Prédio frequentado por Coco Chanel é o novo hotel de luxo de Paris

Conheça o recém-inaugurado Hôtel de Berri

by Vinicius Belo

Vinícius Belo visitou o mais novo hotel da Cidade Luz, o recém-inaugurado Hôtel de Berri, da bandeira Luxury Collection, do grupo Marriott. Com suas portas oficialmente abertas há pouco mais de dois meses, com diárias que variam 600 e 1.240 euros, o palacete está localizado em uma rua histórica de Paris, ao lado da Champs-Élysées, ponto super nobre, a elegante 8º arrondissement. Ali, funcionava um antigo edifício de escritórios que hoje entra para a lista dos hotéis mais luxuosos da cidade. O hotel é uma propriedade da família Dokhan, hoteleiros parisienses bastante conhecidos no mercado. São donos do Le Metropolitan e Le Dokhan (ambos do Marriott’s Tribute Portfolio).

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Foto: Pablo Araújo

Foto: Pablo Araújo

Você chega ao hotel e se não leva um pequeno susto fica confuso, mas calma, somente pelo lado de fora! O então antigo prédio foi modernizado em aço e vidro da década de 1970, projetado de Maurice Novarina, e meio que encapsulado por placas de vidro, apresenta um prédio aparentemente comum e até empresarial. Em questão de segundos o seu carro encosta na porta do de Berri, logo você é seduzido pelo savoir-faire da Luxury Collection. Elegantes capitães porteiros abrem a porta do seu veículo, te dão as boas-vindas, pegam suas malas, e então você adentra pela porta principal do hotel. Ali, você é transportado para um sonho real de todo o glamour parisiense.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

São 40 quartos e 35 suítes muito espaçosas e extremamente glamorosas. Nos banheiros, todos os assentos são eletrônicos, aquecem, e tanto as duchas aromaterapêuticas quanto as banheiras são de última geração. E não para por aí, o piso também aquece! Designer é outro ponto que não falta. Em todos os quartos você pode monitorar a abertura e o fechamentos das cortinas, o som, tv, rádio e até o ar refrigerado com um simples tablet. Cada espaço cuidadosamente decorado traz uma homenagem aos principais nomes da decoração francesa. Obras de arte são espalhados por todo o de Berri, detalhe, mais de 50 estátuas. O projeto de decoração é do renomado Philippe Renaud.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Alguns dos quartos apresentam um toque particularmente especial que é improvável que você encontre em um quarto de hotel: um relógio Jaeger-LeCoultre Atmos, que extrai energia de pequenas flutuações de temperatura e pressão. Um Atmos que pertenceu à avó de Dokhans está no suporte de mármore do colorido restaurante Le Schiap, batizado em homenagem ao ícone da moda da era Déco. O restaurante celebra a “joie de vivre” da cidade, assim como algumas de suas grandes personalidades como Gertrude Stein, Diana Vreeland e Karl Lagerfeld.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os interiores também incluem referências sutis a icônicos designers de moda como Coco Chanel – que chegou a frequentar o prédio -, Jeanne Lanvin, Marie-Laure de Noailles e, claro, a lendária Elsa Schiaparelli, uma das figuras mais proeminentes da moda entre as duas Guerras que morou neste palacete por 40 anos. A casa, que originalmente era da prima de Elsa, a princesa Mathilde Bonaparte (sobrinha de Napoleão Bonaparte), foi comprada posteriormente pela estilista italiana.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O hotel oferece ainda um jardim privado, que pode ser observado das suítes de fundo e também do lobby bar. Estar no Hôtel de Berri é muito mais que uma experiência de luxo e conforto, é conhecer e fazer parte da história de Paris.

Roteiro: Vinicius Belo
Direção, filmagem e edição: Cesar Duarte
Agradecimentos: Marriott International, Thierry Henrot, Maïté Duarte, Camile, Adriana Carvalho
Vinicius Belo vestiu: Raffer, Reserva, Ellus, Marcelo Novaes Joias e Zerezes

Leia mais:
Sete hotéis ao redor do mundo que vc precisa conhecer
Antiga fazenda de café de 1850 vira hotel de luxo no Rio
W South Beach: conheça o hotel que tem US$ 50 milhões em obras de arte