Por Juliana A. Saad
Um destino insider está vivendo um momento de efervescência, com muita gente fazendo o détour atraída pelo lifestyle surfer, easygoing e chic. A uma hora e meia de voo (ou quatro horas de TGV) de Paris e voilá… Bienvenue a Biarritz, no País Basco francês – onde está localizado o único hotel-palácio cinco estrelas na Costa Atlântica francesa, com suas praias pontuadas por cabanas listradas e vibe relax.
O encantador village costeiro no sudoeste do país entrou para o mapa do beau monde quando a fashionista Imperatriz Eugénie e Napoleão III construíram seu palácio de verão à beira-mar, no então vilarejo de pescadores, em meados do século 19. O mundo girou e a propriedade foi transformada no Hôtel du Palais Unbound Collection by Hyatt, cujo hype cresceu ao longo dos anos, proporcionalmente à constelação de artistas, celebridades, aristocratas, cabeças coroadas, poderosos e descolados viajantes que lá se hospedaram: de Picasso à Ava Gardner, de Ernest Hemingway a Sinatra, de Igor Stravinsky (que morou em Biarritz) à Coco Chanel (que apresentou a cidade a seu amigo compositor), de Stephen Frears a Michelle Pfeiffer e Felicity Jones (estrelas do filme “Chéri”, do diretor irlândes, rodado no hotel), de Audrey Tatou e Gad Elmaleh (de “Amar… Não Tem Preço”, filmado em seu bar) a Justin Trudeau e Emmanuel Macron (que estiveram lá na reunião do G7). Todos passaram por lá, fazendo do hotel um destino cinematográfico por excelência.
O Hôtel du Palais exala uma vibe irresistível – meio Fitzgerald meets Slim Aarons, com um toque de Belle Époque. No centro dessa atmosfera magnética, ancorado em um penhasco nas areias da Grand Plage e com vistas deslumbrantes que se estendem pela Baía de Biscaia e o farol Saint-Martin, o luxuoso hotel combina uma rica herança histórica com o conforto contemporâneo, mescla perfeita para uma hospedagem fora do comum.
Ao atravessar a alameda florida, a imponência dos jardins e a majestade da arquitetura do Hôtel du Palais impressionam. No lobby, detalhes históricos chamam a atenção: o teto ornado e sustentado por colunas, os quadros retratando o jovem casal imperial que ali morou, em harmonia com móveis antigos e peças contemporâneas, além dos lustres de cristal – um mix que cria uma atmosfera única. As amplas janelas ao fundo revelam o mar e a paisagem costeira. Explorar os encantos e o conforto deste palácio promete ser o ponto alto da estadia.
Uma das estrelas do Unbound Collection by Hyatt – uma coleção de propriedades que se destacam pela personalidade única e experiência marcante, em que hotéis contam histórias por meio de seu design, singularidades e localização –, o Hôtel du Palais Biarritz é interligado por escadarias imponentes e elevador revestido com painel de cobre, criado por um talentoso artesão premiado com o título de Meilleur Ouvrier de France.
Esse cuidado, resultado da dedicação de uma equipe interna de artesãos e seus ateliers, mantém a elegância atemporal do hotel, refletindo a tradição artesanal com um toque de refinamento. Uma das 16 propriedades na categoria “Palace” da França, ele é um dos poucos a integrar o Comité Colbert, destacando seu compromisso com a excelência e o savoir-faire francês.
E as suítes? Um sonho! Imagine-se abrindo as portas da varanda e dando de cara com ondas batendo na areia, surfistas e um panorama que se expande pela Baía de Biscaia. Navegue os olhos pelo farol e o Atlântico, enquanto degusta seu café da manhã em meio a um cocoon de puro conforto e sofisticação, com uma decoração que combina lindos tecidos, móveis clássicos e uma paleta de cores que harmoniza perfeitamente com as vistas naturais ao redor – azul e branco, bege e toques de vermelho refletem sua elegância.
Detalhes como papeis de parede toile de Jouy, pinturas e fotos vintage (em preto e branco) retratando cenas das praias de Biarritz dão o tom. Em algumas acomodações, a vista é para os belos jardins; em outras, quadros vintage e placas na porta revelam nomes de hóspedes famosos que lá ficaram – como o escritor Jean Cocteau. A vibe marítima se intensifica nas suítes do último andar, destacadas com seu décor e janelas arredondadas, tipo escotilhas. Cama king-size, closet superespaçoso para todos seus looks resort, living e sala de banho com chuveiros e banheiras de mármore – além de amenities Guerlain – são um convite ao relaxamento e ao bem-viver.
