Playa Bikini - Foto: Lucas Recchia
Playa Bikini – Foto: Lucas Recchia

Por Lucas Recchia

Um dos balneários mais badalados da América do Sul, Punta del Este já foi conhecida como a Mônaco da América Latina ou os Hamptons do Sul, mas a verdade é que a cidade cada vez mais se aproxima de Miami, devido os grandes empreendimentos imobiliários que não param de aumentar na cidade.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Punta não apenas um destino para amantes de cassinos, é também o destino perfeito para quem gosta de belas praias, arquitetura, arte e festas exclusivas. O distrito de Maldonado tem muitos atrativos, além dos tradicionais pontos turísticos, sendo uma ótima alternativa para quem busca dias de descanso.

O Cipriani, um dos mais recentes conglomerados a anunciar investimento na cidade, está localizado em José Ignácio, um vilarejo afastado, repleto de mansões e hotéis como o Fasano Las Piedras e Bahia Vik. É em José Ignácio onde estão os principais beach clubs e restaurants da cidade.

Bahia Vik - Foto: Divulgação
Bahia Vik – Foto: Divulgação

Com três hotéis – Estância Vik, Bahia Vik e Playa Vik – a rede do empresário norueguês Alexander Vik atrai visitantes que desejam um ambiente sofisticado e exclusivo. O interior de cada suíte é assinado por diferentes artistas uruguaios e a arquitetura do hotel fica por conta de Marcelo Daglio. Para quem não está hospedado, é possível conhecer um pouco do estilo Vik no restaurante do hotel que fica ao lado, o La Serena. Destino perfeito para quem quer um beach club pé na areia e desfrutar de uma culinária típica uruguaia.

Fasano Las Piedras - Foto: Lucas Recchia
Fasano Las Piedras – Foto: Lucas Recchia

Outro grupo hoteleiro que marca presença na cidade é o Fasano, com o Fasano Las Piedras, assinado por Isay Weinfeld, um dos principais nomes da arquitetura brasileira. O hotel chama atenção em meio aos campos uruguaios pelas linhas simples e o rigor na qualidade de atendimento aos hóspedes.

Las Piedras Beach Club - Foto: Lucas Recchia
Las Piedras Beach Club – Foto: Lucas Recchia

Na principal rua de José Ignacio está localizado o La Huella, um restaurante à beira da praia que é parada obrigatória para quem visita a cidade. Outras opções imperdíveis são: Fish market, Elmo e Cuatro Mares. Caminhar pelas ruas de José Ignácio é uma ótima pedida pra quem quer conhecer um pouco da arquitetura local e visitar algumas lojas, como a que a brasileira Osklen que inaugurou em janeiro de 2020.

Por falar em lojas, o destino reúne as principais marcas de luxo, como Valentino, Ermenegildo Zegna, Chloé e Orlebar Brown com preços atrativos se comparado aos valores praticados no Brasil.

Bodega Garzón - Foto: Lucas Recchia
Bodega Garzón – Foto: Lucas Recchia

Se o tempo não ajudar, Punta oferece uma série de atividades alternativas, como conhecer a Bodega Garzón, empreendimento do bilionário argentino Alejandro Bulgheroni. A vinícola é conhecida por ter um dos melhores vinhos uruguaios, além de uma excelente produção de azeites de oliva. É possível conhecer a vinícola com uma visita guiada e em seguida almoçar no restaurante Garzon, comandado pelo estrelado chef Francis Mallmann.

Casa Pueblo - Foto: Lucas Recchia
Casa Pueblo – Foto: Lucas Recchia

Além da arquitetura refinada que permeia os quatro cantos de Punta, a cidade é repleta de arte, como a Casa Pueblo, casa do artista Carlos Paez Vilaró. A casa foi sendo construída ao longo de toda a sua vida e reúne algumas das obras do artista, é conhecida entre os turistas pela vista do pôr do sol.

Além disso, um destino imperdível é a fundação Pablo Atchugarry, ainda pouco conhecida pelos turistas. A fundação é um espaço aberto que reúne obras tanto de Pablo, que pode ser encontrado no local confeccionando suas incríveis esculturas em mármore, assim como obras de outros grandes artistas uruguaios.

Pietà de Pablo Atchugarry - Foto: Lucas Recchia
Pietà de Pablo Atchugarry – Foto: Lucas Recchia
Fundação Pablo Atchugarry - Foto: Lucas Recchia
Fundação Pablo Atchugarry – Foto: Lucas Recchia

Leia Mais:
O lado zen da Itália: conheça opções para quem quer relaxar nas férias
Check Hotels: descubra as novidades mais quentes da hotelaria mundial
Sofitel New York: conheça o disputado hotel boutique da cidade