Paula Raia - Foto: reprodução
Paula Raia – Foto: reprodução

Por Dudi Machado

7:00  Levanto pontualmente, no mesmo horário, todos os dias. Quem me acorda são meus filhos Raphael, 9 anos, e Mariano, 8. Dou um beijo de bom-dia, nessa hora faz muito frio, tadinhos! Conversamos um pouco, confiro as mochilas deles e os mando para a escola. Peço meu café da manhã, que sempre tomo na cama. Uma xícara enorme de chá preto e torradas integrais com passas e geleias. Tomo banho e me visto, sou rápida nesse quesito.

7:45 Desço e começo meu dia propriamente. Tenho sempre o momento de bate-papo no telefone com minha irmã, Ana Raia. Nossa conversa matinal é sagrada. Falo também com Isabel Pimenta, meu braço direito, e com ela organizo meu dia. Uma vez por semana, às segundas-feiras, atualizo o calendário da semana. Minha vida gira em torno deste planejamento, tenho todos os compromissos marcados por dia, mês e até por ano. Só assim consigo me situar sem ficar aflita com tudo o que tenho para fazer. Minha agenda de 2017 já está pronta! Parece brincadeira, mas funciono assim, é a maneira que me sinto segura quanto a todos os prazos.

8:00 Brinco um pouco com meus gatos, Moreno, Jamal e Amora. São todos bebês, eles têm sido a minha diversão. Fico na varanda e escrevo para dar bom-dia para as amigas próximas, por telefone. É nesse horário que me permito isso. Durante o dia, tento não falar ao telefone. À exceção dos meus filhos – faço facetime com eles o dia todo.

8:45 Vou para meu ateliê. Como trabalho perto de casa, em 15 minutos estou lá. Subo direto para a sala de provas, onde passo a maior parte do tempo. Trabalho descalça com uma das muitas jardineiras jeans que tenho. Me desconecto e fico imersa no processo. Trabalho com os tecidos manualmente na modelo; isso dura um longo período. Adoro poder me entregar 100% a essa parte.

12:00 Estou em plena fase de criação do festival Lollapalooza Brasil, do qual sou diretora criativa, que acontece em março. Revejo a apresentação que farei em uma reunião mais tarde. A cada mudança de assunto, troco tudo na minha sala: os moodboards, os papéis, tudo. Começo com tudo limpo. Só fica o que é pertinente àquele tópico. Odeio bagunça, o ambiente tem que estar impecável para eu funcionar direito!

13:00 Pausa para o almoço. Como diariamente no escritório com a Camila Schnarndorf, que faz parte da minha equipe de criação e é minha ligação com a loja e com a Isabel. É um momentinho de descontração. A comida vem de casa, feita pela Sueli, que trabalha conosco há décadas e faz menus saudáveis divinos.

14:30 Me reúno com o Igor Zanardi, meu diretor financeiro. Repasso com ele números e revejo orçamentos. Tenho um panorama do todo. Isso acontece semanalmente.

15:30 Saio para uma reunião fora do escritório. É este o momento que reservo para projetos especiais, como o do Lollapalooza. Break para um papo com os meninos, que acabam de sair da escola – esse horário é sagrado.

16:30 Volto e me sento com a Taísa, que é quem cuida da minha agenda pessoal e da casa, repasso cada detalhe. Ela me envia um e-mail diário com meus compromissos. Nessa hora também falo com Raphael e Mariano, que já estão em casa. Sigo mais um pouco na parte prática da criação. Defino escolhas de tecidos, materiais etc.

19:00 Vou para casa. É o momento de reunião familiar. Converso com meus filhos, faço a lição de casa junto deles – às vezes.

20:00 O Fernando Altério, meu marido, chega em casa nesse horário. Jantamos todos juntos, quase diariamente.

21:30 Os meninos dão uma enrolada e vão para cama nesse horário. Então, tomo uma ducha e faço minha sessão de beauté. Relaxo e perco um pouco a hora para desacelerar, é parte do meu processo. Respondo a todos os WhatsApps e e-mails do dia. Quem me conhece sabe que funciono assim, demoro, mas respondo! Algumas vezes por mês – poucas – , me arrumo e vou a um show com o Fernando e nosso grupo de amigos ou a um jantar com os muito queridos. Em fevereiro, por exemplo acompanhamos o tour dos Rolling Stones, é o trabalho do Fernando e um grande prazer para mim, que adoro música. Evito sair mais do que isso durante a semana, gosto de dormir cedo e estar com gás total pela manhã. Preciso de muitas horas de sono, adoro essa parte do meu dia!

23:00 Dou uma última espiada nos e-mails, vejo um capítulo de alguma série ou leio o livro Amar e Ser Livre, do guru Sri Prem Baba, que está na minha cabeceira, me desconecto e cama. Só assim consigo manter a rotina.