Duo de ostras - Foto: Carol Gherardi
Duo de ostras – Foto: Carol Gherardi

Por Fernanda Meneguetti

Quantas sushiwomen você conhece? Ícone da cozinha japonesa, o assunto persiste como um tabu. Ser uma itamae (chef) é desafio dos maiores, perpetuado por lendas como a da temperatura corporal elevada da mulher e até a de que a menstruação desequilibra a comida das cozinheiras. Terceira geração no Brasil, Telma Shiraishi, à frente do restaurante Aizomê e responsável pela cozinha do Consulado Geral do Japão, jamais se deixou abater.

Há anos, aliás, a discreta chef combinava com a amiga, a pâtissière Saiko Izawa, da Casa do Porco, essa, sim, uma “japa de verdade” e nada menos que a melhor chef confeiteira da América Latina, um jantar a quatro mãos.

Wagyu e uni ao wasabi - Foto: Carol Gherardi
Wagyu e uni ao wasabi – Foto: Carol Gherardi

Eis que, enfim, a coisa saiu do plano das ideias e acontece até sábado (28.04) no Aizomê. A lista de deliciosidades conta com nove etapas: de um duo de ostras (ao ponzu e em ceviche) a um bombom de chocolate com wasabi, passando por um cake sushi bafônico entre os bolinhos de arroz. Para acompanhar, Alexandre Tatsuya propõe saquês raros, feitos por mulheres. Sen-sa-ci-o-naaaal!

Aizomê: alameda Fernão Cardim, 39, Jardim Paulista, São Paulo. Tel. (11) 3251-5157