Laurita Mourão - Foto: Raphael / Stylist: Rodrigo Yaegashi Beleza: André Matos / Set design: Tissy Brauen
Laurita Mourão – Foto: Raphael / Stylist: Rodrigo Yaegashi / Beleza: André Matos / Set design: Tissy Brauen

por Luigi Torre | foto Raphael Briest

Seu diploma é de Moda, e pela Faculdade Santa Marcelina. Porém, desde o início de sua carreira, Laurita Mourão sempre teve mais aptidão para o lado administrativo do que para criação. “Não foi algo que corri atrás, aconteceu”, diz, hoje brand manager da Ralph Lauren no Brasil. Ainda durante o curso, trabalhou como vendedora da Daslu, estagiou na área de desenvolvimento de produto na C&A e lá ficou por mais três anos, como gerente de compras. “Foi quando percebi que era esse o caminho que queria seguir. Era um mundo completamente diferente.”

O desafio a alçou a voos mais longos. Mais precisamente, para São Francisco, onde realizou MBA na University of California, Berkeley. Para conquistar o diploma, necessitava de algumas horas de trabalho, mas era 2008 e São Francisco, um polo ainda exclusivamente tecnológico. “Decidi tentar algo em Nova York e consegui uma vaga na marca de Oscar de la Renta.” Foram três meses de estágio, mais um ano cuidando das vendas para as lojas de departamentos. Em seguida, foi parar no showroom de Alexandre Birman na cidade, até que o próprio a chamou para assumir o planejamento da Schutz no Brasil e, depois, o brand management de sua marca homônima.

Há um ano e meio na Ralph Lauren, ela comanda a disposição dos produtos nas lojas, o marketing e, mais importante, o que está à venda na flagship, no shopping Cidade Jardim, em São Paulo. Função que influenciou o próprio guarda-roupa. “Já tive um estilo mais ousado, mas hoje sou clássica”, diz.“Estou sempre com saia no joelho ou calça de alfaiataria com blazer, que posso trocar por um casaco mais arrumado para um evento – e arraso nos acessórios.” São eles, aliás, que atualizam seus looks. “Antes de comprar, penso sempre onde vou usar aquela peça e quais as opções de styling que ela permite. Quase sempre são bolsas, sapatos, joias e relógios os responsáveis por esse toque de frescor.” Anotado.

Quiz:
No escritório – Uma garrafa d’água na minha mesa, senão nunca bebo, um calendário e uma calculadora
Acessório indispensável – Colares e relógio. Adoro sapatos, mas estou com o joelho machucado e não estou podendo usar salto
Na sua bolsa – Um blush e uma fruta, estou sempre comendo
Jamais usaria – Não gosto de dizer nunca para nada, mas cropped é algo que não uso
Um lugar para conhecer – Japão
Um lugar para morar – Nova York, vou cinco vezes por ano
O que te inspira – Pessoas diferentes, realidade distintas da minha, novas culturas e livros de arte
Para inovar – Informação
Para organizar a vida – A boa e velha agenda