Balloon Museum, em Nova York – Foto: Divulgação

Não só de vida noturna, ótimas butiques e cartões postais de tirar o fôlego, vive a cidade que nunca dorme. Nova York abriga também uma das principais semanas de moda do mundo, além de opções culturais imperdíveis para um roteiro turístico mais completo. A artista visual Flávia Junqueira, que acaba de passar uma temporada nos Estados Unidos, destaca cinco lugares que não podem faltar na programação de quem passará pela cidade nas próximas semanas. Veja:

“Judy Chicago: Herstory”, New Museum

Foto: Divulgação

A exposição “Judy Chicago: Herstory” está em exibição no New Museum, em Nova York e reúne seis décadas do trabalho disruptivo e feminista da artista Judy Chicago. Em diálogo com um cuidado acervo de trabalhos de outras artistas mulheres, escritoras e pensadoras relevantes ao longo dos séculos, que dividem uma instalação inédita, que ocupa três pisos do museu.

“Para mim, foi importante visitar a exposição e poder me conectar com a produção de uma artista que celebra o feminino com força, responsável por grandes avanços na arte feminista, uma mulher realmente inspiradora. Poder ver o trabalho de Judy pessoalmente é uma aula, que passeia entre técnicas tradicionalmente femininas e habilidades brutas, e que lida com questões relevantes como a criação, o machismo entre outros”, conta Flávia Junqueira.

“Henry Taylor: B Side”, Whitney Museum

Foto: Divulgação

Para Flávia, a exposição “Henry Taylor: B Side”, em cartaz no no Whitney Museum, é crucial para aqueles que buscam compreender e se inserir melhor no cenário atual das artes. Por mais de três décadas, o artista Henry Taylor retratou pessoas de origens muito diferentes, com uma mistura de ternura e imediatismo. Como o próprio nome da mostra já sugere, a exposição traz o olhar único e instintivo do artista, através de uma curadoria de telas, esculturas e desenhos pouco exibidos.

“Prickling Goosebumps & a Humming Horizon”, de Pipilotti Rist

Foto: Divulgação

A instalação da artista suíça Pipilotti Rist, utiliza projeções de suas obras em grande dimensão e som ambiente para criar uma atmosfera imersiva, em um ambiente no qual o espectador pode mergulhar na obra e tê-la refletida em seus corpos. A mostra conta ainda com vídeos em loop e total interação com o público que pode sentar no mobiliário que compõe o cenário instalativo na Galeria Hauser & Wirth NY.

“Best in Show – Pets in Contemporary Photography”, Fotografiska

Obra de Winnie Au – Foto: Divulgação/Winnie Au

Paras os apaixonados por pets, a parada obrigatória é a exposição “Best In Show” que apresenta mais de cem imagens incríveis, de 25 fotógrafos renomados, retratando diferentes animais de estimação em cenas do cotidiano e outras um tanto inusitadas, explorando a conexão e o vínculo inquebrável entre humanos e seus pets. A mostra ocupa dois andares da Fotografiska, no Flatiron District.

Balloon Museum

O Balloon Museum realiza exposições de com obras nas quais o “ar” é o elemento protagonista. O espaço é uma verdadeira viagem por instalações fora de escala, em que o espectador é colocado no centro de uma experiência imersiva e interativa. Esta abordagem não convencional da cultura além de fascinar adultos e crianças, impulsiona a Arte Insuflável. Para Flávia Junqueira, o museu é sempre uma parada obrigatória em seus roteiros de pesquisa.