La Piscine
Além de se jogar nas piscinas com vistas escancaradas para o mar, você pode curtir aulas de surf programadas pelo hotel. E nada melhor do que retornar do mar frio para um mergulho na piscina californiana – inaugurada com um mergulho de Frank Sinatra e Ava Gardner nos anos 1950 – com água do mar aquecida, que se abre para o oceano em um cenário naturalmente espetacular.
Comer, beber, viver
O La Rotonde, do Hôtel du Palais, definido como “o mais belo restaurante do mundo” pelo chef celebridade Alain Ducasse, merece cada elogio. Sob a liderança do chef executivo Christophe Scheller e do chef pâtissier Aleksandre Oliver, sua culinária é uma verdadeira celebração dos sabores franceses e bascos. Cada prato é uma ode à alta gastronomia, exaltando a qualidade dos ingredientes locais e apresentando-os de forma que impressiona tanto o paladar quanto os olhos.
Mas primeiro, cocktails de champanhe e drinks – preparados com um mis-en-scène chic à sua frente – dão início a uma noite que ficará grudada no céu da boca. Comece com a Fleur de Courgette recheada com ricota e trufas, delicadamente assada e finalizada com um toque de azeite basco. Siga com o robalo fresco com uma crosta de ervas provençais e servido sobre uma cama de Ratatouille e molho beurre blanc – o prato eleva os sabores do Atlântico com uma sutileza única. E, neste ambiente refinadamente vintage, como não encerrar o jantar com o clássico Crêpe Suzette (na versão Crêpe Suzy, com um toque de anis) flambado à mesa com Grand Marnier, laranja e açúcar caramelizado? O serviço é um show de savoir-faire e precisão nos detalhes – do balé preciso dos atendentes em uniformes elegantes ao requinte das louças e mesas.
À beira da piscina, o delicioso restô Le Sunset é mais casual, com destaque para os plateaus de frutos do mar frescos, como ostras, lagostins e camarões, perfeitos para serem apreciados com taças dos vinhos da região basca, como o Irouléguy Blanc e o Jurançon Sec, com suas notas florais e frutadas realçando os sabores dos pratos.
Um dos meus lugares favoritos no hotel, o Bar Napoléon III, ocupa o antigo escritório do imperador e exala art de vivre francês em um ambiente clássico e cool, com sofás de veludo azul, lareira e long bar, é ideal para desfrutar de cocktails como o L’Amourette (feito com Champagne, Lillet Rosé e Cranberry) e o Napoléon Sour (twist do clássico whisky sour) e uma refrescante seleção de Gin & Tonics.
Quer saber? É uma das melhores cartas de drinks e destilados que você verá – com mixologia de altíssimo nível, e uma coleção de Cognacs, Armagnacs, Champagnes, Liqueurs, Whiskeys e Single Malts do mundo –, o Bar simplesmente sensacional. Ele se abre para o Le Terrasse, aninhado nos jardins do hotel e também oferecendo o mar à frente, onde é possível saborear pratos tradicionais e da culinária local ou apenas tomar seu drink ao ar livre, com vista para o mar.
Wellness imperial
Para momentos de puro bem-estar, o Spa et Club Impérial by Guerlain eleva o conceito a outro nível. Com vistas envidraçadas, tem solarium, piscinas aquecidas, áreas de relaxamento, saunas, jacuzzis, duchas hamman, além de gym e salão de beleza – é um oásis de wellness onde tratamentos e massagens para rosto e corpo com os divinos produtos Guerlain (como os exclusivos “Belharra” e a “Radiance Facial”) são realizados com maestria por profissionais qualificadas em uma experiência sensorial definitiva.
A história da Guerlain entrelaça-se com a da Imperatriz Eugénie. Em 1853, Pierre-François-Pascal Guerlain criou a Eau de Cologne Impériale, a primeira marca, especialmente para a esposa de Napoleão III. E a maison virou “Perfumista de Sua Majestade” – as abelhas, símbolos imperiais, marcam os frascos e o aroma da Cologne Impériale, presente nas amenities das suítes e em detalhes do décor do Hôtel du Palais.
Fashionistas
Em 1915, Arthur “Boy” Chapel levou a jovem Gabrielle “Coco” Chanel até a Costa Basca Francesa e o Hôtel du Palais foi o destino da escapada romântica. E Chanel, atraída pela atmosfera sofisticada de Biarritz, abriu seu atelier e boutique na Villa Larralde, de frente ao cassino da cidade. O sucesso foi imediato e crucial na construção do seu império fashion Décadas mais tarde, Karl Lagerfeld, que por muitos anos foi o diretor criativo da Chanel, também deixou sua marca na região, através da sua VIlla Louveciennes, frequentada por Anna Wintour. A brasileira Aimée de Heeren, uma das mulheres mais elegantes do mundo, passou os verões em Biarritz até 2005. Musa da cidade e amiga de Coco Chanel, sua presença era marcada pela elegância e pelo mistério.
