Giovana Cléa – Foto: Iuri Niccolai

Radicada na Itália há mais de 20 anos, a alagoana Geovana Cléa é um dos destaques da 60ª edição do Salão do Móvel de Milão (Salone Del Mobile), na Itália, que acontece até do dia 12 de junho. O evento reúne grandes marcas e profissionais de arquitetura, urbanismo, design, arte e decoração que ditam as tendências em todo o mundo e esse ano tem como temática a sustentabilidade.

É a terceira vez que a artista participa do evento, a segunda delas com a Giorgio Collection, referência em móveis de luxo do empresário Fábio Masolo. A marca tem cerca de 60 anos e está em mais de 60 lojas pelo mundo, entre elas na Harrods de Londres e na Casa Ricca de Moscow.

“Artista expressionista abstrata naturalista”, Geovana é conhecida por se inspirar na geologia: em suas criações, utiliza elementos naturais como sedimentos de rochas, minerais, pó de quartzos, cinzas vulcânicas, metais líquidos, ouro e cristais Swarovski.

A parceria com a empresa austríaca de cristais Swarovski nasceu em 2014 e por meio dela foi apresentada ao brand Visionnaire. A empresa tem um showroom de 2 mil metros quadrados no centro de Milão que inclui uma galeria de arte, a Wunderkammer. Foi neste lugar que a artista apresentou “Stardust”, primeira coleção com cristais Swarovski e quartzos brancos recolhidos por ela durante dois anos às margens do rio italiano Trebbia.

Geovana Cléa nasceu em Inhapi, no sertão alagoano, e desde pequena teve paixão pela natureza. Crescida em um contexto simples do sertão ela afirma que seu amor pela natureza é ligado às suas experiências de vida em sua cidade natal. Hoje, tem uma ligação muito especial com índios Koiunpanka, primeiros habitantes de sua cidade.

Geovana é quem prepara suas próprias tintas, experimenta novas cores e tonalidades. “A parte mais importante do meu trabalho está no tempo que dedico a estudar os efeitos naturais da terra e buscando recriar cores e efeitos de troncos de árvores, terra, água e tudo que encontro durante longas caminhadas solitárias, que me dão muita energia boa para realizar minha arte”, conta.

Além de várias exposições em Milão, Geovana já expôs em Roma, Turim, Paris, Lyon, Los Angeles, Lisboa, Suíça, Áustria, Nova York, Monte Carlo (Principado de Mônaco), Basilea, Amsterdam, Moscou, entre outras cidades. A artista produziu obras inéditas para a coleção “Mirage” da grife italiana de mobiliários de luxo, Giorgio Collection, em parceria com a Swarovski. As peças exclusivas estão expostas na Harrods, em Londres, e são famosas por conterem cristais da marca.