Me mudei para Portland por amor à dança. Balé, especificamente. Conhecida por seus parques, jardins, pontes e ciclovias, a cidade do Estado do Oregon, no noroeste dos Estados Unidos, é uma das mais ecológicas do mundo e respira vida saudável. Cheguei em julho do ano passado. Sou bailarina desde os 3 anos de idade, já dancei para o Coastal City Ballet, em Vancouver (Canadá), e passei a integrar a OBT2, segunda companhia do Oregon Ballet Theatre.
Me apaixonei pela cidade. Portland é um balanço perfeito entre grande e pequena. Grande, porque sempre tem muita coisa acontecendo – os times oficiais Timbers (futebol) e Trail Blazers (basquete) são parte do cotidiano –; pequena, pois você se sente envolvida e acolhida pela comunidade e o meio ambiente. Em dias ensolarados, ninguém fica dentro de casa. Há lugares lindos e verdes para explorar, como Mount Tabour, Forest Park, Rose Garden e a trilha ao redor do Rio Willamette, que percorre os dois lados da cidade. Como eu, quase todo mundo tem uma bicicleta, e as pessoas são superamáveis e descontraídas. “Keep Portland Weird” é o slogan que aparece nos prédios públicos e por muitos cantos, e traduz o clima e lifestyle nas ruas – excêntrico!
O Oregon Ballet Theatre fica em South Waterfront, então, sempre que tenho um dia longo de ensaios ou um intervalo, vou almoçar nas mesas de piquenique bem em frente ao rio, olhar para os barcos e relaxar. Lá perto, tem food carts ótimos! Moro no NA Hawthorne Boulevard, uma área bem especial e movimentada, com muitas lojinhas e restaurantes. Um dos meus lugares favoritos na cidade é o Salt & Straw, criado em Portland, e o sorvete é simplesmente maravilhoso. Sempre que posso, vou com os amigos experimentar os novos sabores, muito criativos. Que tal coco com chips de menta e chocolate? Ou canela spicy e cookies? No café da manhã, sou fã do Jam, e o Stumptown Coffee Roasters é outra boa pedida e serve um café delicioso! Também adoro ir, todo sábado, ao Farmer’s Market, uma delícia passear pelas vendinhas e ver tudo superfresco e orgânico. E tem o Saturday Market, uma grande feira outdoor de arte e artesanato. Nesse quesito, aliás, parada obrigatória no Portland Art Museum, com uma coleção eclética que vai de arte moderna e nativa americana até europeia.
Na hora das compras, não deixo de ir à House of Vintage e garimpar peças únicas despojadas, à Portland Dancewear, Powell’s Book Store e à loja Fuego, no Pioneer Place. A rua NW 23rd também é deliciosa para passear. Nightlife? A cidade é repleta de cervejarias e barzinhos. Um dos meus preferidos, o Valentine’s possui um upstairs lindo e confortável. Na parte de baixo, DJ e pista de dança pequena, e os drinks são maravilhosos. Portland é uma grande descoberta.