O brigadeiro é um doce típico da culinária brasileira, que tem como ingredientes básicos o leite condensado, chocolate em pó, manteiga e chocolate granulado para a cobertura.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Mas para quem deseja manter a forma sem deixar de lado o prazer de saborear essa gostosura, a jornalista Fabiana Scaranzi, que tem um site sobre bem-estar e beleza, é adepta do estilo saudável, mas completamente apaixonada por docestraz 6 receitas fáceis e deliciosas que podem ser substituídas pela versão original do brigadeiro. “Essas receitas de brigadeiro podem até ser light, mas que você não vai conseguir parar de comer, ah, não vai!” – diz Fabi.

Fabiana Scaranzi - Foto: Divulgação
Fabiana Scaranzi – Foto: Divulgação

Confira as receitas abaixo e aproveite para curtir o feriado prolongado com muito sabor – e sem culpa!

1. Brigadeiro com leite condensado falso
Misture 6 colheres de leite em pó desnatado com 1 colher de adoçante culinário e 1 colher rasa de cacau em pó ou achocolatado diet. Acrescente água fervente aos pouquinhos e vá mexendo até ficar bem cremoso.

 

2. Brigadeiro sarado
No liquidificador, bata 200 ml de leite desnatado com 2 colheres de cacau em pó, 3 colheres de coco ralado sem açúcar, 3 doses de Whey Protein sabor chocolate e 1 colher de aveia. Deixe gelar e coma com colher.

 

3. Brigadeiro de banana
Amasse 1 banana e leve ao micro-ondas por 1 minuto. Misture bem 2 colheres de leite em pó desnatado e 1 colher de cacau em pó. Incremente com raspas de 1 quadradinho de chocolate amargo.

 

4. Brigadeiro de leite em pó
Misture muito bem 5 colheres de leite em pó desnatado, 3 colheres de leite líquido desnatado, 1 colher de cacau em pó e 2 colheres (chá) de adoçante culinário em pó. Sove bastante até dar liga e molde os brigadeiros.

 

5. Brigadeiro de creme de ricota
Em uma panela, misture 150 g de creme de ricota light com 2 a 3 colheres de cacau em pó ou achocolato diet, 5 colheres de leite em pó desnatado e 3 colheres bem cheias de adoçante culinário. Mexa em fogo baixo até obter ponto de brigadeiro.

 

6. Brigadeiro de requeijão
Adicione 2 colheres (sopa) de requeijão zero; 1 xícara (chá) de leite desnatado; 2 colheres (sopa) de cacau em pó; 1 colher (sopa) de amido de milho; 1 colher (sopa) de açúcar demerara em uma panela. Em fogo brando, mexa até que o caldo engrosse e comece a desgrudar da panela, exatamente como na receita tradicional. Sirva em taças ou faça bolinhas.