Nós, muçulmanos, iniciamos nosso dia com uma oração. São cinco, no total. A primeira delas é por volta de 5h. Acordo só para isso. Antes de rezar, faço uma purificação: lavo as mãos, o rosto, os pés, os braços. Não é um banho, é uma purificação mesmo. Damos o nome de wudu para essa ablução. Ela dura, em média, cinco minutos, a partir de movimentos de prostração para falar com Deus. O principal deles é colocar a cabeça no chão e conversar com Ele.
Depois dessa oração, volto a dormir até por volta de 9h, que é quando Abud, meu filho, acorda. Como ele tem apenas um ano e meio, preciso acordar também para dar atenção a ele. Logo que ele acorda, amamento, porque ele ainda mama no peito. É a primeira coisa que ele pede. Por volta de 10h, estamos tomando café da manhã. Costumamos tomar todos juntos, é sempre de praxe entre nós. Ficamos um pouco na mesa, eu e meu filho, e logo parto para preparar nosso almoço, por volta de 11h30.
As refeições são bem variadas por aqui: tem dias que tem comida árabe. Já outro dia, nós misturamos com comida brasileira: kafta com arroz e feijão. Sempre busco fazer uma alimentação balanceada por conta do meu filho. Todos os dias temos legumes e verduras em múltiplas opções porque, como sou nutricionista de formação há mais de 10 anos, quero fazer com que meu primogênito coma sempre bem (isso apesar de eu e meu marido não comermos bem todos os dias!). Ele não come açúcar ainda, é tudo bem regradinho.
12h Estamos na mesa almoçando. Meu marido costuma vir comer com a gente porque ele tem uma loja de utilidades e é perto de casa. Logo após o almoço, faço a segunda oração do dia. Também temos a ablução para nos purificar. Mesma coisa da outra: cinco minutinhos, em algum canto tranquilo da casa e pronto. Já 13h30, começo a minha rotina de gravar conteúdos para as minhas plataformas e redes sociais. Tem dias que gravo alguns vídeos de publicidade ou, na maioria deles, produzo vídeos sobre as diferenças culturais e religiosas. É um tempo que tiro, praticamente a tarde toda, para trabalhar, porque é o momento que tenho uma pessoa em casa que me ajuda a cuidar do meu filho. Nestas horas fico procurando, consumindo muitos vídeos e vendo diversas trends para ter ideias novas. Acabo transformando uma tendência que fala, por exemplo, de bolo e comida para falar de religião. Gosto muito da ideia de que posso levar informação útil, rápida e importante para as pessoas.
Enquanto estou dedicada a isso, por volta de 15h30, tem a terceira oração do dia. Paro tudo o que estou fazendo e me volto ao meu lado espiritual, seguindo toda a rotina das duas primeiras com ablução. Em seguida, volto às minhas atividades. Quando dá umas 18h, é o momento que volto a ficar com o Abud. Meia hora depois, por volta de 18h30, vejo se tem algo para ele jantar. Quase sempre, já tem alguma refeição pronta, e aproveito para dar o jantar e brincar com ele até 19h.
Neste meio tempo, tenho a quarta oração do meu dia, por volta de 18h45. As orações não têm um horário específico porque depende tudo da Lua. Nesta, em específico, fazemos sempre quando o pôr do sol se inicia. Todo o mesmo ritual, em qualquer lugar da minha casa: no quarto, na sala, na cozinha, no quarto do meu filho. Onde eu estiver, eu rezo.
19h Há dias que também pego o Abud e vamos na loja do meu marido, que é perto de casa, e ficamos umas duas horas lá, até 21h. Nos dias que não vamos na loja, fico brincando com ele até por volta de 20h, que é o horário em que meu companheiro chega e ele também fica um pouco com o pequeno até o horário dele dormir, que costuma ser por volta de 21h30. Inclusive, nestes momentos em que ele está com o pequeno, estudo língua inglesa alguns dias da semana por volta de duas horas, sempre até as 22h. É o momento que fico focada nisso, me aperfeiçoando.
Antes das aulas de inglês, que faço online, costumo fazer a quinta e última oração do meu dia. A partir daí, 22h30 colocamos o Abud para dormir, depois de o meu marido dar banho nele – o que acontece em 90% dos dias. Depois que o nosso filho está dormindo, é o tempo que ficamos juntos. Tem dias que gravamos algum conteúdo que eu pensei para fazermos juntos, ou vemos um filme, ou preparamos algo para comer. Já por volta de 00h, a gente vai dormir juntos. Costumamos manter este horário!