Camila Salek – Foto: Acervo pessoal

Por Camila Salek

Na coluna da última semana trouxe tendências de consumo que impactarão as vendas no final de 2022 e notei que algumas pessoas se assustaram com a antecipação do tema. Esta é justamente uma estratégia crescente no mercado, acompanhando consumidores que buscam por válvulas de escape para valorizar a vida, a grande tônica deste fim de ano, e planejam micromomentos de celebração até o Natal. Anunciantes do Pinterest que exploraram esta antecipação em 2021, registraram uma taxa de conversão quatro vezes maior em relação aos que centralizaram seus esforços somente no Natal.

Para o varejo, habituado a responder urgências, o desafio está em exercitar melhor o planejamento, usando o prolongamento do período para construir estratégias de relacionamento. Por isso, pensando nos ambientes, nas ofertas e nas mensagens que embasam a criação de diálogos relevantes para conectar consumidor e marca, hoje compartilho aqui quatro macrotemáticas que estudamos na Vimer para direcionar as ativações de varejo deste fim de ano. Para cada conceito, também disponibilizamos um moodboard visual, com elementos e padrões estéticos, e palavras chave para guiar criações personalizadas.

Foto: Vimer

Natal fluido

O primeiro conceito é o Natal fluido. Este conceito traz um spoiler, porque a fluidez é um tema que vamos falar bastante na Vimer em 2023. O foco deste conceito está em esquecer os padrões, as regras, as caixinhas, as segmentações e tudo aquilo que se relaciona à falta de liberdade. A visão aqui é a de que rompemos e simplificamos tudo o que é complexo, com a fluidez. Esta fluidez se relaciona com a conectividade, a integração, a inclusão e nos dá mais espaço para a criatividade e atemporalidade.

Algumas das palavras-chave deste conceito são: liberdade, simples, conexão, inclusão, integração, criatividade, atemporalidade, orgânico, fluido, imperfeito, impermanente, movimento e leve.

Foto: Vimer

Natal sustentável

O segundo conceito é o Natal sustentável. Este é um conceito muito conectado à crescente consciência sociocultural e ambiental. Também falamos aqui sobre saúde, bem-estar e equilíbrio. O regionalismo, a relação com pequenos produtores independentes, o autocuidado, as ações de responsabilidade social e toda visão de respeito e aproximação da natureza entram neste conceito!

As palavras-chave são: natureza, reciclar, reutilizar, otimizar, reduzir, bem-estar, saúde, desconexão, cuidado, inclusão, solidariedade, diversidade e DIY.

Foto: Vimer

Natal lúdico

O terceiro conceito é o Natal lúdico, uma releitura do nosso clássico! Aliás, resgatar o clássico é sempre uma possibilidade, desde que a voz da marca esteja clara. No Natal lúdico, trabalhamos a magia e a diversão do Natal, com a ótica contemporânea da linguagem digital, mesclando o real e o virtual de forma divertida! O despertar dos sentidos aqui não tem limites e é um prato cheio para o trabalho de visual merchandising!

Anote as palavras-chave: cyber, lúdico, vibrante, interativo, divertido, jogos, expressão, surreal, brinquedo, digital, sentidos, fantasia, expansivo, infantil, mágico, movimento e futurista.

Foto: Vimer

Natal regional

O último conceito é um extra, que relaciona o Natal com a Copa do Mundo! Pois pela primeira vez vamos ter este grande evento esportivo que impacta o brasileiro, acontecendo durante o período mais importante para as vendas do comércio – e não vamos parar! Aqui nós podemos brincar com o uso das cores da nossa bandeira, se for pertinente dentro do universo da marca, mas o maior oportuno é usar a criatividade, vibrando e torcendo pelo nosso País a partir da valorização da diversidade dos nossos estados e das culturas regionais tão ricas que cultivamos. Este é o Natal Regional. Para grandes redes varejistas, é a oportunidade de traçar a proximidade com culturas locais e, para pequenos comerciantes, é hora de elevar as comunidades!

As palavras-chave são: brasilidade, local, regional, sotaque, paisagem, pontos turísticos, cartão-postal, comidas típicas e cultura.

Vale ressaltar que estes são só alguns dos conceitos que podem ser olhados como caminhos inspiradores, pois cada marca deve construir o seu próprio conceito estratégico e visual, incluindo mensagem e tom de voz proprietários. É hora de colocar a mão na massa e focar na reta final de um ano que, apesar de todos os desafios, aponta projeções positivas para o fechamento do varejo! A partir desta semana estou imersa em conversas diárias com diferentes marcas para discutir as movimentações deste período e vou seguir compartilhando tudo através do meu perfil no Instagram. Vamos nessa?