Paraíso fica a 80 minutos de voo de Miami (Fotos: Acervo Pessoal)

Por Adriana Lerner, do México*

Conhecer o Maroma, recém-reformado no México e seu novíssimo spa da Guerlain, foi uma ótima oportunidade para me conectar à cultura maia, aproveitar a linda praia com água do mar morna e cristalina, conhecer chefs e suas deliciosas receitas e desfrutar de um relax dos sonhos. As acomodações são impecáveis e toda a comunicação com os mordomos – sempre à disposição – é feita pelo Whatsapp. Extremamente eficiente, marquei todas as aulas de yoga, meditação ao nascer do sol, sound healing e os tratamentos do spa através deste sistema.

E o melhor: o hotel está super próximo do aeroporto de Cancún. O traslado é feito em um carro do hotel e demora cerca de 30 minutos. De Miami, de onde parti, o voo demorou mais ou menos 80 minutos. Nunca foi tão fácil e rápido chegar a um paraíso.

O ícone, que acaba de renascer (ele foi reinaugurado em agosto passado), conta com 72 apartamentos, suítes e villas – revelando 10 novas suítes à beira-mar. Mistura materiais locais, trabalhos artesanais e quatro destinos gastronômicos, incluindo um novo restaurante, o Woodend by Curtis Stone, do renomado chef com estrela Michelin, e o Casa Mayor, do chef executivo mexicano Daniel Camacho. Neste último, a autêntica culinária local é o centro das atenções.

O biofílico Maroma Spa by Guerlain é um retiro de bem-estar holístico com menu de tratamentos focados na natureza e experiências imersivas para os hóspedes, incluindo uma botica no local e o meliponário, que abriga a reverenciada abelha Melipona. Baseado em cuidados com a comunidade e o meio ambiente, o Maroma também apresenta iniciativas inovadoras de sustentabilidade – beneficiando não só a propriedade, mas também a comunidade. Enraizado na alma de Yucatán, o Maroma entra em uma nova era no coração pulsante da Riviera Maia, em um terreno de 80 hectares com areia branca sempre pronta para receber pegadas.

Foto: Acervo Pessoal

ARTESANATO E DESIGN

O estúdio de design de Tara Bernerd & Partners reconfigurou a arquitetura original do Maroma, utilizando estuque branco e seguindo a geometria sagrada da alvenaria maia. Colaborando com artesãos locais, 80% dos móveis foram feitos à mão no México, destacando-se peças como azulejos pintados à mão por José Noé Suro, tapetes da Henequen Textiles, e shadow boxes de plantas nativas criados por Eduardo Rincón.

O design do hotel, inspirado no estilo fazenda, promove um ambiente residencial descontraído, incentivando os hóspedes a explorarem áreas públicas com detalhes como tecidos de Oaxaca, ladrilhos Saltillo de Guadalajara e portas de Yucatán feitas com pesadas estruturas de madeira e os lustres feitos de conchas – de Tara Bernerd & Partners, que se inspiraram nas joias de jade maias. As três piscinas foram redesenhadas com azulejos Sukabumi de pedra vulcânica.

Os 72 apartamentos, suítes e villas, muitos com vista para o oceano, foram distribuídos ao longo da praia privativa. Dez novas suítes à beira-mar oferecem vistas panorâmicas e acesso direto à praia, algumas com piscinas privativas, outras com jardim. Aqueles que buscam mais privacidade, podem optar pelas vilas de dois quartos, com piscina à beira-mar, ou pela Villa Maroma de 366 metros quadrados, com quatro quartos, cozinha completa, bar, amplo terraço externo, espreguiçadeiras e piscina privativa.

A parceria com Collectiva Concepción resultou em uniformes e kaftans bordados à mão por artesãs de Chiapas. A marca de fragrâncias Xinú criou um perfume personalizado e amenities de banho inspirados na árvore regional Amate.

GASTRONOMIA REGIONAL

A Belmond uniu forças com o chef estrelado para inaugurar o Woodend by Curtis Stone, um restaurante exclusivo. Celebrando a fusão entre o mar e a selva,  apresenta pratos sazonais inspirados por agricultores e pescadores locais, preparados com a característica técnica de fogo aberto. O cardápio destaca pratos como camarão azul grelhado com manga verde e ostras cruas com mignonette de abacaxi, refletindo a rica culinária da Península de Yucatán, com ênfase em ingredientes locais.

