam por conta do mix de azulejos das paredes, do carpete florido e das cortinas. O espaço também conta com uma área externa, deliciosa para aproveitar os bem servidos cafés da manhã do hotel.

O cardápio, assinado pelo chef Nuno Bandeira de Lima, conta com entradas para acompanhar as bebidas, como uma deliciosa burrata, pratos principais reconfortantes e sobremesas. Destaque para o polvo grelhado, acompanhado com pak choi, pinhão e páprica. Outra grande aposta do restaurante são as pizzas, que prometem bater de frente com as italianas – e cumprem.

Mama Lisboa: conheça o novo hotel do bairro mais cool de Portugal
Foto: Divulgação

Caso visite a cidade no verão, a indicação é apreciar as delícias do Mama no rooftop com vista de quase 360º de Lisboa. Nada melhor do que um bom vinho para apreciar junto com os principais espaços da cidade vistos do alto.

Localização

Mama Lisboa: conheça o novo hotel do bairro mais cool de Portugal
EmbaiXada – Foto: Divulgação

A localização do Mama Lisboa facilita a visitação dos principais pontos turísticos de Lisboa, como a praça Marquês do Pombal e a praça do Comércio. Para quem prefere programas menos óbvios, um point localizado perto do hotel é a EmbaiXada, espaço que une história e moda em um mesmo lugar. Localizada no Palácio Ribeiro da Cunha, a galeria comercial mantém intacta a infraestrutura do palácio neoárabe do século XIX e abriga uma série de marcas e artistas nacionais. O projeto preserva o patrimônio arquitetônico, ao mesmo tempo em que apresenta para os seus visitantes o que novos nomes do design, artesanato e moda estão produzindo.

Mama Lisboa: conheça o novo hotel do bairro mais cool de Portugal
Loco – Foto: Divulgação

Quando o assunto é gastronomia, não faltam restaurantes deliciosos em Lisboa. Entre eles, o elegante Loco, comandado pelo chef Alexandre Silva. Com um conceito de fine dining, o restaurante valoriza os produtos naturais, optando por ingredientes de pequenos produtores e seguindo uma cultura zero waste, ou seja, tudo é reaproveitado na cozinha. Respeitando as microestações, o cardápio do Loco está sempre se renovando e a casa oferece um delicioso menu degustação com 17 momentos – que pode ser harmonizado com vinhos ou uma série de sucos e chás. O ápice da experiência acontece na hora do café, quando a equipe apresenta uma caixa recheada de deliciosos petit fours que resumem o conceito da casa.

Mama Lisboa: conheça o novo hotel do bairro mais cool de Portugal
Suba – Foto: Reprodução/Instagram/@subarestaurante

Outra deliciosa opção é o restaurante Suba, localizado nos últimos andares do Verride Palácio de Santa Catarina. Com cardápio assinado pelo chef Fábio Alves, o local oferece uma elegante e delicada experiência – iniciada pela vista do local, passando pela louça (incluindo o divertido bondinho que traz as entradas) e chegando à comida saborosa. Entre os pratos provados, destacamos o cabrito em dois tempos acompanhado por couve portuguesa e japonesa, pétala de cenoura, jus e arroz. A carne desmancha na boca e o sabor do molho é inesquecível.