A vibe da cidade
Biarritz está atraindo uma nova geração de moradores e visitantes em busca do lifestyle surfer, easygoing e chic. Nada melhor do que explorar a cidade com moradores très cool – como Gaelle, Vincent e Lucas – e descobrir segredos escondidos – de escolas de surf aos melhores spots para drinks. Bora?
Saia do Hôtel du Palais e caminhe até o Port Vieux (Explanade du Port Vieux). Esse porto pitoresco, com suas águas calmas, é ideal para uma pausa tranquila.
Siga para a Plage du Port Vieux, uma enseada tranquila e ótima para nadar. Depois do mergulho, rume para o Eden Rock Café (17 Avenue de la Reine Victoria; @edenrockcafe_biarritz), que fica sobre as falésias da Plage du Port Vieux. Supergostoso, o restaurante/bar ao ar livre serve pratos, pintxos e drinks com uma vista incrível do oceano.
Continue sua caminhada até o Rocher de la Vierge (Esplanade du Rocher de la Vierge). A ponte metálica projetada por Gustave Eiffel que oferece vistas panorâmicas do Atlântico e do rochedo com a estátua da Virgem Maria.
Atravesse a rua e entre no Musée de la Mer (Esplanade du Port Vieux). Com sua arquitetura art déco, o museu abriga uma fascinante coleção de espécies marinhas dos sete mares.
Caminhe de volta para o centrinho histórico, passando pelos jardins de hortênsias e explorando o Port des Pêcheurs, o pitoresco porto pesqueiro onde tudo começou. A atmosfera autêntica é marcada pelas casinhas coloridas de pescadores, hoje ocupadas por bares e restaurantes.
Passe pelo Boulevard du Général Leclerc, com vistas do antigo porto e da costa. Visite a Maison Adam (27 Place Clémenceau; @maisonadam1660), a confeitaria histórica (fundada em 1660!!) é famosa por seus macarons e gâteaux basques délicieux — vendidos em embalagens vintage — que também são um sucesso.
Na Avenue Victor Hugo, descubra a Maison Arostéguy (62 Avenue Victor Hugo; @arosteguy), uma delicatessen fundada em 1875, conhecida por seus produtos gourmet e especiarias.
Siga para o Les Halles de Biarritz (na Place des Halles), o mercado local com arquitetura de ferro e vidro. Explore as bancas e, ao sair, pare na Maison Dezamy (15 Place des Halles; @maisondezamy), uma gelateria que oferece sorvetes artesanais feitos com ingredientes locais. Tão boa que também tem um carrinho no bar da piscina do Hôtel du Palais.
Impossível não entrar na boutique Goyard de Biarritz, colada nos portões do Hôtel du Palais (4 Avenue de l’Impératrice; @goyardofficial). Ela oferece uma mistura de peças-hit e lançamentos sofisticados. Além de colocar suas iniciais em uma das famosas totes St. Louis em chevron, lançada como bolsa de praia na década de 1930 e best-seller até hoje, você vai adorar a Belharra Bag em Turquoise Blue, a Minaudière e a capa para pranchas Cap de l’Oranch. Destaque também para as novidades: DÉ Trunk Bag em formato de cubo, a Saïgon PM Bag e a Petit Flot Bucket Bag.
Finalize seu tour com uma visita ao Phare de Biarritz (Avenue du Phare). Este farol histórico, a 73 metros acima do nível do mar, oferece vistas panorâmicas da costa e é o local ideal para contemplar o pôr do sol.
A boa das Plages
A Plage du Port Vieux e a Grand Plage são perfeitas para relaxar e aproveitar o ambiente costeiro vibrante.
A Promenade du Grand Beach corre entre a Grande Plage e a Côte des Basques, divididas por um promontório rochoso, ideal para caminhadas com vistas espetaculares.
A Plage de Miramar e Plage de la Côte des Basques são ótimas para surfe e oferecem vistas infinitas do oceano.
A cidade é um resort popular para surfistas e windsurfistas, e abriga festivais de surfe e o campeonato europeu de longboard durante o verão.
Juliana A. Saad é editora e curadora especializada em viagens, cultura, estilo de vida e luxo. Ela percorre o mundo em busca das melhores experiências, hotéis e destinos do planeta.