
Por Camila Salek
Acabo de encerrar a cobertura Vimer e Harper’s Bazaar Brasil do maior evento de inovação no mundo, o SXSW. Nesta quarta-feira (31.03), tivemos um webinar com três horas de duração, no qual apontamos movimentos, comportamentos de consumo e tendências que irão provocar novas manifestações sociais nos próximos anos.
Muitas pessoas acham as ideias e realidades apresentadas em festivais de inovação algo completamente fora da realidade e, infelizmente, acabam perdendo a oportunidade de olhar o grande universo de oportunidades que existe fora de suas bolhas diárias. Por isso, acho muito importante compartilhar por que eu participo de eventos de inovação e tendências. Já faz algum tempo que boa parte do meu trabalho é quebrar grandes movimentos em pequenos pedaços, digeri-los e mapear rotas para ajudar na construção de uma nova cultura no varejo brasileiro. Num resumo simples, estudo e monitoro o que anda acontecendo no mundo, uso muito do que descubro para tomar decisões estratégicas de próximos passos e ainda me inspiro em várias frentes disruptivas para criar ações para as marcas com as quais atuo. Festivais de inovação me ajudar a olhar além!
Uma das tendências apontadas pela futurista Amy Webb no festival SXSW deste ano é o tema da minha coluna hoje: You of Things. Esta tendência aponta para o nosso corpo como a futura rede, servindo de conexão de diversos dispositivos que podem ser implantados ou vestidos por cada um de nós. Nosso corpo se torna o elemento central (YOT) para comando e controle de dispositivos.
“Enquanto a demanda por smartphones cai, a procura por devices especializados cresce usando o nosso corpo para controle.” Amy Webb
Há mais de 10 anos acompanhamos a migração de tudo para o smartphone: DVD player, aparelho de música, filmadora, máquina fotográfica, tudo foi parar dentro de um único aparelho. Agora já estamos vendo uma desaceleração da curva dos smartphones e um aumento na busca por devices especializados, que vão usar o nosso corpo para se tornar ainda melhores. No YOU OF THINGS os devices vão se transformando e melhorando a partir do aprendizado que você oferece. É o que chamamos de IA (Inteligência Artificial) que representa a terceira era da computação, geralmente definida como a capacidade de uma máquina desempenhar atividades cognitivas tão bem ou melhor do que o ser humano.

Os smartglasses são um exemplo da tendência YOT. A Amazon, por exemplo, já tem seu modelo ECHO FRAMES disponível para venda a US$ 249 no mercado americano, permitindo que seu usuário converse com a Alexa (assistente virtual da Amazon) a qualquer momento, faça ligações, ouça musicas ou podcasts, controle outros dispostos conectados em sua casa ou escritório, isso só para comentar algumas possibilidades de uso.

Muitos dos próximos avanços tecnológicos estarão diretamente ligados à sua vida e às suas necessidades. São muitas as marcas que mundialmente estão trabalhando com estas frentes e, para terminar esta coluna e levar sua mente lá para o futuro, vou citar 3 outros dispositivos que poderão estar conectados com você, resolvendo necessidades diárias nos próximos anos:
1. Marshmallog
Lembram-se do spinner e dos squeezy toys que foram sucesso nos últimos anos? Então podem anotar, porque agora todo mundo vai abraçar um super travesseiro em formato de marshmallow e com sistema integrado!
Imaginem um “squeezy toy conectado” que convida os usuários a interagirem por meio do toque. Usando sensores de giroscópio e de pressão flexíveis, o Marshmallog mede como e quando os usuários tocam e os ajudam a melhorar sua capacidade de atenção de uma forma divertida, fornecendo biofeedback por meio de som e imagens. Pensem nas inúmeras possibilidades desta tecnologia dentro de um travesseiro ou de um bichinho de pelúcia no futuro?

2. Ooler
Aqui o problema a ser resolvido é uma história antiga entre casais: uma pessoa é quente, a outra fria, e elas travam uma guerra sobre a temperatura do quarto. Agora pensem na chance de ter um sistema de sono avançado e megaluxuoso, com uma faixa térmica de energia hidroelétrica que opera de 13ºC a 46°C se adequando à temperatura do corpo, podendo, inclusive, programar variações ao longo da noite para que você tenha a melhor experiência ao dormir. Sensacional, não é?

3. Lumen
O Lumen é o primeiro dispositivo portátil do mundo a medir com precisão o metabolismo. Antes disponível apenas para atletas de ponta, hospitais e clínicas, o teste metabólico agora está disponível para todos. O sistema é bastante simples, medindo o metabolismo através da respiração e gerando recomendações sobre como melhorar o bem-estar com dieta personalizada, complementação nutricional, dicas de exercícios etc.
Importante entender até onde a tecnologia pode nos ajudar. Uns vão se assustar, outros vão abraçar rapidamente!
Camila Salek – Sócia-fundadora da Vimer Experience Merchandising integrante do grupo de empreendedoras de sucesso do programa “Winning Women Brasil” da Ernst Young e colunista da Harper’s Bazaar Brasil. Referência em varejo e visual merchandising, está por trás de evoluções significativas da experiência de consumo e do desenvolvimento do conhecimento da área, através da implementação de projetos inovadores e compartilhamento de conteúdos ministrados em aulas, palestras, treinamentos e publicações nacionais e internacionais voltadas para moda e tendência.