Construídos para abrigar, proteger e entreter a realeza, castelos antigos possuem uma beleza duradoura. Mas, ao contrário do passado, em que era impossível colocar sequer um pé dentro deles, os viajantes e amantes de arquitetura e arte de vanguarda podem passar por seus portões históricos e explorar o interior deles. Veja abaixo algumas das construções mais bacanas para se conhecer!

Castelo de Windsor – Windsor, Berkshire, Inglaterra
É o maior e mais antigo castelo habitado do mundo, hospedando seu primeiro monarca em 1121 e servindo como casa de fim de semana preferida da rainha Elizabeth II.

windsor-710818_960_720
Castelo de Windsor em Windsor, Berkshire, Inglaterra – Foto: divulgação

Palácio de Alhambra – Granada, Espanha
A excelência da arquitetura moura atrai multidões para o Palácio de Alhambra, mas sua característica mais marcante fica em seus jardins celestiais mediterrâneos.

Palácio-de-Alhambra
Palácio de Alhambra em Granada, Espanha – Foto: divulgação

Castelo Alnwick – Alnwick, Nothumberland, Inglaterra
Essa propriedade britânica ainda é o doce lar do Duque de Nothumberland, mas também serviu como cenário duas grandes histórias fictícias: foi Hogwarts, nos dois primeiros filmes de Harry Potter, e o Castelo Brancaster, em Downton Abbey.

alnwick-castle-517175_960_720
Castelo Alnwick em Alnwick, Nothumberland, Inglaterra- Foto: divulgação

Forte de Amber – Amer, Rajasthan, Índia
Caminhe até as muralhas (ao lado de elefantes asiáticos!) para ver os painéis esculpidos e o teto espelhado deste palácio de arenito.

Amer_Fort_Entrance
Forte de Amber em Amer, Rajasthan, Índia – Foto: divulgação

Palácio Arg-E Bam – Bam, Kerman, Irã
Embora um terremoto de 2003 tenha causado grande prejuízo aos tijolos de barro que o compõem, o UNESCO Worl Heritage está lentamente trabalhando para restaurar os estragos.

Citadelle_de_Bam,_octobre2013_(02)
Palácio Arg-E Bam em Bam, Kerman, Irã – Foto: divulgação

Castelo de Blarney – Blarney, Cork, Irlanda
É lá que fica a Blarney Stone, uma pedra que, ao ser beijada, concede instantaneamente eloquência e perseverança. Pelo menos segundo uma lenda irlandesa.

Blarney_house
Castelo de Blarney em Blarney, Cork, Irlanda – Foto: divulgação

Castelo Bran – Bran, Romênia
Na zona rural da Transilvânia, esta fortaleza assustadora do século 12 supostamente foi o cenário do romance de horror de Bram Stoke, O Drácula. Hoje, você pode realmente visitar a casa do vampiro mais famoso do mundo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Castelo Bran em Bran, Romênia – Foto: divulgação

Cidadela do Cairo – Cairo, Egito
O forte islâmico alojou governantes egípcios durante 700 anos, mas suas três mesquitas e vários outros locais já estão abertos para visita.

Flickr_-_HuTect_ShOts_-_Citadel_of_Salah_El.Din_and_Masjid_Muhammad_Ali_قلعة_صلاح_الدين_الأيوبي_ومسجد_محمد_علي_-_Cairo_-_Egypt_-_17_04_2010_(4)
Cidadela do Cairo em Cairo, Egito – Foto: divulgação

Castello di Sammezzano – Reggello, Toscana, Itália
Originalmente construído no século XVII, o castelo mouro sofreu uma reforma e ganhou cores em 1800. O interior agora apresenta paredes esculturais e pisos de azulejos intrincados, mas foi tristemente abandonado por mais de duas décadas.

