Jalapão – Foto: iStock

A 180 quilômetros de Palmas, no extremo leste do Tocantins, existe uma região do cerrado brasileiro com uma vasta reserva natural e beleza incomparável. Esse é o Parque Estadual do Jalapão, uma área preservada de 34 mil km², sendo um dos maiores blocos de vegetação nativa que ainda sobraram no Brasil. É fato que neste país não faltam belos lugares para se fazer turismo, por isso o Jalapão ainda está longe de ser um dos destinos mais conhecidos ou cobiçados. Por esse motivo, o Jalapão é um verdadeiro paraíso escondido e certamente merece mais atenção.

O parque faz divisa com Bahia, Maranhão e Piauí, ou seja, é um lugar distante, que fica literalmente nas extremidades do Tocantins. Por ser uma área muito extensa, é possível conhecer diversas paisagens incríveis no caminho e ainda passar por diversos pontos turísticos, então o ideal é preparar um bom roteiro e traçar uma rota que passe pelos principais pontos do Jalapão. É indispensável que os turistas façam o trajeto com um veículo 4×4, pois a estrada é de terra e possui um percurso bem sinuoso. Existem diversas paradas e hospedagens no caminho, então esse é um passeio de vários dias.

É válido lembrar que não existe aeroporto nem nenhum outro meio de transporte que vai até o Jalapão, então a única forma de chegar lá é dirigindo de Palmas até o parque. Reserve pelo menos dois dias, caso queira conhecer apenas as atrações principais, mas quem busca uma visita mais completa pode ficar de cinco a sete dias pelo parque, aproveitando cada pedacinho, sem pressa.

Os principais pontos turísticos começam na cidade de Mateiros, onde fica a famosa Cachoeira da Velha. Com, aproximadamente, 100 metros de largura, a cachoeira é apenas para contemplação, mas já vale pela paisagem deslumbrante. Em compensação, próximo da Cachoeira da Velha, existe a Prainha do Rio Novo, uma bela piscina natural com águas calmas e transparentes, onde todos podem aproveitar.

A próxima parada seria o Fervedouro Bela Vista, um dos lugares mais bonitos do Jalapão, sendo um grande poço redondo com água azul-turquesa. A 36 km de Mateiros, existe outra cachoeira, a Cachoeira da Formiga, um lugar igualmente belo, que, diferentemente da Cachoeira da Velha, pode ser aproveitado por completo. Ambos ficam em espaços particulares, então é necessário pagar uma pequena taxa para entrar, e o tempo é limitado.

Quem não possui um veículo 4×4 para se aventurar no Jalapão não precisa se preocupar, pois existem diversos estabelecimentos que oferecem aluguel de carros para os visitantes. Basta alugar um automóvel adequado pelo tempo que planeja passar na região e aproveitar a viagem sem preocupações.