A jornalista Stela Batochio - Foto: Reprodução/Harper's Bazaar
A jornalista Stela Batochio – Foto: Reprodução/Harper’s Bazaar


Stela Batochio
passou os últimos seis verões viajando pela Europa, e, no último deles, decidiu fazer um inusitado roteiro em Portugal. Embarcou com uma turma de amigos para Lisboa, Cascais, Sintra e para um passeio enogastronômico pelo rio Douro, que passa também pela Espanha. “Me apaixonei pelas tradicionais quintas às margens do rio. A região é tranquila, pouco divulgada até entre os portugueses, mas tem paisagens lindas e programas saborosos que valem a pena ver de perto”, conta.

De barco

Plantações de uva nas margens do Douro - Foto: Reprodução/Harper's Bazaar
Plantações de uva nas margens do Douro – Foto: Reprodução/Harper’s Bazaar

˜Saia de Régua, cidade às margens do Alto Douro: a água é verde intensa, e por ali ficam as melhores quintas. Além de cuidar do roteiro, a nossa tripulação também harmonizou tudo o que comemos com os vinhos produzidos nas fazendas visitadas. Faça as reservas na agência de turismo fluvial Pipadouro.”

Na fonte

A quinta Vesuvio - Foto: Reprodução/Harper's Bazaar
A quinta Vesuvio – Foto: Reprodução/Harper’s Bazaar

“Durante cinco dias, visitamos diversas quintas que, nessa região, possuem vinícolas. Provei as delícias do Vale do Meão no roteiro e fiquei hospedada na Romaneira, que é de cair o queixo! Passeamos pelas plantações e adegas. Além de provar o vinho, trouxemos geleias, azeite e mel produzidos ali.”

Sintra

Palácio Nacional, em Sintra - Foto: Reprodução/Harper's Bazaar
Palácio Nacional, em Sintra – Foto: Reprodução/Harper’s Bazaar

“Fique de olho na arquiteura e não deixe de visitar o Palácio Nacional. Depois, procure pelos travesseiros, doces típicos recheados com um delicioso creme quente.”

Cascais

 

Praia do Guincho - Foto: Reprodução/Harper's Bazaar
Praia do Guincho – Foto: Reprodução/Harper’s Bazaar

“A praia do Guincho é ótima para mergulhar nos dias de verão. À tarde, gostava de observar o mar tomando um vinho branco no Albatroz Hotel, que fica debruçado sobre uma encosta. E não deixe de provar o percebe, marisco com aparência horrível, mas sabor fantástico, no restaurante Mar do Inferno.”

Compras
“Em Lisboa, a floricultura República das Flores (rua Alecrim, 99) vende itens de décor e perfumes. É um achado! Na cidade de Caldas da Rainha, procure pelas louças Bordallo Pinheiro. Da fábrica, trouxe dois jogos de pratos lindos. Para quem tem coragem, paciência de embalar e trazer no avião, vale muito a pena.”