Fashionable Life: Sandra Bighetti

Sandra Bighetti usa camisa Luca&Jack, calça Daslu, sapatos Manolo Blahnik e pulseiras Tiffany & Co. – Foto: Chris Maldonado

Por Marcela Palhão, com fotos de Chris Maldonado, edição de moda de Rodrigo Yaegashi, styling de Larissa Romano e beleza por Arielle Dantas

Em 2008, quando uma amiga começou a organizar sua mudança e decidiu levar apenas uma cadeira de seu apartamento antigo para o novo endereço, Sandra Bighetti viu sua vida ganhar novos rumos. O que começou com uma proposta simples: que Sandra a ajudasse na venda de seus móveis, com uma espécie de “família vende tudo”.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Apenas no boca a boca, Sandra conseguiu vender todas as peças. Foi assim que nasceu seu novo negócio. Com discrição e confiança, ela atingiu amigos, amigos de amigos, assim em diante, conquistando uma gama de novos clientes e a chancela da curadoria de mobílias espetaculares.

Sandra Bighetti usa camisa Hermès, jeans de acervo pessoal e sapatos Pége – Foto: Chris Maldonado

Nessa trajetória, se passaram 14 anos. Sandra Bighetti criou um mailing com nomes especializados, que unem clientes que buscam obras de arte, outros interessados em móveis assinados e aqueles que não abrem mão de uma boa peça. Com formação em Psicologia e História da Arte, a empresária tornou o trabalho de avaliação de bens, “família vende tudo” e organização de mudanças em um exercício de dar um recomeço a esses itens.

O design com significado faz parte da vida de Sandra Bighetti para além de seu trabalho, está impreguinado na decoração de sua casa. Em seu apartamento no Itaim, bairro de São Paulo, a especialista está cercada de móveis que a acompanham há anos, carregados com ela na mudança de endereço, há nove anos.

Fashionable Life: Sandra Bighetti

Foto: Chris Maldonado

“Minha mesa de escritório, que é enorme, era minha mesa de jantar no outro apartamento. É uma mesa que amo, que foi desenhada por Renato Marques de Oliveira, um arquiteto que tanto o trabalho como a pessoa, então não queria deixá-la. Só que, no meu apartamento atual, seria impossível usá-la como mesa de jantar pelo tamanho. Então, ela coube ali”, conta Sandra sobre como aproveitou as peças que já tinha na construção do novo lar.

A lista de itens com a mesma história se estende, incluindo um relógio de família que se encaixou perfeitamente em uma coluna. Mas a seleção de peças novas não é tão ampla, Sandra se lembra de poucas aquisições e exemplifica com uma namoradeira criada por Jader Almeida e as cadeiras da sala de jantar, adquiridas em 2020. “Trabalho com isso. Organizo ‘família vende tudo’, então levanto a bandeira para isso. Você pode reutilizar, reaproveitar o que for possível”, explica.

Fashionable Life: Sandra Bighetti

Sandra Bighetti usa casaco Dries Van Noten, camiseta Bimba Y Lola, calça Osklen e sapatos Valentino – Foto: Chris Maldonado

Nem mesmo o contato com itens diferentes, que faz parte do dia a dia do seu trabalho, faz com que Sandra tenha vontade de renovar seu espaço.

Sandra abriu as portas de sua casa para a Bazaar, mostrando os seus itens preferidos: uma foto preta e branca de Luiz Tripoli na sala de jantar; uma gravura de Tunga, uma de suas primeiras aquisições de arte; o sofá de Jader Almeida e uma cadeira criada por Jean Prouvé.

Fashionable Life: Sandra Bighetti

Foto: Chris Maldonado

“Minha casa é intimista e, ao mesmo tempo, despojada, sem pretensão. Mais clean. Parecida comigo, até porque não foi feita por alguém. Hoje, acho que tenho objetos de mais”, resume Sandra sobre o estilo da decoração do seu lar, que foi todo criado por ela. “Me sinto uma pessoa mais reservada. Gosto de receber petit comité, estar mais próxima das pessoas. Pelo meu trabalho fui tendo vontade de saber mais [sobre arte]. É infinita a questão da história da arte, sempre tem algo para aprender. Minha casa tem um pouco de arte, não diria que sou uma colecionadora, mas está presente na minha casa.”

Sandra confessa que, às vezes, tem vontade de adquirir os itens que cruzam o seu caminho, mas que isso passa ao voltar para casa e o quanto de história há nela. “O que acho interessante [no meu apartamento] é justamente essa mistura, que não é só de mobiliário, mas de épocas da minha vida. Lembranças de várias fases que estão ali juntas. Isso é uma coisa que importa muito”, finaliza.

Veja mais detalhes do apartamento de Sandra na galeria: