Lumen – Foto: Divulgação

Por Camila Salek

Acabo de encerrar a cobertura Vimer e Harper’s Bazaar Brasil do maior evento de inovação no mundo, o SXSW. Nesta quarta-feira (31.03), tivemos um webinar com três horas de duração, no qual apontamos movimentos, comportamentos de consumo e tendências que irão provocar novas manifestações sociais nos próximos anos.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Muitas pessoas acham as ideias e realidades apresentadas em festivais de inovação algo completamente fora da realidade e, infelizmente, acabam perdendo a oportunidade de olhar o grande universo de oportunidades que existe fora de suas bolhas diárias. Por isso, acho muito importante compartilhar por que eu participo de eventos de inovação e tendências. Já faz algum tempo que boa parte do meu trabalho é quebrar grandes movimentos em pequenos pedaços, digeri-los e mapear rotas para ajudar na construção de uma nova cultura no varejo brasileiro. Num resumo simples, estudo e monitoro o que anda acontecendo no mundo, uso muito do que descubro para tomar decisões estratégicas de próximos passos e ainda me inspiro em várias frentes disruptivas para criar ações para as marcas com as quais atuo. Festivais de inovação me ajudar a olhar além!

Uma das tendências apontadas pela futurista Amy Webb no festival SXSW deste ano é o tema da minha coluna hoje: You of Things. Esta tendência aponta para o nosso corpo como a futura rede, servindo de conexão de diversos dispositivos que podem ser implantados ou vestidos por cada um de nós. Nosso corpo se torna o elemento central (YOT) para comando e controle de dispositivos.

“Enquanto a demanda por smartphones cai, a procura por devices especializados cresce usando o nosso corpo para controle.” Amy Webb

Há mais de 10 anos acompanhamos a migração de tudo para o smartphone: DVD player, aparelho de música, filmadora, máquina fotográfica, tudo foi parar dentro de um único aparelho. Agora já estamos vendo uma desaceleração da curva dos smartphones e um aumento na busca por devices especializados, que vão usar o nosso corpo para se tornar ainda melhores. No YOU OF THINGS os devices vão se transformando e melhorando a partir do aprendizado que você oferece. É o que chamamos de IA (Inteligência Artificial) que representa a terceira era da computação, geralmente definida como a capacidade de uma máquina desempenhar atividades cognitivas tão bem ou melhor do que o ser humano.

Foto: Divulgação

Os smartglasses são um exemplo da tendência YOT. A Amazon, por exemplo, já tem seu modelo ECHO FRAMES disponível para venda a US$ 249 no mercado americano, permitindo que seu usuário converse com a Alexa (assistente virtual da Amazon) a qualquer momento, faça ligações, ouça musicas ou podcasts, controle outros dispostos conectados em sua casa ou escritório, isso só para comentar algumas possibilidades de uso. 

Foto: Divulgação

Muitos dos próximos avanços tecnológicos estarão diretamente ligados à sua vida e às suas necessidades. São muitas as marcas que mundialmente estão trabalhando com estas frentes e, para terminar esta coluna e levar sua mente lá para o futuro, vou citar 3 outros dispositivos que poderão estar conectados com você, resolvendo necessidades diárias nos próximos anos:

1. Marshmallog

Lembram-se do spinner e dos squeezy toys que foram sucesso nos últimos anos? Então podem anotar, porque agora todo mundo vai abraçar um super travesseiro em formato de marshmallow e com sistema integrado!

Imaginem um “squeezy toy conectado” que convida os usuários a interagirem por meio do toque. Usando sensores de giroscópio e de pressão flexíveis, o Marshmallog mede como e quando os usuários tocam e os ajudam a melhorar sua capacidade de atenção de uma forma divertida, fornecendo biofeedback por meio de som e imagens.  Pensem nas inúmeras possibilidades desta tecnologia dentro de um travesseiro ou de um bichinho de pelúcia no futuro?

Foto: Divulgação

2. Ooler

Aqui o problema a ser resolvido é uma história antiga entre casais: uma pessoa é quente, a outra fria, e elas travam uma guerra sobre a temperatura do quarto. Agora pensem na chance de ter um sistema de sono avançado e megaluxuoso, com uma faixa térmica de energia hidroelétrica que opera de 13ºC a 46°C se adequando à temperatura do corpo, podendo, inclusive, programar variações ao longo da noite para que você tenha a melhor experiência ao dormir. Sensacional, não é?

Foto: Divulgação

3. Lumen

O Lumen é o primeiro dispositivo portátil do mundo a medir com precisão o metabolismo. Antes disponível apenas para atletas de ponta, hospitais e clínicas, o teste metabólico agora está disponível para todos. O sistema é bastante simples, medindo o metabolismo através da respiração e gerando recomendações sobre como melhorar o bem-estar com dieta personalizada, complementação nutricional, dicas de exercícios etc.

Importante entender até onde a tecnologia pode nos ajudar. Uns vão se assustar, outros vão abraçar rapidamente!

Camila Salek – Sócia-fundadora da Vimer Experience Merchandising integrante do grupo de empreendedoras de sucesso do programa “Winning Women Brasil” da Ernst Young e colunista da Harper’s Bazaar Brasil. Referência em varejo e visual merchandising, está por trás de evoluções significativas da experiência de consumo e do desenvolvimento do conhecimento da área, através da implementação de projetos inovadores e compartilhamento de conteúdos ministrados em aulas, palestras, treinamentos e publicações nacionais e internacionais voltadas para moda e tendência.