Drew Barrymore e os produtos da Beautiful, sua marca de eletrodomésticos e itens de cozinha – Foto: Divulgação

Por Camila Salek

A edição da NRF 2024 foi brilhantemente encerrada pela atriz, mãe e agora empreendedora Drew Barrymore. Ela falou de forma emocionante sobre sua marca Beautiful, focada em design acessível e contemporâneo para eletrodomésticos e utensílios de cozinha de alto desempenho. A marca, lançada em março de 2021, tem como objetivo principal tornar a casa um verdadeiro espaço de conexão entre as pessoas.

Drew contou que sempre amou design e, especificamente, o design de produtos. Cerca de 10 anos atrás, ao ter filhos, ela questionou qual deveria ser o novo papel em sua vida. e colocou o quanto a maternidade foi seu momento de maior transformação: “Descobri que o lugar que eu gostaria de estar era em casa com meus filhos e comecei a observar com outros olhos o design de produtos para casa.” Em um dia na sua cozinha, ela percebeu como tudo parecia igual, sem personalidade. A vontade de lançar sua própria marca começou ali, e ela buscou parceiros para desenvolver produtos de alta qualidade, com design sofisticado e preço acessível (pontos que eram imprescindíveis nessa nova empreitada). Fiquei especialmente impressionada com o quanto ela descreveu a questão de equilibrar investimentos com custos finais como desafios super importantes a serem alcançados em sua marca:

“Produtos precisam ser acessíveis, mas precisam ser caros o suficiente para que você possa inovar bastante em design e qualidade. Então, estamos sempre tentando focar em torná-lo acessível, mas também trazer o premium e o design ou a moda para poder colocar design no produto.”

Como em todos os novos empreendimentos, nem tudo foi simples no processo da marca BEAUTIFUL. Drew destacou o quanto errou e acertou em todo seu processo e entendeu que, em vez de inundar o mercado com grande volume de produtos em uma coleção, o melhor seria criar pequenos “drops” (expressão americana que se refere a coleções compactas com forte desenvolvimento criativo por trás) e lançar edições limitadas de produtos no varejo. Um de seus principais parceiros comerciais, o Walmart, comprou a ideia, e ela se sentiu confiante para atuar nesse tipo de configuração. Aliás, para negócios que estão no início, este é um excelente formato, pois permite testar de forma mais rápida e com menor risco a aceitação do mercado. Foi através desses “drops” de produtos que ela conseguiu entender como iria trabalhar sua estrutura de coleção e vendas para saltos maiores.

O nome Beautiful veio exatamente para representar o que Drew gostaria com a marca: trazer beleza para o ambiente da casa. Uma beleza que contribua para o estado mental das pessoas, criando momentos de conexão. Nas palavras dela: “Independente se você trabalha em casa, ou se você trabalha fora e conquistou sua casa, este espaço deveria retribuir tudo a você. Por que não podemos tornar a vida mais bonita para as pessoas? A casa é o nosso espaço. Quero desenvolver produtos que possam encantar e descansar os olhos. Para mim, uma cadeira, por exemplo, é um convite ao abraço, portanto, ela deve poder literalmente abraçar as pessoas!”

Num final emocionante, ela disse que é uma experiência muito REAL quando você empreende em algo que realmente faz a diferença para você. Que muitas vezes estamos dentro de realidades tóxicas e não nos damos conta disso. A mudança de carreira dela a auxiliou muito neste processo de busca e cura. Hoje, ela inclusive dedica parte do seu tempo a auxiliar novos empreendedores a conseguirem realizar seus sonhos e terminou parabenizando todos os varejistas presentes pela luta diária incansável. Foi emocionante!

Camila Salek é sócia-fundadora da Vimer Experience Merchandising integrante do grupo de empreendedoras de sucesso do programa “Winning Women Brasil” da Ernst Young e colunista da Harper’s Bazaar Brasil. Referência em varejo e visual merchandising, está por trás de evoluções significativas da experiência de consumo e do desenvolvimento do conhecimento da área, através da implementação de projetos inovadores e compartilhamento de conteúdos ministrados em aulas, palestras, treinamentos e publicações nacionais e internacionais voltadas para moda e tendência.