Ruínas na praia de Tulum - Foto: Reprodução/Harper's Bazaar


Por Eléonore Marchand

Tulum, a 130 quilômetros ao sul da popular e superpovoada Cancún, na península mexicana de Yucatán, redefine o conceito eco e o transforma em algo extremamente cool.

Um exemplo claro: o hotel Coqui Coqui. Em uma ponta tranquila da praia, onde várias pousadas e pequenos restaurantes se erguem de frente para a areia branca e o mar turquesa, o Coqui Coqui se sobressai. O espaço, que obtém sua energia de painéis solares, foi construído com pedras e vigas de madeira e tem só sete quartos. Sem ar-condicionado ou televisão – e isso não parece incomodar ninguém. Ao contrário, faz parte do encanto que atrai famosos como Sienna Miller, Kate Bosworth, Eva Mendes e as tops Gisele Bündchen e Daria Werbowy.

O modelo Nicolás Maleville e sua mulher, Francesca Bonato, donos do hotel - Foto: Reprodução/Harper's Bazaar

Talvez seja justamente essa tranquilidade sem pretensão que o transforma em ímã de famosos. Além de, claro, seus donos, o charmoso modelo argentino Nicolás Maleville e sua mulher, a italiana Francesca Bonato.

Muitos dos frequentadores vêm para retiros de ioga, enquanto outros querem visitar as ruínas do século 12, um dos sítios arqueológicos mais conhecidos do México. A região ainda fica próxima da reserva Sian Ka’an, que abriga canais, bosques tropicais, manguezais e a segunda maior barreira de coral do mundo.

À esquerda, uma das suítes do Coqui Coqui; à direita, restaurante do hotel Be Tulum, mais uma boa opção da região - Fotos: Reprodução/Harper's Bazaar

Com o tempo, criou-se também um ambiente gastronômico. À noite, vá à Casa Jaguar, um lounge com cozinha inspirada em pratos asiáticos comandada pelo jovem de 28 anos Diego Quintana. Outra opção é o Hartwood, do chef nova-iorquino Eric Weiner. Sua cozinha ecológica só tem uma grelha, painéis solares e produtos frescos das fazendas locais.

A Posada Margarita, popular restaurante italiano, também se concentra no rústico. A massa é preparada diariamente, e o pão vem de seu forno à lenha. São detalhes como esses que atraem visitantes ecléticos e com estilo, que parecem compartilhar a sensibilidade pela atmosfera pacífica, simples e colorida.