Deborah Anderson nos bastidores do shooting para A Fashionable Life, na edição de julho da Bazaar - Foto: Gabriella Paschoal/Harper's Bazaar
Deborah Anderson nos bastidores do shooting para A Fashionable Life, na edição de julho da Bazaar – Foto: Gabriella Paschoal/Harper’s Bazaar

Uma das maiores retratistas de celebridades dos EUA, Deborah Anderson está nas páginas da edição de julho da Harper’s Bazaar, que já está nas bancas. Nas páginas de A Fashionable Life, ela mostra seu refúgio no bairro de Topanga, em Los Angeles.

Nossa assistente de jornalismo Gabriella Paschoal a conheceu pessoalmente, no Rio de Janeiro, e conta um pouco mais sobre este encontro. Confira seu relato, em primeira pessoa:

Conheci a Deborah sem querer, quando fiquei presa no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, que estava fechado para pouso e decolagem. Era Páscoa e precisa voltar para São Paulo. Descobri que um amigo havia decidido ir à capital paulistana de carro e, mesmo pensando no trânsito, decidi que era minha única alternativa.

Quando entrei no automóvel, me deparei com uma mulher de beleza exótica e ar boêmio. Deborah se apresentou e me contou que era fotografa, morando em Los Angeles. Ela tinha vindo para o Brasil para expor suas fotografias na galeria Paralelo, e estava aproveitando o feriado para visitar para o Rio de Janeiro.

Mais um clique dos bastidores do ensaio - Foto: Gabriella Paschoal/Harper's Bazaar
Mais um clique dos bastidores do ensaio – Foto: Gabriella Paschoal/Harper’s Bazaar

Logo nos primeiros quilômetros rodados, Deborah chamou a atenção por sua voz doce e palavras sabias. Conversamos sobre sua vida em Los Angeles, e que tinha acabado de receber o convite para fotografar a campanha das marcas Bebe e Guess. Estava feliz, e depois de algumas horas na estrada sabia que estava com uma pessoa especial, talentosa e criativa.

Filha do vocalista Jon Anderson, da banda Yes!, ela cresceu no backstage com os seus irmãos, viajando pelo mundo.

Em maio de 2013, passei algumas noites a convite de Deborah em sua casa em Topanga Canyon, que fica ao lado de Malibu. Bairro dos hippies de Los Angeles, Topanga e um escape da cidade urbana, em sintonia perfeita com a vida levada pela fotografa. Foi abençoado os dias que passei com ela – uma recarregada de energias, que serviu como retiro espiritual para profunda reflexão.

Na noite antes do shooting para Bazaar, a retratista organizou um jantar com amigos em sua casa. Mesa animada, com gente de todas as idades e tribos – cantores, modelos, empresários, estudantes. Deborah enxerga beleza nas diferencias, e mistura tudo e todos que passam pela sua vida. Igual a sua fotografia, a vida da fotografa é ousada, sem perder elegância.