Por Victoria Ranieri
Fazer um safári já é incrível por si só, mas há uma maneira de tornar essa experiência ainda mais especial: conhecendo as savanas enquanto monta a cavalo. Isso é possível graças ao Offbeat Safaris, que permite que seus clientes cavalguem lado a lado a animais selvagens do Quênia – não se preocupe, pois os bichos nativos já estão acostumados com as “visitas”.
A empresa especializada em roteiros pela África vem realizando o Offbeat Riding Safari desde 1990, em locais como Masai Mara, Laikipia e Amboseli. Os viajantes podem escolher entre pacotes de 5 a 10 dias, que incluem acompanhamento em tempo integral, um cavalo para cada participante, além de um acampamento móvel.
O programa ainda oferece comidas e bebidas durante toda a estadia, além de tendas duplas ou individuais (dependendo do quanto você está disposto a pagar). O banheiro, que é sempre uma preocupação, conta com chuveiros com água quente.
“Apesar de ser um acampamento aberto, como é possível ver nas fotos, há total segurança. Nós inclusive temos um vigia durante a noite para garantir que nada aconteça com os cavalos”, explica Charlotte Outram , responsável pelo marketing da companhia que promove as viagens.
Com grupos formados por no máximo 10 pessoas, as cavalgadas começam cedo, normalmente às 6h30 da manhã. Ao todo, são de seis a oito horas por dia cavalgando, com pausas para o almoço. Há também passeios de carro ou a pé ao longo da programação.
Por causa do grande período que se passa montando, é imprescindível que o viajante seja um cavaleiro experiente. Para garantir isso, a empresa pede que as pessoas preencham de forma honesta um formulário antes de chegar para que possa ser escolhido um animal adequado. Se no primeiro passeio, que é mais tranquilo, ficar claro que a pessoa não tem as habilidades necessárias, ela ficará no carro.
Para participar dessa experiência, os planos mais baratos começam em US$ 5.600 por pessoa (cerca de R$ 18mil) para uma pessoa vivenciar essa proposta durante 7 dias. Existe ainda a possibilidade de fechar um grupo só para a família.