Categories: Escape

Turismo rural é a opção de viagem ideal em tempos de pandemia

Foto: Divulgação

O turismo foi um dos setores mais duramente afetados pela pandemia da Covid-19. Após passar praticamente 2020 inteiro em inatividade, o setor busca se recuperar em 2021 aos poucos, com o turismo mais interno e seguro. Isso também corresponde à expectativa dos brasileiros, que vêm dando preferência a viagens mais próximas de onde moram e longe de aglomerações.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

É aqui que entra o turismo rural, a opção mais viável do momento. Mais de 80% da população brasileira vive em cidades grandes, e este cenário é o extremo oposto de uma paisagem rural, pois é onde se concentram as aglomerações e corremos mais riscos. Essa mudança de ares não só é mais segura como também é o que muita gente precisa para relaxar e curtir a natureza.

Muito se engana quem pensa que as opções para este tipo de turismo são limitadas! Existe uma boa variedade que se divide em agroturismo, agricultura familiar, turismo de aventura, turismo de natureza e por aí vai. Semelhante a visitar uma praia, através de um hotel resort, neste caso, seria substituir o resort por um hotel fazenda e a praia por outro tipo de ambiente natural.

Quem resolve se aventurar nesse meio não só participa de atividades recreativas, voltadas para lazer ou até esportes, mas também tem a oportunidade de usufruir de uma excelente alimentação orgânica e até mesmo acompanhar a produção agrária local. Será uma grande fuga de rotina para todos aqueles que moram na cidade grande, sendo a oportunidade perfeita de vivenciar coisas novas.

Atualmente, os principais destinos do turismo rural ficam no Sul do Brasil. Acolhida na Colônia, em Santa Catarina, foi a pioneira do gênero no país e hoje conta com várias fazendas integradas no programa. Já o Rio Grande do Sul oferece o Caminhos Rurais, em Porto Alegre, e o Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves, com destaque para o último, onde são produzidos os rótulos de vinhos mais famosos do Brasil.

Mas isso não quer dizer que a alternativa se limita somente a esses estados. Há também o Circuito das Frutas, em São Paulo, o Vale do Café, no Rio de Janeiro, e a Venda Nova do Imigrante, no Espírito Santo – todos muito populares e igualmente belos. Qualquer um destes destinos oferecem uma experiência incrível, então vale a pena já começar a pesquisar por LATAM passagens aéreas para planejar sua viagem.

Share
Published by
redação bazaar