Ravióli de queijo com trufa, do Terraço Itália - Foto: Divulgação
Ravióli de queijo com trufa, do Terraço Itália – Foto: Divulgação

Como nasceu essa delícia chamada ravióli? Segundo conhecedores de massas italianos, essa é uma boa pergunta, pois não existem dados oficiais sobre a origem e data dessas “almofadinhas” recheadas.

Guglielmo Malavalle, que morreu em 1157, mencionou em documentos uma massa que seria a antecessora do ravióli, mas não era o ravióli, pois tinha formas arredondados e recheio de ricota e nabo. Mas o tipo de recheio não pode ser algo que descaracterize um ravióli. Caso contrário, como seria nos dias de hoje?

SIGA A BAZAAR NOIVA NO INSTAGRAM!

Depois, e em 1243, outros registros davam conta que os raviólis eram uma especialidade da cidade de Cremona, na Lombardia, embora já estivessem se disseminando para ouras partes da Itália. Ah, e o primeiro nome do ravióli teria sido raviolo.

Pois bem, outras informações dão conta que os primeiros registros da massa foi no século 14, em escritos deixados por Francesco di Marco, um comerciante da Toscana. A receita dele continha ervas verdes descascadas e misturadas com um ovo batido e queijo fresco cozido em caldo. Depois, há referências do século 16, com crédito para Bartolomeo Scappu. O ravióli aparece, inclusive, na culinária inglesa, também no século 16, citados por cozinheiros do rei Ricardo 2º. Enfim, que bom que o ravióli surgiu.

Hoje, a massinha quadrada, fofa e recheada pode ser recheada com quase tudo, e são deliciosas. Difícil quem não goste. Para dar água na boca, vamos com uma receita de Pasquale Mancini, chef do restaurante Terraço Itália.

Ravioli di taleggio ao tartufo (serve 4 pessoas)

Ingredientes

Massa
300 gr de farinha de trigo
3 ovos inteiros
1 pitada sal

Recheio
200 gr de queijo taleggio italiano
100 gr de mascarpone italiano
50 gr de queijo grana padano ralado na hora

Para finalizar
5 pedaços de trufas negras italianas em conserva
30 gr de manteiga de boa qualidade
10 gr de queijo grana padano ralado na hora

Preparo

Massa
Numa mesa de preferência de mármore coloque a farinha, faça um buraco ao meio e acrescente os ovos e uma pitada de sal. Comece envolver a farinhas e os ovos com as mãos, com atenção para que os ovos não saiam, até obter um composto homogêneo. Reserve.

Recheio

Junte todos os ingredientes cortados em pedaços pequenos e misture até obter um composto homogêneo. Reserve.
Agora chegou a hora de estirar a massa se você possui um cilindro tudo fica mais simples, caso contrário deve recorrer a um pau de macarrão, para estirar a massa o mais fino possível, tendo o cuidado de salpicar um pouco de farinha de trigo sobre a mesa e a massa para não grudar. Com a ajuda de uma colher coloque a mistura do recheio em pequenas quantidades sobre a massa deixando um espaço entre elas. Faça isso até a metade da massa e cubra com a outra metade.
Com um aro cortador, dê a forma desejada aos seus raviólis. Fechar bem cada ravióli umedecendo as laterais com um pouco de água nos dedos, para selar bem e evitar a saída do recheio durante o cozimento.

Prepare uma panela com água salgada a gosto. Ao iniciar a fervura cozinhe os raviólis, enquanto isso derreta a manteiga em fogo baixo, e assim que os raviólis estiverem cozidos (5 a 7 min) retire-os da água com a ajuda de uma escumadeira, coloque delicadamente na frigideira com a manteiga e um pouquinho apenas de água do cozimento, acrescente queijo grana padano da finalização e salteie levemente obtendo uma creme.

Coloque no prato que deverá servir 4 ou 5 raviólis por pessoa. Finalize com os pedacinhos de trufa e bom apetite.

Terraço Itália – restaurante e piano bar:  Avenida Ipiranga, 344 – 41º e 42º andares; tel. (11) 2189-2929 (www.terracoitalia.com.br).