Camila Salek – Foto: Reprodução/Instagram/@camilasalek

Por Camila Salek

Se você já entendeu que a criatividade e a inovação se tornaram premissas básicas no mercado e está buscando a imersão nestes temas, provavelmente nas últimas semanas já esbarrou em alguma divulgação, matéria, grupo de WhatsApp ou sala de Clubhouse que falava sobre o assunto que vai ser o destaque das próximas semanas: SXSW 2021. 

O South by Southwest, que este ano acontece entre 16 e 20 de março, é simplesmente o maior festival de inovação que acontece anualmente em Austin, no Texas (Estados Unidos), desde 1987. Reunindo cinema, música e tecnologia, cada vez mais o festival atrai profissionais e marcas de diferentes segmentos para discutir ideias e cenários futuros, realizar ativações e oferecer experiências inéditas que são grandes janelas de inspiração do que está por vir.

Pela primeira vez, em função do cenário de pandemia, esta edição do evento acontece 100% online e a equipe do SXSW procurou fazer um trabalho como nunca vi antes em se tratando de transmissão de conteúdo de forma digital. Só isso já será um excelente aprendizado para o mercado. Teremos formatos diferentes para a apresentação de talks e conferências, programas de mentoria, festival de filme e música, espaços de networking, além da ampla gama da programação de experiências na dimensão Metaverso, construído em realidade virtual. Serão versões fantásticas da Congress Avenue e do Red River Cultural District, que costumam ser palcos das melhores discussões nos finais de dia do evento. Aliás, falando em encontros no final do dia, até mesmo o duelo de piano – que sempre é um ponto de encontro dos brasileiros que participam do festival – faz parte da programação de 2021.

Na última semana fique super feliz com a recepção do anúncio da parceria inédita da Vimer com a Harper’s Bazaar Brasil para a realização de uma cobertura exclusiva do festival, envolvendo vários momentos de troca e compartilhamento de insights. A intenção é realizar uma verdadeira imersão na jornada SXSW 2021 e para iniciar, separei aqui um rápido guia, compartilhando parte do que será minha experiência no evento, para ajudar àqueles que vão participar ou somente querem acompanhar a repercussão do festival.

ESTRUTURA DO SXSW

O SXSW 2021 está dividido em 4 grandes formatos, que são:

1. O festival de música, filme e comédia;

2. A conferência de palestras e painéis;

3. A exibição de inovações e tecnologias;

4. A premiação. 

O grande centro de discussão deste ano é a quebra de regras e paradigmas, apontando respostas para novas urgências da sociedade e compartilhando formas de enfrentar e aproveitar o momento que vivemos. Muitos serão os assuntos abordados indo de moda a comunidades.

Os 7 macrotemas deste ano são:

1. New Urgency (Nova Urgência)

2. The Rebirth of Business (Renascimento dos Negócios)

3. Uncharted Future (Futuro Imprevisível)

4. Challenging Tech’s Path Forward (Desafiando o Caminho da Tecnologia)

5. Connection in disconnection (Conexão e Desconexão)

6. Cultural Resilience in the arts (Resiliência Cultural nas Artes)

7. Transforming the entertainment landscape (Transformando o cenário do Entretenimento)

COMO FAZER UMA EXCELENTE CURADORIA PARA PARTICIPAR DO SXSW

FOMO (fear of missing out) é sempre a expressão da vez quando falamos de SXSW. Existe um medo enorme de estar perdendo algo, porque priorizou outra coisa. E isso vai acontecer, é impossível acompanhar 100% do evento. Na minha primeira experiência no festival, por exemplo, eu tinha simplesmente 18 palestras agendadas para o mesmo horário, no primeiro dia. 

Hoje, consigo me organizar muito melhor e compartilho aqui umas dicas importantes:

Escolha o que assistirá por tipo de evento: existem filtros tanto no app, quanto no site, que ajudam esta busca. Inicie pelos “SPECIAL EVENT”, pois estes são os que se esgotam mais rápido, e, em seguida, faça as reservas das CONFERENCE SESSIONS;

Defina as suas rotas: entenda os temas que tem mais interesse entre os 7 macrotemas das conferências e priorize o que quer assistir;

Tenha uma rota alternativa: tenha sempre uma primeira e uma segunda opção para cada horário, se a palestra 1 não estiver bacana o suficiente, ainda dá tempo de entrar na palestra 2;

Saia da zona de conforto: não busque somente por temas que estejam dentro da sua área de atuação, lembre-se de que a inovação está em buscar um novo olhar;

Foque a sua agenda: serão 5 dias intensos de agenda e ninguém tem certeza de que conteúdo será disponibilizado para ser revisto depois, considere que algumas reuniões e compromissos precisarão ser desmarcados durante a semana do evento.

Participe de grupos: interaja com grupos que estarão comentando o conteúdo em tempo real. Isso também poderá te ajudar nos recálculos de rota da programação.

O QUE ESTÁ IMPERDÍVEL!

Muitas pessoas estão me perguntando sobre apostas desta edição. Separei aqui uma lista com os principais destaques do que já inclui na minha agenda dentro de cada macrotema, mas vale lembrar que o SXSW é uma jornada individual apoiada pelo coletivo: construa a sua própria agenda e esteja pronto para trocar figurinhas e ampliar o seu repertório!

1. New Urgency (Nova Urgência)

The Creator at the Center

Bridging Cultures through Narratives

How to Build a More Authentic Online Community

2. Uncharted Future (Futuro Imprevisível)

Out of This World: Fashioning the Metaverse

Why Do We Fear Innovation?

Video Games & the Future of Entertainment

3. The Rebirth of Business (Renascimento dos Negócios)

Gender, Race, and the Modern Brand Rethink

Beyond the Tank: Investing in Your Community

Audience Wild West: Insurgent Categories Redefining Marketing

4. Challenging Tech’s Path Forward (Desafiando o Caminho da Tecnologia)

XR at a Crossroads: Maintaining Empathy

Online to IRL: How Social Drives Real-life Events

Quick Pivot in Cannabis Reimagines Retail for All

5. Connection in disconnection (Conexão e Desconexão)

What’s Next in Social? Enter the Metaverse

The Future of Retail and Online Shopping

Think Like a Marketer, Act Like a TikTok Creator

6. Cultural Resilience in the arts (Resiliência Cultural nas Artes)

Alexi Pappas & Bill Hader on Being a Bravey

The Interplay between Music & Visual Culture

A Conversation with Icons Queen Latifah and LL COOL

7. Transforming the entertainment landscape (Transformando o cenário do Entretenimento)

Are You Ready For Some Streaming?

For Artists and Fans: Virtual is the New Normal 

TikTok Music Curators Round Table

Além das top 3 escolhas dentro de cada macrotema acima, ainda reforço que as palestras abaixo são imperdíveis:

Fjord Trends 2021

Amy Webb Launches 2021 Emerging Tech Trend Report

Melinda Gates + Kelly Corrigan Talk Big Change 

Estas são só algumas das principais dicas! Se você curtiu, te espero hoje (11.03, quinta-feira), às 19h, no Instagram da Bazaar (@bazaarbr)  para uma live comigo e Patricia Carta. Vamos discutir sobre todos esses preparativos para o SXSW, falar sobre detalhes do evento e claro, responder várias das dúvidas que já estão pipocando por aqui!