
Adriano Nabeshima é um dos chefs do evento. Formado em gastronomia, ele teve diversas vivências profissionais como no Kinoshita, antes de abrir o Dondoh, um restaurante de cozinha fusion japonesa e peruana em São Paulo – Foto: Divulgação
A partir de agosto até dezembro, o hotel Janeiro, projetado por Oskar Metsavaht e com vistas deslumbrantes da cidade, será o palco da experiência efêmera OM.AKASE, celebrando a culinária japonesa e a arte de servir. O evento contará com a presença de oito renomados chefs japoneses, que ocuparão os últimos andares do hotel.
Cada mês, um chef convidado prepara um menu degustação às cegas para apenas oito pessoas, servido no balcão. A experiência começa na Varanda com coquetéis elaborados com destilados japoneses, como whisky e sakê, e continua no The Little Pool Bar, que oferece uma vista deslumbrante da praia do Leblon. As criações gastronômicas serão apresentadas em cerâmicas elaboradas pela artista japonesa Hideko Honma.
A terceira temporada da OM.AKASE começa nos dias 29, 30 e 31 de agosto com Edson Yamashita do restaurante paulistano Ryo. Em setembro, nos dias 26, 27 e 28, Telma Shiraishi, embaixadora da gastronomia japonesa e fundadora do restaurante Aizomê, assume o comando. Outubro traz Leo Noriyuki e Adriano Nabeshima nos dias 24, 25 e 26. O chef André Saburó, de Recife, estará presente em almoço e jantares nos dias 7 e 8 de novembro, seguido pelo chef Toshi Kawanami nos dias 28, 29 e 30 do mesmo mês. A temporada encerra com a chef Mari Saito e o chef Vaz, do Sushi Vaz, nos dias 5, 6 e 7 de dezembro.
As reservas são realizadas antecipadamente pelo site (omakase.janeirohotel.rio). A experiência tem o valor de 890 reais por pessoa e inclui um menu autoral em vários tempos e coquetel de boas-vindas. O projeto OM.AKASE une arte, gastronomia e hedonismo em torno do Japão
que tem sua cultura bem representada no Brasil.