
Por Lucas Recchia
Um dos balneários mais badalados da América do Sul, Punta del Este já foi conhecida como a Mônaco da América Latina ou os Hamptons do Sul, mas a verdade é que a cidade cada vez mais se aproxima de Miami, devido os grandes empreendimentos imobiliários que não param de aumentar na cidade.
Punta não apenas um destino para amantes de cassinos, é também o destino perfeito para quem gosta de belas praias, arquitetura, arte e festas exclusivas. O distrito de Maldonado tem muitos atrativos, além dos tradicionais pontos turísticos, sendo uma ótima alternativa para quem busca dias de descanso.
O Cipriani, um dos mais recentes conglomerados a anunciar investimento na cidade, está localizado em José Ignácio, um vilarejo afastado, repleto de mansões e hotéis como o Fasano Las Piedras e Bahia Vik. É em José Ignácio onde estão os principais beach clubs e restaurants da cidade.

Com três hotéis – Estância Vik, Bahia Vik e Playa Vik – a rede do empresário norueguês Alexander Vik atrai visitantes que desejam um ambiente sofisticado e exclusivo. O interior de cada suíte é assinado por diferentes artistas uruguaios e a arquitetura do hotel fica por conta de Marcelo Daglio. Para quem não está hospedado, é possível conhecer um pouco do estilo Vik no restaurante do hotel que fica ao lado, o La Serena. Destino perfeito para quem quer um beach club pé na areia e desfrutar de uma culinária típica uruguaia.

Outro grupo hoteleiro que marca presença na cidade é o Fasano, com o Fasano Las Piedras, assinado por Isay Weinfeld, um dos principais nomes da arquitetura brasileira. O hotel chama atenção em meio aos campos uruguaios pelas linhas simples e o rigor na qualidade de atendimento aos hóspedes.

Na principal rua de José Ignacio está localizado o La Huella, um restaurante à beira da praia que é parada obrigatória para quem visita a cidade. Outras opções imperdíveis são: Fish market, Elmo e Cuatro Mares. Caminhar pelas ruas de José Ignácio é uma ótima pedida pra quem quer conhecer um pouco da arquitetura local e visitar algumas lojas, como a que a brasileira Osklen que inaugurou em janeiro de 2020.
Por falar em lojas, o destino reúne as principais marcas de luxo, como Valentino, Ermenegildo Zegna, Chloé e Orlebar Brown com preços atrativos se comparado aos valores praticados no Brasil.

Se o tempo não ajudar, Punta oferece uma série de atividades alternativas, como conhecer a Bodega Garzón, empreendimento do bilionário argentino Alejandro Bulgheroni. A vinícola é conhecida por ter um dos melhores vinhos uruguaios, além de uma excelente produção de azeites de oliva. É possível conhecer a vinícola com uma visita guiada e em seguida almoçar no restaurante Garzon, comandado pelo estrelado chef Francis Mallmann.

Além da arquitetura refinada que permeia os quatro cantos de Punta, a cidade é repleta de arte, como a Casa Pueblo, casa do artista Carlos Paez Vilaró. A casa foi sendo construída ao longo de toda a sua vida e reúne algumas das obras do artista, é conhecida entre os turistas pela vista do pôr do sol.
Além disso, um destino imperdível é a fundação Pablo Atchugarry, ainda pouco conhecida pelos turistas. A fundação é um espaço aberto que reúne obras tanto de Pablo, que pode ser encontrado no local confeccionando suas incríveis esculturas em mármore, assim como obras de outros grandes artistas uruguaios.


Leia Mais:
O lado zen da Itália: conheça opções para quem quer relaxar nas férias
Check Hotels: descubra as novidades mais quentes da hotelaria mundial
Sofitel New York: conheça o disputado hotel boutique da cidade