Spa Hilton – Foto: Divulgação

Uma das boas surpresas do Porto, em Portugal, o Hilton Porto Gaia é reduto de luxo e bem-estar em uma zona revitalizada da cidade. Fica a poucos metros do WOW (World of Wine), o megacomplexo dedicado ao vinho. O quarteirão cultural e gastronômico, na zona histórica de Vila Nova de Gaia, às margens do Douro, foi inaugurado em julho de 2020, mas só agora, pós-pandemia, começa a realmente atrair mais turistas. A área, situada do lado oposto à cidade do Porto, abriga sete museus, entre eles o Porto Fashion & Fabric Museum (vale muito a visita e mostra a evolução da indústria da moda portuguesa), o Pink Palace, dedicado ao vinho Rosé, e o museu do chocolate, 12 bares, restaurantes e cafés, além de lojas, e espaço de degustações.

Hospedar-se no Hilton é estar imerso nessa região rica em história e belezas naturais, como a vista do Douro, que parece uma moldura através da varanda dos quartos. O hotel, que abriu oficialmente em setembro do ano passado, tem 194 quartos e suítes. Nas áreas sociais, desenhadas para receber igualmente a comunidade local, destaca-se o restaurante com pratos da culinária local. Peixes frescos, pratos saudáveis, pães recheados e os famosos doces portugueses são cuidadosamente selecionados no buffet. Há ainda dois bares: um, junto ao restaurante, que funciona durante todo o dia, e outro mais especial, o panorâmico. Oferece o tradicional Chá das 5 e uma seleção premium de vinhos, espumantes e Champagne, tudo com vista para o rio Douro e para parte antiga do Porto, com suas construções coloridas e históricas.

Spa Hilton – Foto: Divulgação

Para descansar depois de um dia de andanças por Vila Nova de Gaia e pelas ruas do Porto (um simpático teleférico faz a união entre os dois lados da ponte que pode ser atravessada a pé), nada melhor do que relaxar no spa do hotel. Batizado de Flúmen Wellness Center, o espaço de saúde e bem-estar, tem piscina interna aquecida com jatos de hidromassagem, espelho d’água, sauna, banho turco, fonte de gelo e duchas sensoriais, além de uma área de descanso e relaxamento. Há ainda uma academia e um estúdio de yoga e pilates, abertos ao público em geral.

O Wellnes Center está dividido nos quatro elementos da natureza: água, terra, fogo e ar. Flúmen é sinônimo de rio e foi o nome escolhido devido à proximidade ao Douro. O espaço de bem-estar representa o elemento da água e foi decorado pela designer de interiores Nini Andrade Silva. Os tratamentos são personalizados, todos a base de óleos orgânicos e essenciais da marca Alquimia.

Spa Hilton – Foto: Divulgação

Submeter-se a um dos tratamentos do spa é uma experiência imersiva inesquecível. Sob o comando da spa manager Rita Carvalho, optei por um facial com produtos da francesa Biologique Recherche, que eu amo. O ritual começa com uma esfoliação corporal com um blend natural (natural mesmo, com borra de café reciclado, sal virgem e alga kombu!) feito no próprio spa. Chamada de Esfoliação Tonificante e Anticelulite, promove a elasticidade da pele, removendo células mortas, com resultado suavizante e tonificante. Minha pele seguiu lisinha por dias…

Spa Hilton – Foto: Divulgação

Depois de uma ducha rápida, sigo para o facial, o Booster Reestruturante e Lissante by Biologique Recherche. É um tratamento recondicionante imediato da epiderme para peles sensíveis, reativas, estressadas e traumatizadas. A pele do rosto, pescoço e decote é drenada, suavizada e tonificada. A terapeuta Monica Sousa usou produtos como a Eau micellaire biosensible; a Lotion P50 W (porque tenho pele sensível) e a Masque Vivant, entre outros. Um efeito lifting imediato e uma sensação de relaxamento profundo imperam depois de algumas horas no spa. Um chá gelado completa a experiência que segue na área de descanso das piscinas e saunas. Daria para passar o dia todo lá, mas os restaurantes à beira do rio estão à espera, com sua culinária portuguesa impecável e os seus vinhos maravilhosos, um capítulo à parte nessa história…