Bar Bambudo, no Maroma (Foto: Acervo Pessoal)

No Casa Mayor, o chef executivo mexicano Daniel Camacho continua sua tradição de celebrar a diversidade culinária do México, com 90% dos ingredientes provenientes do país. Comprometido com a sustentabilidade, Camacho reinventa pratos tradicionais usando frutos do mar frescos, promovendo a pesca sustentável. Os hóspedes desfrutam de uma variedade de pratos criativos, como torres de frutos do mar e birria ao estilo Jalisco, enquanto saboreiam coquetéis exclusivos baseados no bar Bambuco, que adota uma política de “lixo zero”. O lendário Freddy’s Bar, à beira da praia, oferece uma experiência vibrante com música animada, frutos do mar frescos e coquetéis autoriais, destacando-se pelo design que incorpora a beleza dos arredores com elementos tropicais.

RITUAIS SAGRADOS, VIBRAÇÕES DE CURA

O Maroma Spa by Guerlain, o primeiro na América Latina, redefiniu o bem-estar com rituais inspirados nos quatro elementos da natureza (fogo, água, terra e ar) e na abelha Melipona, símbolo maia há mais de 3 mil anos.

Destacando o Bee Healing Ritual, à base de mel da coleção Abeille Royale da Guerlain, o spa oferece experiências holísticas, como a terapia sonora, meditação Under the Sea Wave e cerimônia Temazcal. Workshops diários abrangem meditação, movimentos e yoga, enquanto a botica do spa permite aos hóspedes aprenderem sobre ervas naturais e prepararem suas próprias terapias, incluindo o workshop Healing Remedies com a colheita e criação de bálsamos naturais, esfoliantes e muito mais usando um alambique de cobre.

IRRESISTÍVEL IMERSÃO

No Maroma, cada momento, desde o design até as experiências imersivas, reflete as culturas e tradições maias. Os dias incluem passeios de bicicleta pela selva, experiências culinárias como a Nixtamal Journey e Journey Around the Agave, e a observação noturna das estrelas com um astrônomo.

Certificado pela Starlight Tourism da Organização Mundial de Turismo (OMT), o hotel oferece uma experiência única com vinhos biodinâmicos. Para explorar os tesouros de Yucatán, os hóspedes têm acesso à maior barreira de recifes do hemisfério icidental, com mergulhos certificados pela PADI e passeios privados de snorkel, além da opção de explorar um cenote exclusivo, escolhendo entre um mergulho a céu aberto ou uma excursão por uma caverna subterrânea.

SUSTENTABILIDADE LOCAL

O Maroma tem colaborado com organizações locais, como a Fundación Selva Maya e Mayahuum, para proteger a abelha Melipona na península de Yucatán. Em parceria com a Guerlain, a Belmond expandirá as colmeias (pelo menos 100 mil até 2025) e implementará iniciativas como a Bee School e Women for Bees nas comunidades locais.

Na propriedade, um apicultor maia passará por treinamento aprofundado para cuidar das colmeias do Maroma, enquanto os hóspedes podem se inscrever em workshops sobre a importância da sobrevivência da espécie e colher os benefícios medicinais e saborosos com um spa centrado em abelhas e experiências culinárias.

Além disso, o hotel é membro do programa EarthCheck, adotando medidas para aumentar a biodiversidade e resgatar plantas endêmicas em risco de extinção. O Maroma também é um importante local de nidificação para aves ameaçadas, com programas de conservação em vigor.

O Santuário de Tartarugas protege diversas espécies marinhas, contribuindo para a soltura de filhotes no oceano. Além disso, o hotel lançou a série Fotografía Maroma com quatro fotógrafos mexicanos: Patricia Lagarde, Javier Hinojosa, Ilán Rabchinskey e Margot Kalach. Sob curadoria de Fariba Farshad (diretora do Photo London), e Patricia Conde (da galeria homônima, na Cidade do México), a série captura a essência da Riviera Maia, encapsulando sua cultura, história e paisagens exuberantes – elementos refletidos em toda a reformulação imersiva inspirada na cultura maia do Maroma.

*A colaboradora viajou a convite de Belmond Maroma.