Café pode diminuir as chances de cancer diz pesquisa - Foto: reprodução
Café pode diminuir as chances de cancer diz pesquisa – Foto: reprodução

Café pode te ajudar a superar aquele sono depois do almoço – e muito mais! Um novo estudo que reuniu diversas universidades e institutos renomados, entre eles Yale e o Instituto Nacional de Saúde Norte Americano, aponta que ingerir a bebida em grande quantidade pode reduzir o risco de desenvolver melanoma cancerígeno.

Em um estudo de 10 anos e meio, os pesquisadores analisaram questionários de frequência alimentar e registros de saúde de cerca de 450 mil pessoas. No fim do estudo, 2.904 pessoas desenvolveram melanoma maligno, um tipo grave de câncer de pele, que ocorre nas células que produzem pigmentação, e 1.874 das pessoas desenvolveram células anormais da pele, que podem levar ao câncer.

Depois de ajustar os dados para dar conta dos fatores responsáveis ( ou seja, o tabagismo, uso de álcool, educação, índice de massa corporal, atividades físicas, histórico familiar de câncer e exposição a fortes raios de sol), pesquisadores descobriram algumas associações interessantes. Por exemplo, as pessoas que bebiam quatro ou mais xícaras de café por dia tinham 20% a menos de probabilidade do que os não bebedores de café de desenvolver melanoma maligno. E as pessoas que escolheram o café com cafeína, em particular, eram ainda menos propensas a desenvolvê-lo. O café não parece reduzir o risco do inicio câncer de melanoma, provavelmente porque ele progride de forma diferente do que o melanoma maligno, de acordo com os autores do estudo.

Então como é que o café causa traz benefícios para a pele? Os autores do estudo acham que a bebida contem algum composto especial (que incluiu, claro, a cafeína) que, de acordo com pesquisas realizadas em animais, parecem afastar o câncer de maneiras diferentes. O café suprime as células que se tornam cancerosas ao sol, reduzem inflamação, afastam o estresse e danos ao DNA, absorve os raios nocivos do sol (como um protetor solar, mas não substituindo o uso do mesmo), e desintoxica substâncias cancerígenas – todas noticias muito boas para os viciados em um cafezinho!