Lençóis Maranhenses – Foto: Reprodução/Instagram/@lencoismaranhenses

O Brasil é um País cheio de belezas naturais, repleto de opções para os mais diferentes gostos. Apesar da pandemia, muitas pessoas estão planejando aproveitar as férias de final de ano e o aumento da temperatura para visitar algum destino nacional, garantindo uma viagem mais curta e em um local próximo à natureza, tão estimada durante esse momento.

Entre as opções mais procuradas pelos turistas estão as piscinas naturais, que podem ser encontradas em diferentes pontos do País. Elas consistem em um tipo de formação natural que, como o nome já indica, é similar a uma piscina, constituída por pedras e areia e preenchida com água salgada ou doce, dependendo do local. Normalmente, essas áreas são usadas para banho e mergulho, com água tranquilas e límpidas. Conheça algumas das principais naturais mais bonitas do Brasil.

Maragogi – Alagoas

Maragogi – Foto: Reprodução/Instagram/@maragogialagoas

Maragogi é um município localizado no estado de Alagoas, servindo como porta de entrada para esse estado e também para Pernambuco. As piscinas naturais são o grande destaque da região, e ficam divididas em outras áreas abertas para os turistas: Galés, Taocas e Barra Grande.

Ali, é possível tomar banho, realizar mergulho com snorkel e passear de barco. As piscinas naturais na região já foram reabertas para o público, com barcos operando com 50% da capacidade. Por isso, é importante conferir a disponibilidade e reservar os passeios com antecedência, garantindo que a viagem poderá ser realizada na data de preferência.

Jericoacoara – Ceará

Jericoacoara – Foto: Reprodução/Instagram/@jericoacoara

Considerada um dos destinos mais bonitos do Brasil, a região é um recanto perdido em meio à natureza, com ruas de areia e mar sempre à vista. A Lagoa Azul e a Lagoa do Paraíso costumam ser o destino mais indicado para quem quer entrar em contato com águas tranquilas.

O paraíso é tanto que é possível deitar em redes penduradas dentro d’água, além de outras atividades relacionadas à mergulho. A região já está aberta para receber os turistas, mas é necessário checar com antecedência o funcionamento dos barcos de passeio.

Barra da Lagoa – Florianópolis

Barra da Lagoa – Foto: Reprodução/Instagram/@barradalagoa_floripa

A praia é famosa entre turistas e moradores, e consegue abrigar desde aqueles que preferem tranquilidade até quem quer praticar esportes, como o surf. As piscinas naturais da região podem ser encontradas entre a Prainha da Barra e Galheta. Em dias mais calmos a água fica parada e cristalina, ideal para relaxar. O local está aceitando turistas, mas é necessário checar a disponibilidade dos passeios na região.

Lençóis Maranhenses – Maranhão

Lençóis Maranhenses – Foto: Reprodução/Instagram/@lencoismaranhenses

Quando o assunto é piscina natural, poucos lugares representam tão bem a tranquilidade dessas formações naturais do que os Lençóis Maranhenses. A área é conhecida pela paisagem desértica repleta de dunas de areia branca que se estendem até o horizonte. Entre essas montanhas de areia, é possível encontrar várias piscinas naturais de água cristalina para refrescar os turistas.

A Lagoa Azul e a Lagoa Bonita são duas das maiores lagoas que podem ser encontradas na área. Após passar 4 meses fechados por conta da pandemia, o local já está aberto para receber visitantes.