Hôtel du Palais Biarritz Unbound Collection by Hyatt – Foto: Divulgação

Por Juliana A. Saad

Um destino insider está vivendo um momento de efervescência, com muita gente fazendo o détour atraída pelo lifestyle surfer, easygoing e chic. A uma hora e meia de voo (ou quatro horas de TGV) de Paris e voilá… Bienvenue a Biarritz, no País Basco francês – onde está localizado o único hotel-palácio cinco estrelas na Costa Atlântica francesa, com suas praias pontuadas por cabanas listradas e vibe relax.

Fotos: Acervo pessoal

O encantador village costeiro no sudoeste do país entrou para o mapa do beau monde quando a fashionista Imperatriz Eugénie e Napoleão III construíram seu palácio de verão à beira-mar, no então vilarejo de pescadores, em meados do século 19. O mundo girou e a propriedade foi transformada no Hôtel du Palais Unbound Collection by Hyatt, cujo hype cresceu ao longo dos anos, proporcionalmente à constelação de artistas, celebridades, aristocratas, cabeças coroadas, poderosos e descolados viajantes que lá se hospedaram: de Picasso à Ava Gardner, de Ernest Hemingway a Sinatra, de Igor Stravinsky (que morou em Biarritz) à Coco Chanel (que apresentou a cidade a seu amigo compositor), de Stephen Frears a Michelle Pfeiffer e Felicity Jones (estrelas do filme “Chéri”, do diretor irlândes, rodado no hotel), de Audrey Tatou e Gad Elmaleh (de “Amar… Não Tem Preço”, filmado em seu bar) a Justin Trudeau e Emmanuel Macron (que estiveram lá na reunião do G7). Todos passaram por lá, fazendo do hotel um destino cinematográfico por excelência.

O Hôtel du Palais exala uma vibe irresistível – meio Fitzgerald meets Slim Aarons, com um toque de Belle Époque. No centro dessa atmosfera magnética, ancorado em um penhasco nas areias da Grand Plage e com vistas deslumbrantes que se estendem pela Baía de Biscaia e o farol Saint-Martin, o luxuoso hotel combina uma rica herança histórica com o conforto contemporâneo, mescla perfeita para uma hospedagem fora do comum.

Ao atravessar a alameda florida, a imponência dos jardins e a majestade da arquitetura do Hôtel du Palais impressionam. No lobby, detalhes históricos chamam a atenção: o teto ornado e sustentado por colunas, os quadros retratando o jovem casal imperial que ali morou, em harmonia com móveis antigos e peças contemporâneas, além dos lustres de cristal – um mix que cria uma atmosfera única. As amplas janelas ao fundo revelam o mar e a paisagem costeira. Explorar os encantos e o conforto deste palácio promete ser o ponto alto da estadia.

Fotos: Divulgação

Uma das estrelas do Unbound Collection by Hyatt – uma coleção de propriedades que se destacam pela personalidade única e experiência marcante, em que hotéis contam histórias por meio de seu design, singularidades e localização –, o Hôtel du Palais Biarritz é interligado por escadarias imponentes e elevador revestido com painel de cobre, criado por um talentoso artesão premiado com o título de Meilleur Ouvrier de France.

Esse cuidado, resultado da dedicação de uma equipe interna de artesãos e seus ateliers, mantém a elegância atemporal do hotel, refletindo a tradição artesanal com um toque de refinamento. Uma das 16 propriedades na categoria “Palace” da França, ele é um dos poucos a integrar o Comité Colbert, destacando seu compromisso com a excelência e o savoir-faire francês.

Fotos: Divulgação

E as suítes? Um sonho! Imagine-se abrindo as portas da varanda e dando de cara com ondas batendo na areia, surfistas e um panorama que se expande pela Baía de Biscaia. Navegue os olhos pelo farol e o Atlântico, enquanto degusta seu café da manhã em meio a um cocoon de puro conforto e sofisticação, com uma decoração que combina lindos tecidos, móveis clássicos e uma paleta de cores que harmoniza perfeitamente com as vistas naturais ao redor – azul e branco, bege e toques de vermelho refletem sua elegância.

Detalhes como papeis de parede toile de Jouy, pinturas e fotos vintage (em preto e branco) retratando cenas das praias de Biarritz dão o tom. Em algumas acomodações, a vista é para os belos jardins; em outras, quadros vintage e placas na porta revelam nomes de hóspedes famosos que lá ficaram – como o escritor Jean Cocteau. A vibe marítima se intensifica nas suítes do último andar, destacadas com seu décor e janelas arredondadas, tipo escotilhas. Cama king-size, closet superespaçoso para todos seus looks resort, living e sala de banho com chuveiros e banheiras de mármore – além de amenities Guerlain – são um convite ao relaxamento e ao bem-viver.

