A Fashionable Life: um giro pela casa de Stephanie Ribeiro
Stephanie Ribeiro usa conjunto La Chocolê e brincos Ímpar Ateliê; na parede, tapeçaria de Kennedy Bahia – Foto: Christian Maldonado, com styling de Larissa Romano e beleza de Carol Soares

Por Patricia Carta

Stephanie Ribeiro está no ar há um ano. Apresentadora do programa “Decora”, do GNT, que com a pandemia, passou a se chamar “Decore-se”, uma vez que os projetos concebidos por ela, desde então, são enviados para que os participantes os executem mediante orientações. Quando o projeto é finalizado na base do faça-você-mesmo, vai ao ar a visita de Stephanie.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

A Fashionable Life: um giro pela casa de Stephanie Ribeiro
Cerâmica Marias (@todasnosmarias) – Foto: Christian Maldonado, com styling de Larissa Romano e beleza de Carol Soares

Arquiteta e feminista, considera a casa uma continuação das questões de raça e de gênero; e a estética, tema de debates que já participou, uma forma de comunicação, capaz de trazer novas narrativas por meio do design.

A Fashionable Life: um giro pela casa de Stephanie Ribeiro
Stephanie Ribeiro usa conjunto Nalimo e brincos de seu acervo – Foto: Christian Maldonado, com styling de Larissa Romano e beleza de Carol Soares

“Essas discussões pautam muito meu pensamento no programa e fora dele”. Como feminista, já escreveu e participou de palestras sobre o protagonismo de mulheres negras. “Os debates sobre raça interferem no meu trabalho. A percepção do uso de cores e de estampas, quando ressignificadas, alteram nossa percepção sobre o que é simples, cafona, bonito. O que era visto como feio passa a ser elegante”, exemplifica.

A Fashionable Life: um giro pela casa de Stephanie Ribeiro
Filtro de barro comprado no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais – Foto: Christian Maldonado, com styling de Larissa Romano e beleza de Carol Soares

Stephanie tem 28 anos, é formada pela PUC e vive com o marido Túlio Custodio, sociólogo e sócio da Inesplorato, uma curadoria de conhecimento, que ajuda pessoas e empresas a se relacionarem com conteúdo. Com eles, mora o cachorro Basquiat no bairro de Higienópolis, em São Paulo. Stephanie aprecia a região formada, em grande parte, por prédios antigos. “Prédios de boa arquitetura, que dão dignidade ao morar”, define.

A Fashionable Life: um giro pela casa de Stephanie Ribeiro
Stephanie usa vestido Neriage, brincos de seu acervo e sapatos Botti – Foto: Christian Maldonado, com styling de Larissa Romano e beleza de Carol Soares

Mudaram-se há poucos meses e ainda estão em processo de adaptação. Stephanie enquadrou as partituras do avô, que era músico. Além de fazer questão da presença de objetos que remetam à memória afetiva, gosta de garimpar por São Paulo. Uma das paredes da casa é de folhagens, pintada por Estefano Hernhardt. Tem xilogravuras de Lucas Bezerra e tapeçaria de Alex Rocca.

A Fashionable Life: um giro pela casa de Stephanie Ribeiro
Cabeças de barro Cida Lima – Foto: Christian Maldonado, com styling de Larissa Romano e beleza de Carol Soares

Muitas peças de artesanato, como as cabeças de barro de Cida Lima, decoram o apê. A apresentadora adora suas plantas, esparramar-se pelas almofadas, ou balançar na rede em frente à janela.

A Fashionable Life: um giro pela casa de Stephanie Ribeiro
Clutch Catarina Mina – Foto: Christian Maldonado, com styling de Larissa Romano e beleza de Carol Soares

Stephanie, apesar de caseira, sai para ir a museus e galerias, ou fotografar a cidade. Privilegia pequenos produtores e é fã de livros sobre memórias. Cita “Adeus, Haiti”, de Edwidge Danticat, entre seus favoritos. “Sou apegada a histórias”, conclui ela, encerrando o panorama sobre seu estilo de vida. Um estilo bastante inspirador, diga-se de passagem!