Castello_di_Sammezzano01
Castello di Sammezzano em Reggello, Toscana, Itália – Foto: divulgação

Chateau de Chambord – Chambord, Loir-et-Cher, França
Com uma arquitetura distinta do renascimento francês, está residência nobre é talvez um dos chateaus mais conhecidos do mundo. A propriedade no Vale do Loire serviu como um alojamento de caça para reis franceses desde o início do século XVI.

Chambord_Castle_Northwest_facade
Chateau de Chambord em Chambord, Loir-et-Cher, França – Foto: divulgação

Castelo de Edimburgo – Castlehill, Edimburgo, Escócia
O famoso porto escocês resistiu a 26 grandes batalhas nesses 1.100 anos de história.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Castelo de Edimburgo em Castlehill, Edimburgo, Escócia – Foto: divulgação

Castelo Himeji – Himeji, Hyogo, Japão
O complexo feudal também era chamado de Shirasagi Jo, ou “Castelo garça branca”, pois dizem que ele lembra o pássaro alçando um voo.

SONY DSC
Castelo Himeji em Himeji, Hyogo, Japão – Foto: divulgação

Fortaleza de Hohensalzburg – Salzburg, Áustria
Os príncipes-bispos austríacos viveram nessa Fortaleza desde o começo do último milênio. Agora, os turistas podem fazer uma caminhada até a trilha íngreme (ou pegar um funicular) para chegar ao pico.

hohensalzburg-fortress-117321_960_720
Fortaleza de Hohensalzburg em Salzburg, Áustria – Foto: divulgação

Castelo Kronborg – Helsingor, Dinamarca
Em homenagem ao 400º aniversário da morte de Shakespeare, a Dinamarca está alugando um quarto na King’s Tower, pela primeira vez em mais de um século. O castelo de Helsingor é conhecido como o cenário para a trágica vingança de Bard, em Hamlet.

Helsingor_Kronborg
Castelo Kronborg em Helsingor, Dinamarca – Foto: divulgação

Kremlin de Moscou – Moscou, Rússia
Kremlin literalmente significa “Fortaleza dentro de uma cidade”, e esse “castelo”da capital russa é o exemplo perfeito do nome. As paredes de pedra cercam um complexo colossal de cinco palácios e quatro catedrais, para não mencionar a residência presidencial.

Castelo de Matsumoto  em Matsumoto, Japão - Foto: Divulgação
Castelo de Matsumoto em Matsumoto, Japão – Foto: Divulgação

Castelo de Matsumoto – Matsumoto, Japão
Construído em um terreno plano, Matsumoto anteriormente era utilizado por um sistema extensivo de muros e fossos para defesa. Mas o trabalho de pintura incomum encontrado no edifício é sua característica mais famosa.

Mont Saint Michel na França - Foto: Divulgação
Mont Saint Michel na França – Foto: Divulgação

Mont Saint Michel – França
A intervenção divina supostamente levou à construção desta comuna no topo de uma ilhota rochosa. Peregrinos originalmente só poderiam sair para o mosteiro na maré baixa, mas os turistas modernos podem tirar proveito de uma ponte recém-construída.

Castelo de Neuschwanstein na  Alemanha - Foto: Divulgação
Castelo de Neuschwanstein na Alemanha – Foto: Divulgação

Castelo de Neuschwanstein – Alemanha
Ludwig II da Bavaria encomendou seu retiro palaciano depois de ter perdido a soberania para a Alemanha, o que lhe valeu o apelido de “Rei de conto de fadas”. Apropriadamente, a arquitetura romântica inspirou o castelo do longa A Bela Adormecida, da Disney.

Castelo de Schewerin em Schwerin, Alemanha - Foto: Divulgação
Castelo de Schewerin em Schwerin, Alemanha – Foto: Divulgação

Castelo de Schewerin – Schwerin, Alemanha
Construída dentro de um lago, a ilha artificial dispõe de jardins famosos, um colírio para os olhos. Schewerin é conhecido também como o Neuschwastein do norte.