La Piscine

Foto: Divulgação

Além de se jogar nas piscinas com vistas escancaradas para o mar, você pode curtir aulas de surf programadas pelo hotel. E nada melhor do que retornar do mar frio para um mergulho na piscina californiana – inaugurada com um mergulho de Frank Sinatra e Ava Gardner nos anos 1950 – com água do mar aquecida, que se abre para o oceano em um cenário naturalmente espetacular.

Comer, beber, viver

Fotos: Divulgação

O La Rotonde, do Hôtel du Palais, definido como “o mais belo restaurante do mundo” pelo chef celebridade Alain Ducasse, merece cada elogio. Sob a liderança do chef executivo Christophe Scheller e do chef pâtissier Aleksandre Oliver, sua culinária é uma verdadeira celebração dos sabores franceses e bascos. Cada prato é uma ode à alta gastronomia, exaltando a qualidade dos ingredientes locais e apresentando-os de forma que impressiona tanto o paladar quanto os olhos.

Mas primeiro, cocktails de champanhe e drinks – preparados com um mis-en-scène chic à sua frente – dão início a uma noite que ficará grudada no céu da boca. Comece com a Fleur de Courgette recheada com ricota e trufas, delicadamente assada e finalizada com um toque de azeite basco. Siga com o robalo fresco com uma crosta de ervas provençais e servido sobre uma cama de Ratatouille e molho beurre blanc – o prato eleva os sabores do Atlântico com uma sutileza única. E, neste ambiente refinadamente vintage, como não encerrar o jantar com o clássico Crêpe Suzette (na versão Crêpe Suzy, com um toque de anis) flambado à mesa com Grand Marnier, laranja e açúcar caramelizado? O serviço é um show de savoir-faire e precisão nos detalhes – do balé preciso dos atendentes em uniformes elegantes ao requinte das louças e mesas.

À beira da piscina, o delicioso restô Le Sunset é mais casual, com destaque para os plateaus de frutos do mar frescos, como ostras, lagostins e camarões, perfeitos para serem apreciados com taças dos vinhos da região basca, como o Irouléguy Blanc e o Jurançon Sec, com suas notas florais e frutadas realçando os sabores dos pratos.

Um dos meus lugares favoritos no hotel, o Bar Napoléon III, ocupa o antigo escritório do imperador e exala art de vivre francês em um ambiente clássico e cool, com sofás de veludo azul, lareira e long bar, é ideal para desfrutar de cocktails como o L’Amourette (feito com Champagne, Lillet Rosé e Cranberry) e o Napoléon Sour (twist do clássico whisky sour) e uma refrescante seleção de Gin & Tonics.

Quer saber? É uma das melhores cartas de drinks e destilados que você verá – com mixologia de altíssimo nível, e uma coleção de Cognacs, Armagnacs, Champagnes, Liqueurs, Whiskeys e Single Malts do mundo –, o Bar simplesmente sensacional. Ele se abre para o Le Terrasse, aninhado nos jardins do hotel e também oferecendo o mar à frente, onde é possível saborear pratos tradicionais e da culinária local ou apenas tomar seu drink ao ar livre, com vista para o mar.

Wellness imperial

Foto: Divulgação

Para momentos de puro bem-estar, o Spa et Club Impérial by Guerlain eleva o conceito a outro nível. Com vistas envidraçadas, tem solarium, piscinas aquecidas, áreas de relaxamento, saunas, jacuzzis, duchas hamman, além de gym e salão de beleza – é um oásis de wellness onde tratamentos e massagens para rosto e corpo com os divinos produtos Guerlain (como os exclusivos “Belharra” e a “Radiance Facial”) são realizados com maestria por profissionais qualificadas em uma experiência sensorial definitiva.

A história da Guerlain entrelaça-se com a da Imperatriz Eugénie. Em 1853, Pierre-François-Pascal Guerlain criou a Eau de Cologne Impériale, a primeira marca, especialmente para a esposa de Napoleão III. E a maison virou “Perfumista de Sua Majestade” – as abelhas, símbolos imperiais, marcam os frascos e o aroma da Cologne Impériale, presente nas amenities das suítes e em detalhes do décor do Hôtel du Palais.

Fashionistas

Em 1915, Arthur “Boy” Chapel levou a jovem Gabrielle “Coco” Chanel até a Costa Basca Francesa e o Hôtel du Palais foi o destino da escapada romântica. E Chanel, atraída pela atmosfera sofisticada de Biarritz, abriu seu atelier e boutique na Villa Larralde, de frente ao cassino da cidade. O sucesso foi imediato e crucial na construção do seu império fashion Décadas mais tarde, Karl Lagerfeld, que por muitos anos foi o diretor criativo da Chanel, também deixou sua marca na região, através da sua VIlla Louveciennes, frequentada por Anna Wintour. A brasileira Aimée de Heeren, uma das mulheres mais elegantes do mundo, passou os verões em Biarritz até 2005. Musa da cidade e amiga de Coco Chanel, sua presença era marcada pela elegância e pelo mistério.

A vibe da cidade

Fotos: Acervo pessoal

Biarritz está atraindo uma nova geração de moradores e visitantes em busca do lifestyle surfer, easygoing e chic. Nada melhor do que explorar a cidade com moradores très cool – como Gaelle, Vincent e Lucas – e descobrir segredos escondidos – de escolas de surf aos melhores spots para drinks. Bora?

Saia do Hôtel du Palais e caminhe até o Port Vieux (Explanade du Port Vieux). Esse porto pitoresco, com suas águas calmas, é ideal para uma pausa tranquila.

Siga para a Plage du Port Vieux, uma enseada tranquila e ótima para nadar. Depois do mergulho, rume para o Eden Rock Café (17 Avenue de la Reine Victoria; @edenrockcafe_biarritz), que fica sobre as falésias da Plage du Port Vieux. Supergostoso, o restaurante/bar ao ar livre serve pratos, pintxos e drinks com uma vista incrível do oceano.

Fotos: Acervo pessoal

Continue sua caminhada até o Rocher de la Vierge (Esplanade du Rocher de la Vierge). A ponte metálica projetada por Gustave Eiffel que oferece vistas panorâmicas do Atlântico e do rochedo com a estátua da Virgem Maria.

Atravesse a rua e entre no Musée de la Mer (Esplanade du Port Vieux). Com sua arquitetura art déco, o museu abriga uma fascinante coleção de espécies marinhas dos sete mares.

Fotos: Acervo pessoal

Caminhe de volta para o centrinho histórico, passando pelos jardins de hortênsias e explorando o Port des Pêcheurs, o pitoresco porto pesqueiro onde tudo começou. A atmosfera autêntica é marcada pelas casinhas coloridas de pescadores, hoje ocupadas por bares e restaurantes.

Fotos: Acervo pessoal

Passe pelo Boulevard du Général Leclerc, com vistas do antigo porto e da costa. Visite a Maison Adam (27 Place Clémenceau; @maisonadam1660), a confeitaria histórica (fundada em 1660!!) é famosa por seus macarons e gâteaux basques délicieux — vendidos em embalagens vintage — que também são um sucesso.

Na Avenue Victor Hugo, descubra a Maison Arostéguy (62 Avenue Victor Hugo; @arosteguy), uma delicatessen fundada em 1875, conhecida por seus produtos gourmet e especiarias.

Siga para o Les Halles de Biarritz (na Place des Halles), o mercado local com arquitetura de ferro e vidro. Explore as bancas e, ao sair, pare na Maison Dezamy (15 Place des Halles; @maisondezamy), uma gelateria que oferece sorvetes artesanais feitos com ingredientes locais. Tão boa que também tem um carrinho no bar da piscina do Hôtel du Palais.

Fotos: Acervo pessoal

Impossível não entrar na boutique Goyard de Biarritz, colada nos portões do Hôtel du Palais (4 Avenue de l’Impératrice; @goyardofficial). Ela oferece uma mistura de peças-hit e lançamentos sofisticados. Além de colocar suas iniciais em uma das famosas totes St. Louis em chevron, lançada como bolsa de praia na década de 1930 e best-seller até hoje, você vai adorar a Belharra Bag em Turquoise Blue, a Minaudière e a capa para pranchas Cap de l’Oranch. Destaque também para as novidades: DÉ Trunk Bag em formato de cubo, a Saïgon PM Bag e a Petit Flot Bucket Bag.

Fotos: Acervo pessoal

Finalize seu tour com uma visita ao Phare de Biarritz (Avenue du Phare). Este farol histórico, a 73 metros acima do nível do mar, oferece vistas panorâmicas da costa e é o local ideal para contemplar o pôr do sol.

A boa das Plages

Fotos: Acervo pessoal

A Plage du Port Vieux e a Grand Plage são perfeitas para relaxar e aproveitar o ambiente costeiro vibrante.

A Promenade du Grand Beach corre entre a Grande Plage e a Côte des Basques, divididas por um promontório rochoso, ideal para caminhadas com vistas espetaculares.

A Plage de Miramar e Plage de la Côte des Basques são ótimas para surfe e oferecem vistas infinitas do oceano.

A cidade é um resort popular para surfistas e windsurfistas, e abriga festivais de surfe e o campeonato europeu de longboard durante o verão.

Juliana A. Saad é editora e curadora especializada em viagens, cultura, estilo de vida e luxo. Ela percorre o mundo em busca das melhores experiências, hotéis e destinos do planeta.